O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Benefícios do acesso aberto à ciência e às publicações científicas
Embora a adoção da publicação em Acesso Aberto (Open Access – OA) carregue consigo algumas controvérsias e certas reservas, o número de publicações em acesso aberto tem crescido significativamente nos últimos anos.
De acordo com estudo publicado em 2024 e intitulado The oligopoly of open access publishing, os números mostram que a porcentagem de artigos OA tem aumentado ao longo dos anos, de 10,81% em 2008 para 47,77% em 2020. A porcentagem de artigos OA Gold também teve um acréscimo tanto no mercado OA geral (indexado pela Dimensions) quanto no mercado OA de ponta (indexado pela Web of Science), aumentando respectivamente de 73,04% para 85,31% e de 69,98% para 78,21%.
Ainda de acordo com esse estudo, à medida que o mercado de publicação OA continua a se expandir, o número de editoras OA aumentou drasticamente de 1.368 em 2008 para 8.442 em 2020.
As restrições e reservas recaem especialmente sobre os custos relacionados ao pagamento de Taxas de Processamento de Artigos (Article Processing Charges APCs) que podem criar um ônus financeiro adicional para acadêmicos, particularmente aqueles de países pobres ou em desenvolvimento como afirmam os autores desse estudo.
A despeito disso, a publicação em acesso aberto é frequentemente vista como uma solução promissora para o futuro da publicação acadêmica e da ciência, pois tem o potencial de reduzir as desigualdades globais no acesso à literatura científica ao remover paywalls.
Além dessa premissa, quais são os reais benefícios da publicação em acesso aberto?
Maior visibilidade e impacto parecem ser os principais benefícios da publicação em acesso aberto
Visibilidade se refere à probabilidade de uma publicação ser notada e disseminada; impacto se refere à recepção de longo prazo da publicação e à incorporação dos resultados em trabalhos de pesquisa posteriores e debate acadêmico. Juntos, visibilidade e impacto contribuem para a reputação dos autores e suas instituições. Estudos mostram que o conteúdo de acesso aberto atrai mais atenção do que o conteúdo de acesso não aberto e há benefícios associados a esse fato.
Maior diversidade de citações e uso
Diversos trabalhos de pesquisa mostraram que os artigos de acesso aberto são vistos com mais frequência do que artigos que estão disponíveis apenas para assinantes e são citados com maior frequência.Um outro estudo publicado na revista Scientometrics em 2024 intitulado Open access research outputs receive more diverse citations analisou dados bibliográficos em larga escala de 2010 a 2019 e encontrou uma associação robusta entre acesso aberto e maior diversidade de fontes de citação por instituições, países, sub-regiões, regiões e campos de pesquisa, em resultados com contagens de citações altas e médias-baixas. O acesso aberto por meio de repositórios disciplinares ou institucionais mostrou um efeito mais forte do que o acesso aberto por meio de plataformas de editoras.
Este estudo adiciona uma nova perspectiva à nossa compreensão de como as citações podem ser usadas para explorar os efeitos do acesso aberto. Também fornece novas evidências em escala global dos benefícios do acesso aberto como um mecanismo para ampliar o uso da pesquisa e aumentar a diversidade das comunidades que se beneficiam dela.
Maior envolvimento do público
O impacto de tornar os trabalhos de pesquisa livremente acessíveis a partir do momento da publicação pode ser surpreendente, particularmente para pesquisas em que há um forte interesse público pela ciência.Uma pesquisa publicada na revista Scientometrics em 2024 intitulada Open access improves the dissemination of science: insights from Wikipedia demonstra que o acesso aberto impulsiona a disseminação da ciência. O movimento de acesso aberto visa tornar o conhecimento científico abertamente disponível, e podemos intuitivamente esperar que o acesso aberto ajude a promover a missão da Wikipédia. As descobertas revelam que a Wikipédia depende de artigos de acesso aberto em uma taxa geral mais alta (44,1%) em comparação com sua disponibilidade na Web of Science (23,6%) e OpenAlex (22,6%). Além disso, tanto a acessibilidade (status de acesso aberto) quanto o impacto acadêmico (contagem de citações) aumentam significativamente a probabilidade de um artigo ser citado na Wikipédia. Especificamente, artigos de acesso aberto são extensivamente e cada vez mais citados na Wikipédia.
Periodicamente novos periódicos de acesso aberto de alta qualidade são lançados por editoras em parceria com as principais associações. Cada artigo de pesquisa publicado nessas revistas inclui um ‘Resumo Editorial’: uma visão clara em inglês das principais descobertas do artigo, apresentadas em um formato breve e de fácil compreensão para pesquisadores de outras especialidades ou para o público interessado.
Documentos de acesso aberto aceleram o ritmo da pesquisa científica
Impacto mais rápido
Ao abrir a pesquisa com licenças permissivas, como o Creative Commons BY, os pesquisadores têm o poder de desenvolver rapidamente as pesquisas existentes. Com o acesso aberto os pesquisadores podem descobrir e adquirir materiais científicos e conteúdo relevante em um ritmo sem precedentes e sem despesas proibitivas.Repositórios de preprints como o arXiv disponibilizam descobertas de pesquisa antes da revisão por pares e da publicação formal. Dessa forma, os resultados da pesquisa entram em circulação mais rapidamente e podem ser discutidos e avaliados. Os trabalhos em acesso aberto estão disponíveis para todos, independentemente de recursos financeiros e local de pesquisa, porque, diferentemente dos trabalhos em acesso fechado , eles podem ser usados gratuitamente. Portanto, o acesso aberto pode contribuir para reduzir a exclusão digital na pesquisa.
Colaboração mais ampla
Há uma relação positiva entre colaboração e publicação em acesso aberto.Um estudo de 2020 publicado pela MDPI, editora de revistas de acesso aberto, e intitulado International Collaboration in Open Access Publications: How Income Shapes International Collaboration demonstrou que a esmagadora maioria das nações forma colaborações internacionais com mais frequência com nações de alta renda. Considerando todos os vários custos de publicação, por exemplo, custos financeiros e trabalhistas, e considerando as taxas de publicação, a economia sugere que pesquisadores de nações de baixa renda teriam mais a se beneficiar da formação de colaborações internacionais. As análises confirmaram que esse é realmente o caso.
Usando uma série de testes de Kolmogorov–Smirnov em pares, os autores confirmaram que não apenas os níveis de renda nacional influenciam na forma como os pesquisadores formam colaborações internacionais, mas que pesquisadores em nações de baixa renda exibem comportamento significativamente diferente daquele de pesquisadores em nações relativamente mais ricas. Especificamente, pesquisadores em nações de baixa renda têm muito mais probabilidade de formar colaborações internacionais. Isso, no entanto, não é o mesmo que dizer que nações de baixa renda colaboram com mais frequência do que outras nações.
Aumento da conversação interdisciplinar e multidisciplinar
Publicações interdisciplinares e multidisplinares promovem um maior diálogo entre os limites da disciplina, ajudando a encontrar novas abordagens para os problemas tradicionais. Publicações de acesso aberto promovem a construção de redes globais de pesquisa. Além disso, a disponibilidade gratuita e a possibilidade de reutilização de dados científicos disponíveis abertamente permitem que pessoas em países mais pobres acessem e usem informações científicas relevantes.Revistas de acesso aberto que cruzam várias disciplinas como as que constam do Journal Ranking on Multidisciplinary of Scimago only Open Access e outras como a Nature Communications ,Scientific Reports , Scientific Data e Palgrave Communications, estão ajudando os pesquisadores a se interconectarem, promovendo uma visão interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência, ampliando o alcance e a visibilidade das pesquisas.
O acesso aberto é cada vez mais exigido pelos financiadores em todo o mundo
Cada vez mais, os financiadores da pesquisa acadêmica (órgãos de financiamento ou instituições) estão exigindo que seus bolsistas ou beneficiários de recursos de apoio à pesquisa disponibilizem ao público artigos relacionados à sua pesquisa, gratuitos e sem restrições de reutilização.Quando os principais financiadores públicos de pesquisa passaram a exigir que os resultados das pesquisas financiadas fossem disponibilizados publicamente, houve um aumento significativo no conteúdo de acesso aberto com iniciativas importantes, incluindo Planos na Europa e do OSTP nos EUA. No Brasil, órgãos financiadores como a Fapesp também adotaram essa política. Muitas organizações de financiamento de pesquisas agora obrigam os beneficiários de bolsas a fornecer acesso aberto aos resultados publicados das pesquisas que financiam e, em alguns casos, estabelecem diretrizes muito concretas.
De fato, a partir de 2021, as publicações acadêmicas resultantes de pesquisas financiadas por organizações participantes do cOAlition S devem ser publicadas em periódicos de acesso aberto ou em plataformas de acesso aberto, ou mesmo disponibilizadas imediatamente sem embargo por meio de repositórios de acesso aberto. Membros do cOAlition S tais como a Comissão Europeia, o Fundo Austríaco para a Ciência (FWF), a Agência Nacional de Pesquisa (ANR), o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotam essa política e diversos financiadores fornecem aos pesquisadores suporte financeiro para pagamento de custos de publicação que podem surgir quando obras são publicadas em acesso aberto.
