O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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Trial de Bases de Dados de vídeos de Medicina e Anatomia 3D está disponível na USP até 22/09
Três Bases de Dados da Editora Wolters Kluwer ligadas às áreas de Medicina e Anatomia estão disponíveis para a comunidade da Universidade de São Paulo até o dia 22 de setembro de 2023: Biodigital Human Studio 3D, Acland Vídeo Atlas 3D de Anatomia Humana e Bate’s Visual Guide to Physical Examination.
Os 3 links de acesso para o período de testes podem e devem ser compartilhados com todos os professores, coordenadores, alunos, e demais profissionais ou estudantes dos cursos de saúde da USP.
O acesso é institucional e não tem limite de usuários simultâneos. Para a Biodigital, o usuário deve criar um login e uma senha de acesso. Para Acland e Bates, a senha já foi criada para a USP.
Biodigital Human Studio 3D – Ferramenta 3D com mais de 8.000 modelos anatômicos interativos, mais de 700 condições de saúde, mais de 500 quizes anatômicos, totalmente em português e com conteúdo revisado por especialistas das melhores escolas médicas americanas; NYU Medical College, Mout Sinai Medical College e John Hopikins Medical College:
- Acesso Biodigital: https://human.biodigital.com/
login/create?code=UDSPUGAT - O usuário deve acessar o link acima e criar conta e senha.
- Para acesso, entrar em https://human.biodigital.com/
login com login e senha criados.
Acland Vídeo Atlas 3D de Anatomia Humana – Ferramenta com mais de 300 vídeos de anatomia macroscópica 3D com espécimes de cadáveres reais, narrados pelo renomado Dr. Acland, com legendas em português e fáceis de compreender. Simulados de conhecimento ao final de cada um dos 5 módulos.
- Acesso Acland: https://aclandanatomy.com/
- User: udsp199 / Password: lXLA5hpR
Bates’ Visual Guide to Physical Examination: Ferramenta com mais de 230 vídeos de habilidades de raciocínio clínico e avaliação física baseada em sistemas com legendas em português e fáceis de compreender, com mais de 15 módulos de preparação para o OSCE.
- Acesso Bates’: https://batesvisualguide.com/
- User: udsp199 / Password: lXLA5hpR
- Acesso Biodigital: https://human.biodigital.com/
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Turnitin: ferramenta de prevenção de plágio na USP
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes serviços de identificação de similaridade de textos da Plataforma Turnitin
Com a ferramenta Turnitin é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional.
O serviço gera um relatório personalizado de originalidade que destaca por cores os trechos similares e fornece links para coincidências textuais encontradas na Internet, rastreando também um banco de dados de documentos depositados anteriormente e em bases de dados proprietárias de material de publicação baseados em assinatura de agregadores de conteúdo com quem a Turnitin tem parceria.
DOCENTES
A partir do início de 2017, a Universidade de São Paulo passou a disponibilizar serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin, como parte das ações de apoio à integridade e ética na produção de textos científicos e acadêmicos da comunidade universitária. Os serviços são oferecidos e gerenciados pela Equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Originality Check) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). O cadastro de Docentes dos Programas de Pós-Graduação foi realizado previamente pela equipe da ABCD-USP. Hoje, são realizadas atualizações de registros para acesso à plataforma Turnitin mediante solicitação. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos os docentes orientadores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da USP (PPGs USP) e destina-se também aos alunos de pós-graduação incluídos por docentes e orientadores. Para mais informações, encaminhe mensagem ao e-mail: integridade.academica@abcd.
usp.br e consulte os tutoriais abaixo. BIBLIOTECAS
A partir de 2019, o suporte aos estudantes na prevenção do plágio foi ampliado a partir das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas da USP, gerenciadas pelas equipes das próprias bibliotecas. Dessa forma, os alunos matriculados podem acessar de modo autônomo a ferramenta Turnitin para submeter seus trabalhos à verificação de similaridade de textos, gerando seus próprios relatórios. Contando com o suporte dos bibliotecários, os estudantes são instruídos a adotar as melhores práticas de citações, referências e a identificar situações que merecem atenção na redação de seus textos acadêmicos e científicos. Para mais informações, consulte a pessoa responsável por esse serviço na Biblioteca.
TUTORIAIS DISPONÍVEIS
A Equipe da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e as Equipes das Bibliotecas permanecem à disposição dos usuários da USP, sempre que necessário.