Democratização do Acesso à Ciência e Transparência
Pense na imensa quantidade de pesquisadores que têm dificuldade de acessar conteúdo científico de qualidade por conta da falta de recursos financeiros. Cientistas de países pobres ou de países em desenvolvimento ainda enfrentam grandes obstáculos para acessar artigos de qualidade. Com o avanço do modelo de acesso aberto, esses cientistas têm cada vez mais facilidade de acessar conteúdos abertos na Internet sem precisar pagar taxas ou assinaturas de revistas.O acesso aberto também promove a transparência na ciência, tornando os resultados de pesquisa mais prontamente disponíveis não apenas para outros pesquisadores, mas também para jornalistas, pacientes e formuladores de políticas. Isso ajuda a garantir que o público tenha acesso aos últimos desenvolvimentos científicos.
A preservação é mais longa quando os documentos estão em acesso aberto
Quando os documentos são arquivados em Repositórios, sua preservação a longo prazo é garantida. O acesso a longo prazo ao texto é garantido tecnicamente pela gestão institucional e não individual do pesquisador e à atribuição de um identificador persistente (por exemplo, DOI) que é independente do local de armazenamento concreto do documento. O armazenamento paralelo em Repositórios de acesso aberto para além dos sites pessoais e das próprias editoras ajuda a garantir a preservação e a acessibilidade a longo prazo.== REFERÊNCIAS ==
CARY, M.; ROCKWELL, T. International Collaboration in Open Access Publications: How Income Shapes International Collaboration. Publications v. 8, n. 13, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/publications8010013 Acesso em 25 de março de 2025.
HUANG, CK.; NEYLON, C.; MONTGOMERY, L. Open access research outputs receive more diverse citations. Scientometrics, v. 129, p. 825–845, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04894-0 Acesso em: 25 de março de 2025.
OPEN ACCESS NETWORK. Information. Disponível em: https://open-access.network/en/information Acesso em: 26 de março de 2025.
SHU, F., LARIVIÈRE, V. The oligopoly of open access publishing. Scientometrics, v. 129, p. 519–536, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04876-2 Acesso em: 25 de março de 2025.
SPRINGER. Benefits of open research. s.d. Disponível em: https://www.springernature.com/gp/open-science/about/benefits Acesso em: 25 de março de 2025.
YANG, P., SHOAIB, A., WEST, R. Open access improves the dissemination of science: insights from Wikipedia. Scientometrics, v. 129, p. 7083–7106, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-024-05163-4 Acesso em: 25 de março de 2025.
______________________________________________________
Como citar:
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Benefícios do acesso aberto à ciência e às publicações científicas. Portal ABCD, março de 2025. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/acesso-aberto-usp/beneficios-a-ciencia-e-a-publicacao Acesso em: DD mês. AAAA.
-
Você já ouviu falar de Acessibilidade Digital?
O que é Acessibilidade Digital
Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na Web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.
O Objetivo é democratizar o acesso e garantir o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços do governo, universidades e outras organizações, independentemente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.
As diversas barreiras encontradas nos sítios eletrônicos atingem principalmente as pessoas com deficiência.
Ao utilizarem a Web e seus recursos, as pessoas com deficiência ou outras limitações, deparam-se com obstáculos que dificultam e, muitas vezes, impossibilitam o acesso aos conteúdos e páginas.
No Brasil, segundo o Censo IBGE de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% da população brasileira.
Quais as vantagens e os benefícios da acessibilidade digital?
Acesso é para todos
A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços do governo, independentemente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.
Inclusão digital e social
O computador e a Internet representam um enorme passo para a inclusão de pessoas, em especial aquelas com deficiência, que podem estudar, trabalhar, fazer compras, pagar contas, compartilhar experiências e conhecimento, sem necessidade de deslocamento.
Aumenta o acesso ao seu site
Páginas acessíveis são mais facilmente indexadas por mecanismos de busca, são compatíveis com uma maior variedade de aplicativos, além de serem mais fáceis e rápidas para navegar, beneficiando, assim, a todas as pessoas, incluindo pessoas idosas, sem habilidade para usar a internet, que utilizam dispositivos móveis etc.
== Saiba mais ==
Fonte: BRASIL. Governo Digital. Acessibilidade digital. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/acessibilidade-digital Acesso em: 25 de março de 2025.
__________________________________________________
-
08/04 – 13h | Webinar Lecture Notes in Mathematics na USP
Convidamos toda a comunidade acadêmica e científica da USP e de outras instituições para assistir ao webinar com os editores da série Lecture Notes in Mathematics, publicada pela Springer Nature, agora disponível na universidade na plataforma Springer Nature Link.
A série de livros Lecture Notes in Mathematics relata novos desenvolvimentos em todas as áreas da matemática e suas aplicações, de forma rápida, informal e com alto nível, incluindo textos matemáticos sobre modelagem e simulação numérica, palestras sobre um novo campo ou novos ângulos de um campo clássico, além de cursos intensivos sobre tópicos de pesquisa atual.
Participe desse webinar para saber mais sobre como encontrar informação valiosa e de alta qualidade na área da matemática que irá contribuir com o avanço de sua jornada acadêmica.
Terça-feira, 08 de abril de 2025
Das 13:00 às 13:45 – Horário de Brasília
Registre-se aqui: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_Jk_X8e7RRz-k26lBbiiFlQ
Oradores:
Ute McCrory
Editor, Mathematics·Springer Nature
Robinson Nelson dos Santos
Senior Editor, Mathematics·Springer Nature
Robinson dos Santos é Editor Senior na Springer desde 2023, tendo ingressado na empresa em 2014. É editor responsável pelas séries “Springer Proceedings in Mathematics & Statistics”, “Problem Books in Mathematics” e “Mathematics of Planet Earth”, entre outras, e também por co-publicações com sociedades científicas brasileiras como ABE, SBM e SBMAC. É graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1994) e licenciado em Matemática pelo IME-USP (2007), com Mestrado em Educação pela FEUSP (2011).
_________________________________________________
-
ABCD recebe Certificação do Selo ODS Educação 2025
O auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco do reconhecimento nacional para as maiores instituições brasileiras que estão desenvolvendo projetos de impacto social relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU.
A Cerimônia Nacional de Certificação do Selo ODS Educação foi realizada ontem, dia 20 de março de 2025.
A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, UNB 2030 e tem a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como instituição anfitriã e realizadora do evento nesta edição.
O Selo ODS Educação reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os ODS, além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O Selo ODS Educação é realizado com patrocínio nacional da Editora Edebê, além de parceria estratégica com o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro – CRA RJ e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro- CEDAE.
Ao todo, foram certificadas 74 instituições de ensino, que desenvolveram 909 iniciativas e somaram 1.939 impactos sociais durante todo o ano de 2024, incluindo a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH/USP.
Assista à gravação do evento: https://www.youtube.com/live/Nn0IEtzauSI
Saiba mais sobre os cerificados concedidos à Universidade de São Paulo: https://www.abcd.usp.br/noticias/selo-social-educacao-abcd-e-fflch-da-usp-foram-certificadas/.== IMAGENS ==______________________________________________ -
Novas revistas de Ciências da Saúde têm acesso aberto na USP
Estão disponíveis em acesso aberto na USP os textos completos de mais títulos de revistas da área de Ciências da Saúde assinadas por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD.
O acesso aos textos completos das revistas destas revistas está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
Os textos completos dos títulos das revistas podem ser acessados diretamente pelos links ou pelo Portal de Busca Integrada PBi ou ainda por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Estão disponíveis os seguintes periódicos:
BMJ (1840-2025)
O BMJ (British Medical Journal) é um periódico médico que publica pesquisas, notícias e educação. É um dos periódicos médicos gerais mais antigos do mundo. O BMJ é publicado pelo BMJ Publishing Group, que é propriedade da British Medical Association. Sua missão é melhorar a criação e disseminação de evidências de pesquisa, a educação e a prática clínica. O periódico começou a ser publicado em 3 de outubro de 1840 como Provincial Medical and Surgical Journal e rapidamente atraiu a atenção de médicos em todo o mundo por meio de sua publicação de artigos de pesquisa originais de alta qualidade e relatos de casos exclusivos.
International journal of std & aids (1999-2025)
O International Journal of STD & AIDS fornece um fórum clinicamente orientado para investigar e tratar infecções sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS. Publicando pesquisas originais e artigos práticos, o periódico contém artigos de revisão aprofundados, artigos curtos, relatos de casos, relatórios de auditoria e artigos de CPD.
JAMA Cardiology (2016-2025)
JAMA Cardiology é um periódico internacional revisado por pares e o periódico definitivo para pesquisadores clínicos, clínicos e estagiários em medicina cardiovascular em todo o mundo. JAMA Cardiology é membro da JAMA Network, um consórcio de publicações médicas gerais e especializadas revisadas por pares. O JAMA Cardiology é publicado online semanalmente, todas as quartas-feiras e em 12 edições impressas/online por ano.
JAMA Oncology (2015-2025)
JAMA Oncology é um periódico internacional revisado por pares e o periódico definitivo para cientistas, clínicos e estagiários na área de oncologia. JAMA Oncology é membro da JAMA Network, um consórcio de publicações médicas gerais e especializadas revisadas por pares. O JAMA Oncology é publicado online semanalmente.
Journal of telemedicine and telecare (1999-2025)
O periódico líder em seu campo, o Journal of Telemedicine and Telecare ajuda você a se manter atualizado nesta área da medicina em rápido movimento e crescimento. Contribuições de todo o mundo fornecem uma perspectiva única sobre como diferentes países e sistemas de saúde estão usando novas tecnologias em assistência médica. Este trabalho científico de alta qualidade fornece excelente cobertura de desenvolvimentos em telemedicina e e-health com foco em ensaios clínicos de aplicações de telemedicina.
Laboratory animals (1967-2025)
O periódico internacional de ciência, tecnologia, bem-estar e medicina de animais de laboratório, Laboratory Animals, publica artigos originais revisados por pares e revisões sobre todos os aspectos do cuidado e uso de animais em pesquisa. O periódico é publicado em nome da Laboratory Animals Ltd ( http://www.lal.org.uk/ ) pela SAGE Publishing Ltd.
Medicine Science and the Law (1967-2025)
Medicine, Science and the Law é o periódico oficial da British Academy for Forensic Sciences (BAFS). É um periódico revisado por pares dedicado a promover o conhecimento da ciência forense e da medicina. O periódico visa informar seus leitores de uma perspectiva ampla e demonstrar a natureza e o escopo inter-relacionados das disciplinas forenses. Por meio de uma variedade de artigos de pesquisa e prática confiáveis enviados de todo o mundo, ele cobre uma série de questões médico-legais atuais. O periódico mantém seus leitores informados sobre desenvolvimentos e tendências por meio de relatórios, discussões e debates sobre questões atuais de importância na prática forense.
Neoreviews (2000-2025)
O NeoReviews é um periódico online direcionado a indivíduos envolvidos com medicina neonatal-perinatal. Ao fornecer revisões contemporâneas e aprofundadas dos principais tópicos da área, o NeoReviews aprimora o desenvolvimento profissional contínuo de especialistas e estagiários em medicina neonatal-perinatal e oferece uma oportunidade de aprendizado ao longo da vida visando resultados ideais para os pacientes. O periódico também busca fornecer perspectivas históricas, internacionais e educacionais, juntamente com discussões de casos, para abordar o currículo básico necessário para se preparar para a Manutenção da Certificação. O conteúdo é derivado das Especificações de Conteúdo do Conselho Americano de Pediatria.
Pediatrics In Review (1979-2025)
Pediatrics in Review é um periódico criado para ajudar pediatras e outros profissionais pediátricos a manterem seus conhecimentos clínicos atualizados. Trabalhando em conjunto com o PREP Self-Assessment, o periódico abordará o espectro completo da medicina pediátrica de forma cíclica. Usando materiais fornecidos pelo American Board of Pediatrics para definir seu conteúdo principal, o Pediatrics in Review preparará os leitores para o exame cognitivo que é um componente do programa Maintenance of Certification do Board.
Radiology (2021-2025)
Publicado regularmente desde 1923 pela Radiological Society of North America (RSNA), Radiology é há muito tempo reconhecido como a referência confiável para as pesquisas mais atuais, clinicamente relevantes e de alta qualidade no campo da radiologia. A Radiology apresenta regularmente pesquisas originais revisadas por pares, revisões confiáveis, comentários equilibrados sobre artigos importantes e opiniões de especialistas sobre novas técnicas e tecnologias.
Confira a lista completa de revistas digitais sobre Ciências da Saúde em Revistas A-Z: https://www.abcd.usp.br/revistas-az/
Clique na imagem para melhor visualização.
___________________________________________________________
-
ABCD/USP confirma presença na Cerimônia de Certificação do Selo ODS Educação 2025 Agenda 2030
O Selo ODS Educação reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este ano, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP receberá a Certificação do Selo ODS Educação.
A cerimônia nacional de certificação acontecerá no dia 20 de março de 2025, às 14h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A ABCD é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.
Além de contribuir para a excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio do acesso aos serviços e coleções qualificados, a Agência tem como compromisso estimular o desenvolvimento de atividades alinhadas à Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promoção do acesso aberto.
A Agência destacou-se por sua atuação a partir de duas de suas iniciativas:
O Portal de Revistas https://www.revistas.usp.br e o Portal de Livros Abertos https://www.livrosabertos.abcd.usp.br da Universidade de São Paulo, criados respectivamente em 2012 e 2016, são instrumentos de promoção da Ciência Aberta que estão disponíveis para a sociedade em geral. Dessa forma, a USP coloca à disposição da população um acervo de 204 títulos de revistas e mais de mil livros digitais, com os textos completos.
Confira a Ficha Técnica de Certificação do Selo ODS Educação da ABCD/USP: https://www.selosocial.com/iniciativas/2610
Além da ABCD/USP, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP também receberá o Certificado ODS Educação 2025.
Saiba mais sobre o Selo e a Certificação: https://www.selosocial.com
-
Mais revistas de Engenharia estão acessíveis na USP
Revistas da área de Engenharia são assinadas pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD e estão disponíveis para toda a comunidade USP.
O acesso aos textos completos das revistas destas revistas está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
O acesso aos textos completos dos títulos das revistas pode ser feito pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Lista de revistas:
Civil Engineering Magazine – ASCE (2005-2025)
A Civil Engineering Magazine fornece um registro de conquistas de engenharia civil e questões profissionais e é a publicação oficial da American Society of Civil Engineers. Artigos de destaque descrevem projetos e estruturas essenciais de engenharia civil que destacam a inovação. Os arquivos também incluem colunas instigantes sobre questões legais, tecnologia, ética e realizações históricas.
Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B, Journal of engineering manufacture (1997-2025)
O Journal of Engineering Manufacture fornece um foco para novos desenvolvimentos em engenharia de manufatura, abrangendo pesquisa tecnológica e científica, desenvolvimento de processos e implementação de gerenciamento na manufatura.
Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part D, Journal of automobile engineering (1997-2025)
O Journal of Automobile Engineering é o principal periódico internacional que atende à indústria automotiva multidisciplinar. Contribuições são bem-vindas em todos os aspectos da engenharia de veículos, incluindo componentes e em outros assuntos relacionados.
Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F: Journal of Rail and Rapid Transit (1997-2025)
O Journal of Rail and Rapid Transit é dedicado à engenharia em sua interpretação mais ampla aplicável a ferrovias e trânsito rápido. A revista visa promover o compartilhamento de conhecimento técnico, ideias e experiências entre engenheiros e pesquisadores que trabalham no campo ferroviário.
Confira a lista completa de revistas digitais sobre Engenharia e Transportes em Revistas A-Z: https://www.abcd.usp.br/revistas-az/
_________________________________________________
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD/USP
-
Periódicos de Matemática estão disponíveis na USP
A comunidade da Universidade de São Paulo tem acesso a revistas da área de Matemática. Esta coleção advém de editores como a prestigiosa American Mathematical Society, Springer e Duke University.
Os periódicos são revisados por pares e publicam pesquisas matemáticas de alta qualidade.
Liderados por editores proeminentes e fornecendo uma ampla cobertura de todas as áreas da matemática, os periódicos desta coleção são essenciais em qualquer acervo de biblioteca da área.
O acesso aos textos completos das revistas destas revistas está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
O acesso aos textos completos dos títulos das revistas pode ser feito pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Estão disponíveis os seguintes periódicos:
Acta Scientiarum Mathematicarum (2010-2025)
Acta Scientiarum Mathematicarum é um periódico de matemática de amplo escopo, revisado por pares, com foco em Análise Funcional e Teoria de Operadores. Também abrange as áreas de Análise, Álgebra e Geometria. Fundada e estabelecida por Alfréd Haar e Frigyes Riesz em 1922 como o primeiro periódico matemático internacional publicado na Hungria. É um dos 20 periódicos de matemática mais antigos, ainda ativos no mundo e publicado pela Springer.
Illinois Journal of Mathematics (1957-2025)
O Illinois Journal of Mathematics é publicado pela Duke University Press e editado pelo Departamento de Matemática da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. O IJM se esforça para publicar artigos de pesquisa de alta qualidade em todas as áreas da matemática convencional que sejam de interesse de um número substancial de seus leitores.
Journal of Algebraic Geometry (2002-2025)
O Journal of Algebraic Geometry é dedicado a artigos de pesquisa em geometria algébrica, teoria da singularidade e assuntos relacionados, como teoria dos números, álgebra comutativa, geometria projetiva, geometria complexa e topologia geométrica. Este periódico, publicado trimestralmente com artigos publicados eletronicamente individualmente antes de aparecerem em uma edição, é distribuído pela American Mathematical Society (AMS).