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Slides do Webinar Web of Science: Perfis de Pesquisadores e o Preprint Citation Index
O objetivo da sessão foi esclarecer informações sobre a nova base de dados do Preprint Citation Index, que traz informações vindas dos mais importantes repositórios de preprint, é uma base multidisciplinar que nos permite conhecer, com dados de confiança, o que está sendo produzido, com mais rapidez.
É uma base independente da Coleção Principal da Web of Science, mas que pode ser inclusive, pesquisada em conjunto com ela, para que possa ter uma visão mais ampla do panorama da publicação cientifica.
Os Perfis de pesquisador da Web of Science também foram abordados. Os pesquisadores poderão registrar suas atividades como autores, revisores, editores ou membros de corpos editoriais de revistas.
Essa plataforma de cadastramento de autores que começou como uma plataforma independente (ResearcherID, Publons), agora é parte integrante da plataforma da Web of Science, o que facilita a manutenção e análise desses dados, pela integração com a própria base.
Webinar Web of Science: Perfis de Pesquisadores e o Preprint Citation Index
Realizado no dia 08 de agosto de 2023, das 13h30 – 15h30Slides PrePrint Citation Index: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/08/Preprint-Citation-Index-portdd.pdf
Slides Perfis de Pesquisador: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/08/Managing-a-researcher-profile-2023portdd.pdf
== Sobre o Preprint Citation Index da Web of Science ==
Conecte preprints ao ecossistema Web of Science. Atualmente, o Preprint Citation Index da Web of Science congrega em torno de 2 milhões de documentos de 5 repositórios: arXiv, bioRxiv, medRxiv, chemRxiv e Preprints.org.
- Monitore automaticamente os novos desenvolvimentos encontrados em preprints juntamente com artigos de periódicos e documentos de conferências.
- Avalie melhor a qualidade da pré-impressão e entenda rapidamente a relação de uma pré-impressão com outros itens de pesquisa acadêmica e incorpore pré-impressões em seu processo de pesquisa com um nível mais alto de confiança.
- Obtenha uma imagem completa da evolução de uma ideia e acompanhe o desenvolvimento de uma ideia desde sua primeira aparição até as discussões em estágio posterior.
- Obtenha Insights mais profundos sobre pré-impressões com informações expandidas do autor, ampliando sua visão da experiência de um pesquisador com preprints conectados aos Perfis de Pesquisador do Web of Science. Coloque os preprints no contexto da carreira de um pesquisador para obter informações úteis sobre a pesquisa apresentada, bem como as redes de citações.
- Descubra as conexões entre pesquisas de ponta e artigos publicados em periódicos acadêmicos revisados por pares.
Links para versões de registro. - Encontre e faça referência a artigos de periódicos revisados por pares com links de pré-impressões para registros da Coleção Principal do Web of Science.
Metadados padronizados. - Identifique tendências no cenário de pré-impressão com metadados de pré-impressão completos e padronizados a partir de 2021, incluindo afiliações, regiões e financiadores de apoio.
== Sobre os Perfis de Pesquisadores na Web of Science ==
Você está procurando uma maneira eficaz de mostrar suas contribuições acadêmicas e impacto de citações, tudo em um só lugar? Seu tempo é precioso. Simplifique seus processos com um perfil de pesquisador do Web of Science – reunindo publicações e citações junto com revisões e editorias verificadas por editores.
Os perfis de pesquisadores do Web of Science ajudam você a aumentar sua visibilidade na comunidade mundial de pesquisa. Em algumas etapas fáceis, você pode compartilhar uma visão completa de suas realizações para atrair colaboradores e financiadores.
Garanta que colegas e avaliadores possam visualizar facilmente o impacto do seu trabalho por meio de visualizações exclusivas baseadas em dados provenientes do banco de dados de citações mais confiável do mundo. Reivindique seu lugar na rede de citações mais confiável do mundo
- Seja notado por financiadores e potenciais colaboradores
- Apresente seu trabalho em um banco de dados confiável usado por mais de 15 milhões de pesquisadores em mais de 9.000 instituições em todo o mundo.
- Exiba o impacto da sua citação no contexto e obtenha uma compreensão mais profunda do impacto da citação com um perfil que mostra que a pesquisa é mais do que apenas um número.
- Economize tempo com um perfil que sincroniza com o ORCID e exporta com poucos cliques.
- Suas contribuições acadêmicas em um só lugar:
Colete suas publicações e monitore suas métricas de citação.
Exiba seu trabalho de revisão por pares e edição de periódicos.
Destaque-se da multidão com crachás exclusivos. - Controle de identidade:
Colete suas publicações e monitore suas métricas de citação. Exiba seu trabalho de revisão por pares e edição de periódicos. Oculte nomes falecidos ou solteiros. Torne o nome escolhido detectável. Atualize seus dados com facilidade.
Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate
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Você sabe o que escreve, mas conhece seus direitos?
Você possui o que você cria. Como autor de uma obra, você é automaticamente o detentor dos direitos autorais. O registro de direitos autorais não é necessário.
Você retém seus direitos autorais, a menos que transfira os direitos autorais em um contrato assinado com alguma Editora de Periódicos.
O detentor dos direitos autorais controla o trabalho.
A transferência de direitos autorais não precisa ser “tudo ou nada”.
Conceder seus direitos autorais a um editor pode impedir o uso futuro de seu trabalho.
Conheça os Direitos autorais e o Adendo da Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC)
Saiba mais consultando os Guias de uso do Adendo SPARC para autores:
Link: https://guides.lib.ua.edu/c.php?g=710604&p=9134198 – Um guia e adendo da SPARC para autores.
Link: https://guides.library.cornell.edu/copyright– Um guia da Cornell University.
O Adendo SPARC do Autor é um instrumento legal que você pode usar para modificar seus acordos de transferência de direitos autorais com editores de periódicos de acesso não aberto. Ele permite que você selecione quais direitos individuais do pacote de direitos autorais você deseja manter, como:
- Distribuir exemplares no curso de ensino e pesquisa,
- Publicar o artigo em um site pessoal ou institucional, ou
- Criar obras derivadas.
O Adendo do Autor SPARC pode ser baixado ou preenchido online.
Veja o Adendo do Autor SPARC dos EUA
Baixe o Adendo do Autor SPARC dos EUA (PDF)
Outros recursos de direitos do autor
Uma introdução aos recursos de direitos autorais para autores: orientação prática ao enviar artigos de periódicos (em inglês).
Políticas do Editor (Publisher)
As principais editoras têm políticas padrão de direitos autorais e arquivamento. Caso sua editora não esteja incluída na lista abaixo, você pode pesquisar no SHERPA/RoMEO por revista ou editora, ou consultar o site da revista.
O que é um Acordo Transformativo?
Um acordo transformativo é um contrato que tenta transferir o pagamento de uma biblioteca (ou grupo de bibliotecas) para uma editora. Em suma, os acordos transformadores representam uma mudança do pagamento para leitura (custo de assinatura) para o pagamento para publicação (taxa de processamento de artigos). Em alguns casos, os acordos transformadores são uma forma de os editores fazerem a transição das suas revistas tradicionais por assinatura para acesso totalmente aberto.
Os princípios dos acordos transformativos geralmente incluem itens relacionados à propriedade dos direitos autorais e à transparência:
- Os direitos autorais tendem a ser retidos pelo autor e não são transferidos para o editor. Muitas vezes, o editor exigirá que o(s) autor(es) aplique(m) uma licença Creative Commons ao artigo publicado.
- A transparência é uma característica de um acordo transformador e tais acordos são normalmente disponibilizados ao público.
Os acordos transformativos são geralmente descritos como “Ler e Publicar” ou “Publicar e Ler”
Um contrato de leitura e publicação é quando um editor recebe o pagamento pela leitura e o pagamento pela publicação agrupados no mesmo contrato. Este pacote traz o pagamento pela publicação para um acordo contratual, em vez de ser abordado por meio de cada autor individual que opta por publicar em acesso aberto. Esses acordos redirecionam fundos anteriormente gastos com custos de assinatura para custos de publicação.
Um contrato de publicação e leitura é um contrato no qual o editor recebe pagamento apenas pela publicação e a leitura é incluída sem custo adicional.
Para ambos os acordos, o objetivo das bibliotecas é reduzir o custo de acesso ao conteúdo dos periódicos ou, pelo menos, manter o custo do contrato neutro em relação ao custo tradicional de assinatura. O acesso aberto também é um objetivo fundamental para a negociação de acordos transformativos. Porém, pode haver acréscimo de valores embutidos nos contratos e, dessa forma, muitas vezes os custos são mais elevados.