Journal of Operator Theory (1979-2025)
O Journal of Operator Theory é publicado pela Theta Foundation em Bucareste com a cooperação do Instituto de Matemática “Simion Stoilow” da Academia Romena. É rigorosamente revisado por pares e se esforça para publicar artigos significativos em todas as áreas da teoria do operador, álgebras de operadores e domínios intimamente relacionados. Dois volumes são publicados a cada ano e cada volume consiste em duas edições.
Journal of the American Mathematical Society (1988-2025)
Publicado pela American Mathematical Society, o Journal of the American Mathematical Society (JAMS) é dedicado a artigos de pesquisa da mais alta qualidade em todas as áreas da matemática.
Memoirs Of The American Mathematical Society (2020 – 2025)
A série Memoirs of the AMS é dedicada à publicação de pesquisas em todas as áreas da matemática pura e aplicada. A Memoirs foi projetada particularmente para publicar artigos longos ou grupos de artigos cognatos em formato de livro, e está sob a supervisão do Comitê Editorial do periódico Transactions of the AMS da AMS. Todos os artigos submetidos a este periódico são revisados por pares. A Memoirs of the AMS é dedicada à publicação de pesquisas em todas as áreas da matemática pura e aplicada. O Memoirs foi criado especialmente para publicar artigos longos ou grupos de artigos cognatos em formato de livro, e está sob a supervisão do Comitê Editorial do periódico AMS Transactions of the AMS .
Moscow Math Journal (2012-2025)
O Moscow Mathematical Journal (MMJ) é uma publicação trimestral internacional (em papel e eletrônica) da Universidade Independente de Moscou, juntamente com o Departamento de Matemática da Escola Superior de Economia e o Centro de Educação Matemática Contínua de Moscou. A revista é distribuída mundialmente pela American Mathematical Society. O MMJ apresenta pesquisas e artigos de pesquisa da mais alta qualidade em matemática de todo o mundo.
Proceedings of the American Mathematical Society (1950-2025)
Publicado pela American Mathematical Society desde 1950, o Proceedings of the American Mathematical Society é dedicado a artigos de pesquisa mais curtos em todas as áreas da matemática pura e aplicada.
Quarterly of Applied Mathematics (1943-2025)
O Quarterly of Applied Mathematics contém artigos originais em matemática aplicada que têm uma conexão próxima com aplicações. Um índice de autores aparece na última edição de cada volume. Este periódico, publicado trimestralmente pela Brown University com artigos publicados eletronicamente individualmente antes de aparecerem em uma edição, é distribuído pela American Mathematical Society (AMS). Para aproveitar alguns recursos oferecidos para este periódico, os usuários ocasionalmente serão vinculados a páginas no site da AMS.
St. Petersburg Mathematical Journal (2004-2025)
Este periódico é uma tradução de capa a capa para o inglês do livro Algebra i Analiz, publicado seis vezes por ano pela seção de matemática da Academia Russa de Ciências.
Sugaku expositions (2017-2025)
Sugaku Expositions contém traduções para o inglês de artigos expositivos do periódico Sugaku, publicado pela Iwanami Shoten, editora da Mathematical Society of Japan. Publicado semestralmente, cada edição desta revista contém vários artigos expositivos que fornecem relatos altamente informativos de uma variedade de áreas atuais de pesquisa.
Transactions of American Mathematical Society (1900-2025)
Publicado pela American Mathematical Society desde 1900, Transactions of the American Mathematical Society é dedicado a artigos de pesquisa mais longos em todas as áreas da matemática pura e aplicada.
Transactions of Moscow Mathematical Society (2004-2025)
Esta revista, uma tradução de Trudy Moskovskogo Matematicheskogo Obshchestva, contém os resultados de pesquisas originais em matemática pura.
_____________________________________________
-
Revistas da Área de Zoologia estão disponíveis na USP
Revistas da área de zoologia editadas pela Brill acabam de ser assinadas pela USP por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD.
Com sede em Berlim, Alemanha, e seu segundo maior escritório em Leiden, Holanda, a De Gruyter Brill publica mais de 3.500 livros e 800 periódicos por ano, com forte foco em humanidades e ciências sociais, e um programa que se estende aos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incluindo zoologia.
A De Gruyter Brill foi fundada em 2024 como resultado da fusão das editoras De Gruyter e Brill, cuja herança remonta a 1683 e 1749, respectivamente. Desde então, a De Gruyter Brill tem se comprometido a publicar pesquisas excelentes como uma parceira confiável para acadêmicos em todas as disciplinas.
O acesso aos textos completos das revistas desta Coleção está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
O acesso aos textos completos dos títulos das revistas pode ser feito pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Lista de Revistas:
Amphibia-reptilia (1980-2025)
Amphibia-Reptilia é um periódico multidisciplinar europeu líder, dedicado à maioria dos aspectos da herpetologia: ecologia, comportamento, evolução, conservação, fisiologia, morfologia, paleontologia, genética e sistemática. Amphibia-Reptilia publica artigos originais de alta qualidade, notas curtas, resenhas, resenhas de livros e notícias da Societas Europaea Herpetologica (SEH).
Animal biology (2003-2025)
Animal Biology publica artigos de alta qualidade e foca na integração de várias disciplinas dentro do amplo campo da zoologia. Essas disciplinas incluem comportamento, biologia do desenvolvimento, ecologia, endocrinologia, biologia evolutiva, genômica, morfologia, neurobiologia, fisiologia, sistemática e biologia teórica. Artigos puramente descritivos não serão considerados para publicação.
Insect systematics & evolution (1970-2025)
A Insect Systematics & Evolution (ISE) publica artigos originais sobre todos os aspectos da entomologia sistemática e da história evolutiva de insetos existentes e extintos e grupos relacionados. A prioridade é dada a revisões taxonômicas e estudos filogenéticos que empregam dados morfológicos e moleculares. A ISE também aceita revisões e sínteses que possam atrair uma ampla comunidade de entomologistas sistemáticos. Descrições de espécies únicas, regionais…
__________________________________________
-
eBooks da Springer adquiridos pela Faculdade de Medicina estão disponíveis para toda a USP
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo adquiriu 10 ebooks da editora Springer que estão liberados para toda a USP.
Fundada em 1842, a Springer é a editora líder global de publicações em Ciência, Tecnologia & Medicina que leva conteúdo de qualidade para pesquisadores acadêmicos, instituições científicas e departamentos de P&D privados, utilizando produtos e serviços de informação inovadores.
Possui um dos mais distintos acervos de eBooks de STM (Ciência, Tecnologia & Medicina), bem como um catálogo abrangente de periódicos e bases de dados.
O acesso aos e-books está disponível à comunidade USP por meio de IP de computador autorizado da universidade ou via acesso remoto VPN.
Também é possível realizar o acesso aos textos completos dos e-books pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Ebooks (Livros eletrônicos)
Confira os títulos dos livros eletrônicos:
Pediatric surgery: pediatric urology
Pediatric Surgery fornece uma análise autoritativa, atualizada e abrangente da prática atual no campo. É dividido em três volumes tópicos, com um total de sete seções com foco em princípios gerais, cirurgia neonatal, cirurgia pediátrica geral, cirurgia de tumor, trauma, transplante e cirurgia urológica pediátrica. Descrições detalhadas de técnicas cirúrgicas e gerenciamento pré e pós-operatório são fornecidas por especialistas de várias partes do mundo. O resultado é uma referência internacional sobre o tratamento cirúrgico de doenças comuns e raras em bebês e crianças, que será uma fonte ideal de informação e orientação para urologistas pediátricos, neonatologistas, pediatras e todos aqueles que buscam informações mais detalhadas sobre condições cirúrgicas em crianças.
Paediatric infectious diseases
Este livro tem como objetivo fornecer aos leitores informações atualizadas sobre diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas em crianças, especialmente aquelas prevalentes em países asiáticos. Cada capítulo apresenta um a dois casos clínicos típicos primeiro e, em seguida, introduz a epidemiologia e as pérolas de habilidades clínicas em diagnóstico e tratamento das doenças pediátricas infecciosas mais frequentes ocorridas no trato respiratório, trato gastrointestinal, sistema nervoso central, osso/articulação, pele e tecido mole. Doenças infecciosas em neonatos, efeitos adversos associados a vacinas e síndromes específicas prevalentes em países asiáticos também são discutidos com detalhes. Escrito por especialistas na área, este livro baseado em casos será uma referência útil para pesquisadores de doenças infecciosas e pediatras, bem como para aqueles interessados em áreas relacionadas.