Taxas de processamento de artigos (APCs)
As Taxas de Processamento de Artigos (Article Processing Charges – APCs) são cobradas dos autores de artigos científicos durante o processo de publicação. As APCs são usadas por periódicos de acesso aberto em vez de taxas de assinatura que bibliotecas e leitores tradicionalmente pagam para ter acesso a artigos de pesquisa. As APCs transferem o ônus dos custos de produção de periódicos (edição, revisão por pares, hospedagem, arquivamento, preservação) dos leitores para os autores. Pagar um APC resulta em um artigo que está disponível para qualquer pessoa com conexão à Internet. A cobrança de APCs é um modelo que os editores corporativos, sem fins lucrativos, sociais, acadêmicos e outros usam para atender às suas necessidades de renda e pagamento dos custos de serviços de publicação. Entretanto, nem sempre o cálculo desses custos está explicado. Na maioria dos casos, os APCs são mais caros quando se publica em revistas com maior Fator de Impacto.
Fator de impacto do periódico
- Às vezes, órgãos universitários e agências de fomento usam Fatores de Impacto de Periódicos (Journal Impact Factor – JIF) como forma de avaliar a qualidade dos artigos. Esta não é a forma como Eugene Garfield pretendia que os JIFs fossem usados. Eles são uma medida de quão bem citado um periódico é, não uma medida da qualidade dos artigos desse periódico.
- Aqui está um recurso para aprender mais sobre JIFs: A história e o significado do Journal Impact Factor, de Eugene Garfield, Journal of the American Medical Association
Leitura Adicional: Plano S
Este texto é uma tradução livre da matéria apresentada no website da University of Alabama Libraries, 2023.
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Base de Dissertações e Teses ProQuest Global é integrada à Web of Science
Descoberta e acesso a mais de 5,5 milhões de dissertações e teses globais para tornar a pesquisa mais eficiente
A Clarivate anunciou a integração do ProQuest™ Dissertations & Theses Global com sua renomada plataforma Web of Science™. Essa integração permite que os pesquisadores obtenham acesso rápido e fácil a uma vasta coleção multidisciplinar de documentos acadêmicos para início de carreira. São mais de 5,5 milhões de dissertações e teses de todo o mundo.
A nova solução, ProQuest™ Dissertations & Theses Citation Index , oferece uma experiência de pesquisa abrangente com acesso para descobrir pesquisas no início da carreira juntamente com periódicos, preprints e outras fontes acadêmicas em uma única plataforma. Ao eliminar a necessidade de pesquisar vários bancos de dados, a solução fornece um fluxo de trabalho simplificado para estudantes e pesquisadores, facilitando seu sucesso acadêmico e impulsionando novos avanços de pesquisa.
A Clarivate está empenhada em atender aos comentários e solicitações dos usuários. Em uma pesquisa recente com usuários do Web of Science, os pesquisadores expressaram seu interesse em dissertações e teses como a fonte mais desejada de conteúdo secundário complementar. Em resposta, a Clarivate integrou a ProQuest Dissertations & Theses Global com a Web of Science para oferecer uma coleção multidisciplinar de trabalhos acadêmicos de mais de 4.100 instituições em mais de 60 países. Além disso, os clientes terão acesso contínuo a mais de três milhões de documentos de texto completo na plataforma ProQuest.
Com essa integração, a base Web of Science se encontra enriquecida para permitir a descoberta de milhões de dissertações e teses junto com artigos de periódicos, dados de pesquisa, patentes e pré-prints. Essa integração capacita pesquisadores e alunos a realizar revisões de literatura mais amplas, incorporando estudos inéditos e diversas perspectivas. O processo de pesquisa raramente é direto e é importante para o avanço do conhecimento abranger descobertas científicas positivas e negativas, o que garante aos pesquisadores acesso a uma visão abrangente das evidências científicas disponíveis e pode evitar a duplicação de esforços em pesquisas posteriores.
Além disso, os pesquisadores podem mostrar suas conquistas no início da carreira para colegas e avaliadores reivindicando sua dissertação ou tese em seu perfil de pesquisador do Web of Science. A Clarivate está trabalhando ativamente para adicionar referências citadas vinculadas e registros relacionados – com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2023 – para aprimorar ainda mais as conexões entre dissertações e a plataforma Web of Science.
https://www.webofscience.com/wos/pqdt/basic-search Emmanuel Thiveaud, vice-presidente sênior de pesquisa e análise, academia e governo da Clarivate, disse: “Na Clarivate, nos dedicamos a apoiar instituições acadêmicas no avanço do conhecimento por meio de pesquisa e educação, fornecendo conteúdo e ferramentas confiáveis.