Innovations and advances in wound healing
Este livro apresenta o conhecimento de ponta sobre novas técnicas e materiais que podem melhorar os resultados funcionais e estéticos na cicatrização de feridas, reduzindo a invasividade, com base na vasta experiência pessoal do autor. O objetivo é equipar o profissional com todas as informações necessárias para selecionar uma estratégia que acelere a cicatrização da ferida e minimize o risco de complicações e a formação de cicatrizes após a ferida ter cicatrizado completamente. A terceira edição foi expandida e atualizada para refletir os avanços e novas informações. As principais revisões incluem novos capítulos e/ou seções sobre curativos desenvolvidos recentemente, como um curativo bioelétrico, um dispositivo de imagem de fluorescência de bactérias, utilidade da cola de fibrina para auxiliar na cicatrização de feridas, enxerto de tecido adiposo micronizado impresso em 3D, importância do nível de hidratação da pele para a cicatrização de feridas, entre outros temas.
Atlas of extreme facial cancer: challenges and solutions
Este livro compartilha uma experiência especializada no tratamento de câncer de pele facial difícil e apresenta casos raros da prática do próprio autor. O conteúdo segue uma abordagem anatômica baseada na reconstrução complexa e frequentemente em estágios do câncer de pele facial extremo. O livro incorpora uma riqueza de conhecimento multidisciplinar de cirurgiões, anestesistas, cientistas pesquisadores, fonoaudiólogos, patologistas, radiologistas e especialistas em reabilitação protética. As técnicas cirúrgicas aqui apresentadas exigem alto grau de expertise. Assim, o livro será de interesse de profissionais das áreas de Cirurgia Plástica e Oral e Maxilofacial, bem como Dermatologia.
Diagnostic ultrasound in dermatology
Este livro oferece aos leitores detalhes na aplicação do ultrassom de alta frequência em dermatologia, um novo método que desempenha papéis cada vez mais importantes no diagnóstico de doenças de pele. Primeiro, os capítulos apresentam a anatomia e as características do ultrassom da pele normal. Em seguida, são apresentadas a terminologia, a qualidade da imagem e o artefato do ultrassom dermatológico. Depois disso, são descritas as características do ultrassom de tumores de pele benignos e malignos, inflamação, doença autoimune e traumas com dicas de diagnóstico para doenças específicas. Será um livro de referência valioso não apenas para dermatologistas e radiologistas, mas também para cirurgiões plásticos e cosmetologistas.
Global perspectives in ocular oncology
Este livro oferece uma plataforma internacional para oncologistas oculares e especialistas multidisciplinares líderes para destacar os pontos fortes e soluções mundiais para os desafios no tratamento do câncer ocular. O objetivo do livro é fornecer uma visão universal sobre o gerenciamento de tumores adultos e pediátricos que afetam o olho e os anexos oculares. Este trabalho atrairá uma variedade de públicos, incluindo oncologistas oculares e subespecialistas oftálmicos, oncologistas e outros especialistas, optometristas, geneticistas, profissionais médicos aliados e estagiários que ingressam nessas disciplinas.
Complications during and after cataract surgery
Todo cirurgião de catarata tem medo de complicações, mas, embora elas não possam ser totalmente evitadas, é possível aprender a dominá-las. Este livro prático explica claramente como lidar com as várias complicações que podem surgir durante a cirurgia de catarata, desde uma lente intraocular sub luxada até um núcleo caído. Ele fornece ao cirurgião instruções claras sobre a melhor forma de proceder, como um livro de receitas, descrevendo primeiro os ingredientes (equipamentos), a preparação (planejamento) e, em seguida, fornecendo descrições passo a passo da técnica com o auxílio de inúmeras ilustrações coloridas úteis.
A importância da hipertensão em crianças e adolescentes está se tornando cada vez mais reconhecida por médicos e cientistas no século XXI. No entanto, em contraste com a atenção que a hipertensão recebeu na população adulta nas últimas três décadas desde o primeiro relatório do Joint National Committee (JNC), a pesquisa e o conhecimento clínico que envolvem hipertensão em crianças ainda estão muito na sua própria infância. Pediatric Hypertension, editado pelos Drs. Portman, Sorof e Ingelfinger, é, sem dúvida, a contribuição mais atualizada e clinicamente relevante para o campo da hipertensão em crianças disponível porque reúne os numerosos avanços fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos na avaliação da pressão arterial alta em bebês, crianças e adolescentes. Os editores organizaram cuidadosamente seu volume em seções que abrangem a regulação da pressão arterial em bebês e crianças, questões de medição da pressão arterial, fisiopatologia e avaliação clínica para formas essenciais e secundárias de hipertensão durante a infância e abordagens não farmacológicas e farmacológicas para o tratamento da hipertensão em crianças.
Este livro explora a inter-relação da genética, do ambiente ou de ambos na causação de três transtornos do neurodesenvolvimento: autismo/transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do espectro alcoólico fetal (TEAF) e paralisia cerebral (PC). Ele vincula problemas clínicos comuns em pediatria do desenvolvimento e neurologia pediátrica a conceitos atuais e avanços de pesquisa translacional em neurociências do desenvolvimento, genética médica e disciplinas relacionadas. A primeira seção do livro fornece uma visão geral abrangente e atualizada do desenvolvimento do cérebro, incluindo tópicos como células-tronco neuronais, epigenética e a influência do ambiente pré-natal. As próximas três seções analisam a epidemiologia, diagnóstico, intervenções e controvérsias e direções de pesquisa associadas a cada um dos três transtornos do neurodesenvolvimento. Ele também examina comorbidades comuns a todos os três transtornos, como sono perturbado, convulsões, transtornos comportamentais e dor.
International handbook of teaching and learning in health promotion
Este manual internacional reúne pesquisadores e professores de 25 países dos cinco continentes para compartilhar suas experiências de ensino de promoção da saúde em cursos de graduação e pós-graduação relacionados a diferentes profissões da saúde. A obra inclui 45 capítulos organizados em sete seções temáticas, cada uma dedicada a um aspecto diferente do processo de ensino e aprendizagem da promoção da saúde: O currículo de promoção da saúde, tornar a promoção da saúde relevante para a prática, pedagogias para promoção da saúde, tópicos especiais para promoção da saúde, avaliação da promoção da saúde e garantia da qualidade, promoção da saúde como prática transformadora e reflexões dos alunos.
________________________________________________
-
Revistas da CAIRN Coleção Bouquet Général estão disponíveis na USP
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP anuncia mais uma coleção de revistas internacionais assinadas e disponíveis em acesso completo a toda a comunidade USP.
São 634 títulos disponíveis para a comunidade USP que abrangem as áreas de Artes, Linguística, Literatura, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Direito, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Psicanálise, Sociologia, Multidisciplinar, entre outras.
Dentre os títulos assinados estão 35 revistas selecionadas como prioridade 1 pelas Unidades e suas bibliotecas.
O Cairn.info tem como objetivo promover pesquisas acadêmicas francófonas de alta qualidade para o maior número possível de leitores, ao mesmo tempo em que promove a independência e a diversidade dos atores dentro do ecossistema do conhecimento.
Quase 2.000 instituições em 70 países assinam os pacotes de periódicos da Cairn.info, o que contribui para a influência internacional da pesquisa em língua francesa e também no idioma inglês.
Além dos artigos de livre acesso, uma assinatura anual do pacote da CAIRN – Bouquet Général oferece acesso a todos os periódicos da referida coleção, bem como a novas edições publicadas ao longo do ano, sem limites de acesso simultâneo, impressão ou downloads.
O acesso aos textos completos das revistas desta Coleção está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
O acesso aos textos completos dos títulos das revistas pode ser feito pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Confira a Lista de 634 Títulos de Revistas da Coleção Bouquet Général do Editor Cairn assinados pela USP.
Site: https://shs.cairn.info/
Editor/Agregador: Diversos / CAIRN
Assinatura: USP (01.01.2025 – 31.12.2025)
___________________________________________________
-
CAPES assina contrato com editora internacional de Física
Acordo prevê acesso a 18 títulos da American Institute of Physics Publishing para usuários de mais de 300 instituições.
.A CAPES assinou um novo contrato com a American Institute of Physics Publishing (AIPP) para oferta do conteúdo da editora no Portal de Periódicos da Capes..O conteúdo é da área de Física e atende a seis das nove grandes áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Multidisciplinar..
O acesso deve ser realizado por meio do Portal de Periódicos da Capes utilizando IP de computador autorizado USP ou conexão remota VPN, ou ainda pela Rede CAFe.
Também é possível realizar o acesso aos textos completos das revistas pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
A AIPP é uma subsidiária integral sem fins lucrativos do American Institute of Physics (AIP), dedicada ao avanço e à disseminação do conhecimento na área de física.
A AIPP possui mais de um milhão de artigos, anais, livros e publicações de parceiros editoriais, que abrangem diversos subcampos da física e áreas relacionadas, como, biofísica, físico-química, energia, ciência dos materiais, nanociência e fotônica.
A American Institute of Physics Publishing (AIPP) é responsável por mais de um quarto da literatura de pesquisa na comunidade global de física (American Institute of Physics, c2023).
Os títulos aos quais os usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso são:
- Applied Physics Letters;
- Biointerphases;
- Biomicrofluidics;
- Chaos: An Interdisciplinary Journal of Nonlinear Science;
- Journal of Applied Physics; Journal of Mathematical Physics;
- Journal of Physical and Chemical Reference Data;
- Journal of Renewable and Sustainable Energy;
- Journal of Rheology;
- Journal of Vacuum Science and Technology A: Vacuum, Surfaces & Films;
- Journal of Vacuum Science and Technology B: Nanotechnology and Microelectronics;
- Materials, Processing, Measurement and Phenomena;
- Low Temperature Physics;
- Physics of Fluids;
- Physics of Plasmas;
- Review of Scientific Instruments;
- Surface Science Spectra;
- The Journal of Chemical Physics;
- The Journal of the Acoustical Society of America.
.
== Sobre o Portal de Periódicos ==
Criado no dia 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional.
A plataforma tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País, a integração da comunidade científica brasileira e a redução de desigualdades no acesso às informações científicas.
Fonte: CAPES. CAPES assina contrato com editora internacional de Física. Notícias, 13 de março 2025. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-assina-contrato-com-editora-internacional-de-fisica Acesso em: 14 de março 2025.
-
18/03 – 13h | Webinar sobre o Overton Index e Trial disponível na USP
O Overton Index é a maior base de dados do mundo sobre políticas públicas e literatura cinzenta. Explore milhões de documentos de governos, organizações intergovernamentais (IGOs), think tanks e ONGs e descubra quais pesquisas, pessoas e políticas são referenciadas.
O Overton Index https://app.overton.io/dashboard.php permite encontrar e rastrear automaticamente citações, menções e referências às publicações científicas e acadêmicas produzidas por docentes, pesquisadores e estudantes que foram citadas em documentos de políticas públicas.
Maastricht University, Newscastle University, University of Virginia, City University of Hong Kong, University of East London são exemplos de universidades que já utilizam o Overton Index.
Desde o dia 10 de março de 2025, o Overton Index está disponível à toda a comunidade USP por meio de um Trial que permitirá conhecer os recursos e sua relevância para o acompanhamento do impacto da pesquisa nas políticas públicas. O acesso ao Overton Index deve ser realizado a partir de um IP de computador autorizado USP ou por acesso remoto VPN.
Participe do Webinar para saber mais sobre o Overton Index:
Como a Comunidade da USP pode Identificar o Impacto de sua Produção Acadêmica em Políticas Públicas?
Data: 18 de março de 2025
Horário: 13h – 14h
Inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/ 26TEiXeNS4W0zO_ys8V-3Q Objetivo:
Apresentar como pesquisadores e Programas de Pós-Graduação da USP podem evidenciar seus impactos em Políticas Públicas, utilizando a Base Overton em período de teste.
Conteúdo:
– Importância de Identificar o impacto em Políticas Públicas (Impacto Social)
– Introdução ao Overton Index e suas aplicações
– Exemplos práticos de como PPGs podem evidenciar seus Impactos
– Perguntas & Respostas
Ministrante:
Victor da Silva Carvalho – Gerente de Negócios da Overton para a América Latina, com mais de 10 anos no setor de publicações científicas. Especialista em Marketing Digital (NZIE), Docência do Ensino Superior (SENAC), cursando Master em Inovação, Design e Estratégia (ESPM).O Overton Index traz uma visão mais completa do impacto da sua pesquisa e de suas publicações ao revelar as publicações citadas por órgãos governamentais e agências internacionais que estabelecem políticas públicas para a sociedade e para o mundo.
Acompanhe e analise o uso de evidências em políticas públicas e acesse facilmente a literatura de relatórios de políticas para pesquisa e ensino utilizando o Overton Index. Pesquise literatura de relatórios de políticas e literatura cinzenta para obter insights para pesquisa ou entender os temas de interesse dos governos. Os documentos são detalhadamente categorizados para facilitar a descoberta. Acompanhe como a pesquisa científica é utilizada em políticas públicas e evidencie sua influência acadêmica. A interface de busca é simples e intuitiva.
Além da busca por documentos de políticas, é possível visualizar os artigos citados nos documentos de políticas, bem como é possível identificar as pessoas e tópicos mencionados ou citados em políticas públicas. Pesquise por temas, palavras-chave, fontes de políticas públicas ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Filtre por idioma, país, data de publicação e região econômica ou geográfica. Obtenha resumos gerados por IA para rapidamente avaliar a relevância de um documento.
Todos os documentos são indexados em texto completo, com opções avançadas de busca, como pesquisa por proximidade para resultados mais precisos.
Observe o expressivo número de documentos de políticas que citam artigos de autores da Universidade de São Paulo.
O que você encontra no Overton Index?
- 17 milhões de documentos indexados em texto completo, provenientes de quase 44.000 organizações em cerca de 190 países.
- Citações entre documentos de políticas públicas, permitindo rastrear o fluxo de ideias ao longo dos documentos.
- Resumos de documentos, para avaliar rapidamente sua relevância para sua pesquisa.
- Relatórios resumidos, apresentações em PowerPoint e alertas por e-mail para acompanhar e reportar seu impacto.
- Exportação em CSV, feeds RSS e acesso via API, integrando os dados aos seus próprios sistemas.
- Resumos e temas gerados por IA, permitindo uma análise rápida do conteúdo de um documento.
-
21/03 – 10h | Webinar sobre WebDewey – Trial na USP estendido até 31 de março de 2025
Organize seus materiais com o sistema de classificação de bibliotecas mais usado no mundo. O WebDewey é a ferramenta certa para organizar sua coleção.
O WebDewey é a versão eletrônica do sistema Dewey Decimal Classification ® (DDC).
Bibliotecas grandes e pequenas no mundo todo usam o sistema de Classificação Decimal de Dewey® (DDC) para ajudar a dar sentido às complexas coleções de bibliotecas atuais.
O WebDewey permite navegar e explorar relações hierárquicas e de equivalência entre os itens catalogados, facilitando a descoberta e a visibilidade dos recursos da sua biblioteca online. Isso significa maior eficiência na organização e um acesso mais intuitivo para seus usuários. A OCLC por meio do Referencistas, seu representante exclusivo no Brasil, está oferecendo trial do WebDewey para as bibliotecas da USP que foi estendido até 31 de março de 2025.
Participe conosco do Webinar de demonstração sobre como utilizar o WebDewey e suas novas funcionalidades:
Webinar de demonstração sobre WebDewey
Data: 21 de março de 2025
Horário: 10h
Link: https://zoom.us/j/91406032574?pwd=baU4wFraAqCAUrzrJK3itzqhQjACcc.1Acesso ao Trial (até 31/03/2025):
Link: https://dewey.org/webdewey/standardSearch.html
Name: 100484661
Password: BRFDCWDEWSaiba mais sobre o WebDewey
WebDewey é a versão eletrônica do sistema Dewey Decimal Classification ® (DDC). É uma representação completa de todos os números publicados, além de outros mapeamentos e novos termos que foram aprovados pelo Dewey Editorial Policy Committee (EPC). Ele coloca o poder do sistema de classificação de bibliotecas mais amplamente usado do mundo nas mãos de gerentes de metadados para organizar eficientemente suas coleções.
O WebDewey permite navegar e explorar relações hierárquicas e de equivalência entre os itens catalogados, facilitando a descoberta e a visibilidade dos recursos da sua biblioteca online. Isso significa maior eficiência na organização e um acesso mais intuitivo para seus usuários.
O sistema DDC foi traduzido para vários idiomas e atende usuários de bibliotecas no mundo todo, tornando-o o sistema de classificação de bibliotecas mais utilizado no mundo. (Clique na imagem para melhor visualização)
O WebDewey é a maneira mais fácil de usar o DDC para organizar e classificar coleções de bibliotecas. Com o WebDewey, os gerentes de metadados têm os números DDC mais atualizados disponíveis, que são baseados em uma variedade de tópicos e idiomas em constante evolução.
O WebDewey também inclui:
- pesquisa ou navegação por números DDC, Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca do Congresso (LCSH) e cabeçalhos MeSH mapeados.
- adicionando suas próprias notas e exibindo-as em contexto.
- uma interface de usuário simples e fácil de navegar, adequada tanto para iniciantes quanto para usuários avançados.
- acesso à gama completa de identificadores uniformes de recursos (URIs) de dados vinculados de Dewey e metadados associados, disponíveis ao fazer login usando suas credenciais WebDewey por meio do site de dados vinculados de Dewey ; para obter uma lista completa de dados, visite a documentação de dados vinculados de Dewey
- acesso a duas novas APIs que permitem integrar facilmente os dados vinculados de Dewey em outros sistemas e serviços.
- Para entender melhor as funcionalidades da plataforma, assista a este vídeo demonstrativo: https://referencistas-public.s3.amazonaws.com/pagina-web/web-dewey-plataforma.mp4
- Baixe também a demonstração geral
——————————————————–
Recomendamos fortemente a utilização deste período de avaliação para determinar a adequação do WebDewey às necessidades da sua biblioteca.