Coletamos continuamente insights de clientes e respondemos rapidamente para oferecer as melhores soluções da categoria que impulsionam a excelência em pesquisa.
A adição de nossa ampla coleção de conteúdo acadêmico para início de carreira da ProQuest à plataforma Web of Science abre novas possibilidades. Com essa mistura de conteúdo abrangente, pesquisadores e estudantes podem descobrir tendências emergentes, identificar novas áreas de pesquisa e encontrar programas de pós-graduação engajados em pesquisas de ponta, tudo por meio de uma pesquisa singular, simplificando assim seu fluxo de trabalho de pesquisa.”
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2º Conversando sobre…Marketing e Publicidade para Bibliotecas
No dia 17 de agosto de 2023 foi realizado o 2º Conversando sobre… com o tema Marketing e Publicidade para Bibliotecas.
Esta conversa teve como objetivo apresentar os componentes das estratégias de marketing voltado para bibliotecas, discutir as diferenças entre marketing e publicidade, além de identificar oportunidades de desenvolvimento nesta área. A atividade foi promovida pelo Programa de Desenvolvimento Continuado das Equipes.
Convidada: Ana Rosa Debastiani Ribeiro, que atua na Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
Link dos slides: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2023/08/Conversa_Marketing_Ana_Rosa.pdf
Organização: Grupo de Trabalho de Capacitação
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Como evitar erros comuns ao enviar seu manuscrito para uma revista
Os editores querem publicar pesquisas de boa qualidade que sejam do interesse de seus leitores.
Eles vão olhar para a carta de apresentação, resumo, conclusão e referências para julgar se a submissão está no escopo da revista. Seu manuscrito tem mais chances de ser aceito se:
está dentro do escopo da revista
descreve pesquisas que avançam no campo
acrescenta a um campo de pesquisa ativo
é cuidadosamente preparado e segue as diretrizes de submissão da revista
usa linguagem clara e concisa
segue padrões éticos
Escolhendo uma revista
O envio de manuscritos para um periódico inadequado é um dos motivos mais comuns para rejeição precoce e atrasos na publicação. Verifique se um diário é adequado para você:
leia os objetivos e escopo no site da revista
considere se pesquisadores em um campo relacionado podem estar interessados em seu estudo. Nesse caso, um periódico que cubra uma ampla gama de tópicos pode ser o melhor. Se apenas pesquisadores em seu campo provavelmente quiserem ler seu estudo, então um periódico específico de campo pode ser o melhor.
verifique se o seu periódico de destino aceita o tipo de manuscrito que você deseja publicar
olhe além do Fator de Impacto – é apenas uma medida da reputação de um periódico
considere o impacto de outros trabalhos publicados na revista e se sua pesquisa é de nível semelhante.
verifique se o “tempo para publicação” é adequado às suas necessidades
Economize tempo e deixe nosso Sugestor de Periódicos recomendar periódicos que correspondam aos seus interesses de pesquisa de nossos portfólios BMC e Springer.
Publicação e financiamento
Existem duas opções de publicação, dependendo do tipo de periódico escolhido.Acesso livre: Se você deseja que sua pesquisa esteja disponível gratuitamente para todos imediatamente após a publicação, ou se seu financiador ou instituição exigir isso, você deve escolher um periódico que ofereça acesso aberto. Se você selecionar este método, você ou seus financiadores serão responsáveis pelo pagamento de uma taxa de processamento do artigo (APC). Para saber mais sobre os requisitos de acesso aberto de financiadores e institucionais e obter ajuda com APCs, consulte nosso Guia para financiamento de acesso aberto .
Assinatura: Nesse modelo, o custo de publicação é coberto pelas taxas de assinatura do periódico e você não precisará pagar um APC. Sua pesquisa será vista apenas por aqueles que assinam a revista.
Principais fatos: Sempre verifique as diretrizes de envio do seu periódico de destino para entender o modelo de publicação e quais taxas você pode precisar pagar.