Considerando o uso da CDD, você recomenda a assinatura? Manifeste sua opinião clicando aqui: https://forms.gle/
nkKzjLHcZRnbb3LX6 __________________________________
-
12/03 – 11h | SciVal com foco na avaliação Capes – ferramenta de análise estratégica da produção científica
A Plataforma SciVal https://www.scival.com possibilita que os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação acompanhem o desempenho dos docentes a partir de suas publicações científicas indexadas na Base de Dados Scopus https://www.scopus.com
Participe deste treinamento gratuito para saber mais sobre como criar Grupos de Docentes de Programas de Pós-Graduação no SciVal e como acompanhar seu desempenho com base nas publicações e citações desses grupos.
Data: 12 Março de 2025
Hora: 11:00 (duração do treinamento: 1 h)
Link para inscrição: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_ MtSRwybhR72Y7Cor7Baj-g Desde 2016 a Universidade de São Paulo assina a ferramenta de análise cientométrica SciVal (Elsevier) e disponibiliza a toda a comunidade USP. O acesso deve ser realizado por meio de IP de computador autorizado USP ou por acesso remoto VPN da universidade.
O SciVal permite realizar análises baseadas em métricas e indicadores relativos às publicações, SciVal oferece dados quantitativos que aumentam o conhecimento local e promovem o sucesso da estratégia, avaliação e financiamento da pesquisa. Assista ao vídeo neste LINK
A solução modular da SciVal fornece acesso a dados de desempenho de pesquisa de mais de 24.000 instituições de pesquisa e seus pesquisadores em mais de 230 países em todo o mundo. É possível adaptar a plataforma para atender às necessidades específicas da sua instituição, selecionando os módulos mais relevantes para seus objetivos de pesquisa.
.
Módulo Visão geral (Overview): visualize e entenda o desempenho da pesquisa
O módulo Visão geral fornece resumos amplos do desempenho da pesquisa, para você e seus pares, em escala global.- Defina perfis e avalie o desempenho de instituições, pesquisadores(as) ou grupos de pesquisa
- Compreenda o desempenho e os pontos fortes da pesquisa em áreas específicas de pesquisa, conjuntos de publicações ou temas
- Explore suas colaborações e identifique parceiros em potencial
- Saiba mais sobre rankings universitários e tendências mundiais
- Analise e entenda os dados bibliométricos reais usados nas classificações de universidades da Times Higher Education (THE)
.
Módulo Comparativo de mercado (Benchmarking): avalie, compare e monitore o progresso de sua organização e de outras
Compare seu desempenho de pesquisa com outros em sua região, país e no mundo usando o módulo de Benchmarking.- Analise parcerias de colaboração
- Acompanhe o desenvolvimentos de perfil dos docentes nos setores ao longo do tempo
- Escolha entre uma série de métricas de pesquisa, concentre-se em um intervalo de ano ou na área de temática e gere relatórios relevantes
- Avalie e entenda sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
.
Módulo Colaboração (Collaboration): conheça e desenvolva atividades em parceria com outras universidades
Avalie as colaborações de pesquisa existentes e identifique possíveis parcerias usando o módulo de Colaboração.- Explore mapas interativos e tabelas para avaliar as parcerias existentes
- Filtre por assunto, áreas de pesquisa definidas por você, setores ou autores
- Identifique novas oportunidades de parcerias para colaboração global
- Otimize a criação da equipe descobrindo a experiência em pesquisa no câmpus e além
.
Módulo Tendências (Trends): investigue os desenvolvimentos em pesquisa
Tenha uma compreensão profunda dos campos de pesquisa e principais especialistas globais com o módulo de Tendências.- Avalie temas, áreas de pesquisa e conjuntos de publicações em detalhes
- Analise os desenvolvimentos nas áreas de interesse usando gráficos, tabelas, diagramas e análises de frases-chave
- Defina seu próprio tema ou área de interesse para investigação e monitoramento
- Identifique as principais instituições que contribuem para um campo de pesquisa
.
Módulo Impacto (Impact): mostre como sua pesquisa orienta as políticas
Compreenda e demonstre o impacto mais amplo de sua pesquisa na sociedade usando dados de impacto, métricas e perspectivas com o módulo Impacto.- Identifique menções a políticas para desenvolver narrativas de impacto claras para propostas de financiamento e estudos de caso
- Encontre pesquisadores(as) que influenciam a criação de políticas para oportunidades de colaboração
- Fortaleça as candidaturas a promoções e estabilidade com evidências quantitativas de impacto da pesquisa
- Mostre seu impacto mais amplo para o público, possíveis doadores, governos e órgãos financiadores
- Identifique patentes
.
Módulo Financiamento à Pesquisa (Funding): evolua suas estratégias de financiamento
O módulo de auxílio ou financiamento da pesquisa oferece acesso a conhecimentos no panorama de financiamentos para respaldar o planejamento estratégico e a execução de estratégias de pesquisa.- Descubra as tendências de financiamento em áreas prioritárias e os órgãos financiadores ativos nessas áreas
- Identifique os principais pesquisadores e contemplados com financiamento em sua área de interesse
- Defina o perfil e compreenda as estratégias de colegas
- Explore campos adjacentes que atraiam financiamento como possíveis áreas para expansão
- Explore Auxílios à pesquisa
____________________________________________________________
-
Atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária 2025 USP, UNICAMP e UNESP
As pessoas pavimentam sua jornada a partir de sua existência, sua formação e suas histórias de vida e profissão. Constroem um caminho pautado por descobertas, encontros e resiliência. As experiências compartilhadas criam oportunidades de aprendizado e revelam um profissional multifacetado que, tal qual um guia, está sempre pronto a acolher, abrir portas e auxiliar na busca pela informação.
Assim, em suas trajetórias, as pessoas bibliotecárias também transformam a si mesmos e fazem a diferença na vida de outras pessoas. É desse modo que nos vemos e sentimos o mundo.
Neste ano de 2025, estamos dispostos a persistir, abraçar novos desafios, sem esquecer do lado humano que, acima de tudo, nos define e emociona.
Em 2024, as equipes das Bibliotecas marcaram presença em diversos eventos da área, com destaque para o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação – CBBD 2024. Alguns dos trabalhos serão apresentados neste 5º. Seminário de Compartilhamento, onde teremos o prazer de conhecer os(as) autores(as). Além disso, será realizada uma visita guiada às Bibliotecas da Unicamp.
Dessa forma, este ano teremos as seguintes atividades:
5º Seminário de Compartilhamento de Experiências das Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp
Data: 10 de março de 2025 (evento presencial)
Horário: 9h30 – 17h00
Local: Prédio da Reitoria USP – Sala do Conselho Universitário
Universidade de São Paulo – USP
05508-220 – Rua da Reitoria, 374 – Butantã, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Inscrições: https://doity.com.br/seminario-experiencias-bibliotecas-10-03-2025Visita Guiada às Bibliotecas da Unicamp
Data: 14 de março de 2025 (evento presencial)
Horário: 10h30 – 17h00
Local de início: Biblioteca Central Cesar Lattes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
13083-859 – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Inscrições: https://capacitacao.bc.unicamp.br/index.php?op=200&idCurso=2875º SEMINÁRIO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DAS BIBLIOTECAS DA USP, UNICAMP E UNESP
10 de março de 2025
Sala do Conselho Universitário da USP
Rua da Reitoria, 374 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-220
Inscrições: https://doity.com.br/seminario-experiencias-bibliotecas-10-03-2025
== PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ==
09h30 – 10h00 | Chegada dos participantes
10h00 – 10h20 | Palavras de Boas Vindas da Coordenação CRUESP Bibliotecas – Adriana Cybele Ferrari (ABCD/USP), Oscar Eliel (SBU/Unicamp) e Flavia Maria Bastos (CGB/Unesp)
10h20 – 10h40 | Palavras da Clarivate – Jonathan Contes (Clarivate)
Gerente de vendas da Clarivate. Possui mais de 20 anos de experiência na área comercial com atuação em vendas diretas e dado o relacionamento próximo com clientes de diversos segmentos (corporativo, acadêmico e governamental). Excelente construtor de relacionamento abrindo novos canais de mercado e alta experiência em treinamentos e atividades de marketing. Atuante em diversos segmentos e posições. Amplo conhecimento em Negociações e Estratégias de Gestão com Clientes. Introdução de novos produtos e apresentações comerciais.
10h40 – 11h40 | O Invisível que acolhe: Bibliotecas, acolhimento e humanização – Luciene Vignoli Müller (Escritora)
Lu Müller encanta ao escrever sobre temas cotidianos com carisma e clareza. A dura experiência de ter crescido em situação de rua inspira pessoas por onde passa. Suas ideias nos ajudam a refletir sobre a importância do conhecimento, da persistência, do impacto de nossas escolhas e nos levam à esperança. Escritora, Membro da Academia Guarulhense de Letras, Editora no Grupo Format Comunicação, Professora Palestrante da Escola Superior do Ministério Público de SP – ESMP-SP, é ativista pela prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Palestrante, 2X TEDxSpeaker, autora do Best Seller Colo Invisívell, YouTuber no Canal Bibliotequeira. Embaixadora do PopRuaJud do TRF3.
11h40 – 12h35 | Painel 1 – Formação, Capacitação e Comunicação
Mediação: Flávia Bastos (Unesp)
Unesp. O uso de metodologias ativas pela biblioteca: a percepção dos discentes sobre capacitações em bases de dados. (Eliana Kátia Pupim, Allan Leon Casemiro da Silva, Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Jair Félix de Mendonça Filho) Online.
Unicamp. Biblioteca influencer: marketing para promoção de acervo e pesquisas do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp. (Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Rayssa da Silva Feitoza, Matheus de Lima Vascon E Rafaela Rosa Ribeiro).
Unesp. Relato de experiência: o uso das redes sociais como ferramenta de conexão entre a comunidade acadêmica e os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Marilia Gabriela Pereira, Raiane da Silva Santos.
Unicamp. O impacto e a importância da biblioteca universitária no ensino de boas práticas de pesquisa: um estudo de caso da disciplina “Seminários de dissertação” do IG/Unicamp. (Mariana Pedroso Teixeira, Wanilson Luiz Da Silva)
Unesp. Bibliotecas como espaços de atividades culturais e participação democrática (Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Janaína Celoto Guerrero Mendonça, Mariana Galletti, Guilherme da Silva Gorjon, Maria Elisa V. Pickler Nicolino)
12h35 – 13h15 | Painel 2 – Gestão de Acervos, Conservação e Preservação
Mediação: Danielle Ferreira (Unicamp)
USP. Mesa de conservação preventiva BBM/USP: orientando estudantes universitários nas técnicas básicas de preservação de acervos pessoais. (Andréia Wojcicki Ruberti)
USP. Considerações acerca da caracterização de coleções especiais históricas como patrimônio bibliográfico na Biblioteca MAC USP (Lauci Bortoluci Quintana)
Unicamp. Protocolo de higienização da coleção Marcos Lutz Muller (reabilitação do serviço de conservação e restauro da Biblioteca Octavio Ianni). (Adriana de Araujo Neitzel e Sandro Barbosa do Carmo)
Unicamp. Tratamento da coleção Antonio Candido de Mello e Souza: contribuições à preservação da memória e ao desenvolvimento científico. (Aline Assencio, Danielle T. Ferreira, Eliane K. Ohy, Fernanda C. Mira, Fernanda Landim, Isabella N. Pereira, Luiz F. Galleffi, Natalia E.M. Cosiuc)
Unicamp. Estado atual da constituição do acervo da biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas em relação à bibliografia básica dos cursos de medicina, fonoaudiologia, enfermagem e farmácia. (Daniela Jacintho de Godoi, Beatriz Gabriela Soares Valério, Maristella Soares dos Santos, Rosana Evangelista Poderoso)
13h15 – 14h15 | Intervalo para o almoço
14h15 – 14h35 | Apresentação do grupo musical “Canto pra Ceci”
Quarteto de música instrumental e cantada com Luana Costa no cavaquinho e voz; Helena Rojo na percussão e voz; Wellington Silva no violão 7 cordas e voz; e Paulo Novais no bandolim e voz. O quarteto apresenta arranjos de chorinhos, sambas e outros gêneros da música brasileira.
14h30 – 15h15 | Painel 3 – Biblioteca, Sociedade e Inclusão
Mediação: Sarah Lorenzon Ferreira USP
USP. Desenho universal em biblioteca. (Robson de Paula Araujo, Rogério Ferreira Marques, Rafael de Paula Araujo, Ednilson Medeiros de Brito Filho, Zayr Claudio Gomes da Silva)
USP. Florestan Fernandes, biblioteca parceira da Agenda 2030 da ONU. (Adriana Cybele Ferrari e Maria Imaculada da Conceição)
USP. Rede de Bibliotecas Inclusivas: conquistas e desafios. (Adriana Cybele Ferrari)
USP. Residências artísticas em acervos documentais: diálogos entre a arte e a ciência da informação. (Letícia Cescon da Rosa, Elisabete Marin Ribas, Dina Elisabete Uliana)
USP. Biblioteca Comunitária: um novo horizonte literário. (Roselayne Laura dos Santos, Elaine Aparecida Rezende Casais, Nilson José dos Santos, Rodrigo Reis de Faria, Durval Rodrigues Junior, Jéssica Carvalho)
15h15 – 15h55 | Painel 4 – Acesso à Informação e Tecnologia
Mediação: Márcio Martins (Unicamp)
USP. The Digital Library of Historical Cartography: preservation, access and innovation. (Iris Kantor e Maria Imaculada da Conceição)
Unicamp. Acesso à informação: visibilidade e divulgação da produção científica da área da saúde por meio do site “Feito por nós”. (Beatriz Gabriela Soares Valerio, Claudinéia Aparecida de Melo, Marcelo de Assis Freitas, Rosana Evangelista Poderoso)
Unicamp. Fortalecimento e visibilidade da produção científica da Unicamp: ampliando o impacto por meio dos repositórios institucionais e da ciência aberta. (Erica Cristina de Carvalho Mansur, Márcio Souza Martins, Francisco Tadeu Gonçalves de Oliveira Foz, Alessandra Karyne C. de Souza Neves, Oscar Eliel)
Unicamp. Coleção Cesar Lattes rompendo barreiras físicas através da Biblioteca Digital da Unicamp. (Alessandra Karyne Clemente De Souza Neves, Ana Paula Postali Suzigan, Felipe Alves Da Silva, Keite Aparecida Duarte, Lurdes Alves Pontel, Maria Helena Bastos, Mariana Pedroso Teixeira, Tereza Cristina Rosa, Valdemir Cherubim Da Silva)
Unicamp. Catálogo de controle bibliográfico: o uso do software de código aberto “Koha” para o controle da produção expedida por meio do ISSN e ISBN do SBU. (Gildenir Carolino Santos, Keite Aparecida Duarte, Marcio Samogin Oliveira)
15h55 – 16h30 | Painel 5 – Gestão, produtos e serviços
Mediação: Camila Gamba (USP)
Unesp. Análise SWOT aplicada à Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. (Raiane da Silva Santos e Marília Gabriela Pereira)
USP. Novos serviços informacionais de apoio aos pesquisadores: o caso da Biblioteca do IAU-USP e Biblioteca da PUSP-SC. (Brianda de Oliveira Ordonho Sígolo e Ana Paula Aparecida Calabrez)
Unesp. Desafios e soluções na normalização de dissertações e teses: adoção de templates automáticos na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. (Amanda Sertori dos Santos, Larissa Almeida Alves, Raiane da Silva Santos)
Unicamp. Revitalização dos espaços didáticos da Biblioteca Antonio Candido no apoio ao ensino de graduação do IEL. (Crisllene Queiroz Custódio)
Unesp. Biblioteca como espaço de diálogo e participação democrática: relato de experiência da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Unesp de Marília (Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Maria Elisa V. Pickler Nicolino, Janaína Celoto Guerrero Mendonça )
Unicamp. Captação de recursos para bibliotecas através do Programa Parceiros da Unicamp: a experiência da Biblioteca do Instituto de Química (Camila Barleta Fullin)
16h30 – 16h50 | Encerramento – Palavras finais da Coordenação do evento – Adriana Cybele Ferrari (ABCD/USP), Oscar Eliel (SBU/Unicamp) e Flavia Maria Bastos (CGB/Unesp)
VISITA GUIADA ÀS BIBLIOTECAS DA UNICAMP
14 de março de 2025
Atividade complementar à comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária 2025. Roteiro:
10h30 – Recepção na Biblioteca Central Cesar Lattes
R. Sérgio Buarque de Holanda, 421 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859
11h00 – Visita ao Laboratório de Acessibilidade Informacional (LABACES);
12h – Brunch;
14h00 – Visita à Biblioteca do IQ (BIQ);
15h15 – Visita à Biblioteca Octávio Ianni – IFCH;
* Previsão de término: 17h.O participante da visita deverá fazer um cadastro para que possa se inscrever.
Inscrições: https://capacitacao.bc.unicamp.br/index.php?op=200&idCurso=287
Após a visita, o certificado poderá ser baixado na Área do participante.
Mais informações sobre o transporte serão informadas em breve.
_______________________________________________________________
Organização e Promoção: ABCD-USP, SBU-Unicamp e CGB-Unesp
Apoio: Reitoria da USP e Clarivate
Ute MacCrory iniciou sua carreira na Springer em 1992, como editora assistente das séries “Lecture Notes in Mathematics” e “Lecture Notes in Computational Science and Engineering”. Posteriormente, atuou na área editorial e de produção e, em 2008, tornou-se editora de matemática. Seu foco principal são os “Lecture Notes in Mathematics”, além de supervisionar o programa de matemática atuarial na Springer, participando de conferências e desenvolvendo novos conceitos de publicação.