Diretrizes de submissão
Siga as diretrizes de envio de periódicos para aumentar suas chances de sucesso. Recomendamos que você leia as diretrizes assim que tiver escolhido o periódico de destino. Escreva seu manuscrito de acordo com as diretrizes e certifique-se de incluir tudo o que os editores esperam ver. Use as diretrizes para saber mais sobre:
Verificando a qualidade da linguagem
Ajude os editores de periódicos a entender seu manuscrito, certificando-se de que sua redação seja de boa qualidade e comunique claramente o que você fez.
Escrita de boa qualidade:
- aumenta as chances de aceitação para publicação
- aumenta o impacto de um manuscrito na comunidade de pesquisa
- acelera a compreensão e aceitação da pesquisa
- aumenta a confiança dos leitores na qualidade da pesquisa
Estrutura e layout
Um artigo bem estruturado ajuda os leitores e editores a entender sua pesquisa. Seu manuscrito deve seguir uma estrutura simples sob os seguintes títulos:
título
resumo
introdução
métodos
resultados
discussão
Verifique as diretrizes de submissão do periódico de destino para obter mais detalhes sobre a estrutura do manuscrito.
Evite atrasos no envio garantindo que todas as suas figuras, tabelas e ilustrações sejam anotadas de acordo com as diretrizes de envio do periódico. Legendas e numeração devem ser consistentes com qualquer menção no texto. Uma mesa bem projetada deve ter:
- legendas e legendas claras e concisas
- espaçamento suficiente entre colunas e linhas
- limpar unidades
- o tipo e o tamanho da fonte são legíveis
Políticas editoriais
Você precisará cumprir as políticas editoriais de seu periódico de destino para garantir que seu manuscrito esteja em conformidade com os padrões éticos globais e comunitários. Você pode encontrar essas políticas descritas nas diretrizes de submissão da revista.
É muito importante certificar-se de incluir todas as declarações necessárias (por exemplo, declaração de interesses conflitantes) com o envio.
Consulte as diretrizes de submissão da revista para obter uma lista completa de declarações necessárias.
Publicar seus resultados é uma etapa vital no ciclo de vida da pesquisa e em sua carreira como cientista.
Quando você publica seus resultados como um artigo de jornal, você possibilita que a comunidade científica os veja.
Publicar seu trabalho permite que você obtenha reconhecimento por seus resultados e troque suas ideias com a comunidade científica global. Consulte o Tutorial em inglês – Escrevendo um Manuscrito de Revista
== REFERÊNCIA ==
Esta é uma tradução livre do guia para autores publicado pela Editora
SPRINGER. Get your manuscript ready for journal editors. Springer, 2023. Disponível em: https://beta.springernature.com/pre-submission?journalId=11192 Acesso em: 15 ago. 2023.
Nota: Todas as figuras são do Pixabay.com
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Interessado em Ecologia? Encontre e-books gratuitos na USP
Você já sabe que há diversos livros digitais publicados por autores e unidades da Universidade de São Paulo que estão abertos para leitura e download?
Confira alguns deles:
https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/search?query=ecologia
Criado em 2016, o Portal de Livros Abertos da USP é gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) e promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros e Museus da Universidade de São Paulo.
As coleções de livros do Portal são de caráter científico e devem portanto obedecer critérios de submissão e processo de avaliação para certificação de seu caráter científico e acadêmico em consonância com os objetivos da Universidade de São Paulo, em relação ao controle de qualidade, seleção e revisão editorial, além da aderência à área de conhecimento das unidades, institutos, museus e centros especializados da universidade, bem como indicadores e processo de avaliação que certifiquem o caráter científico.
A aplicação dos critérios de submissão tem como principal objetivo garantir a qualidade e a certificação USP de livros e coleções de caráter científico e acadêmico.
Objetivos
¤ Reunir os livros editados pelas unidades, institutos, centros e demais órgãos da USP de todas as áreas do conhecimento;
¤ Divulgar e proporcionar mais visibilidade e acesso aos livros dispersos nos websites das unidades, departamentos, páginas pessoais, etc;
¤ Preservar a memória da produção científica, acadêmica contida em livros da USP.
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Trial da MedOne Education na USP vai até 6 de setembro de 2023
A MedOne Education é uma poderosa plataforma de aprendizado médico abrangendo todos os cursos das áreas da Saúde. Combinando informações especializadas com imagens de alta definição, MedOne Education é extremamente útil para o aprendizado dos alunos e como ferramenta de ensino para os docentes.
Ajudando a preparar os estudantes desde o primeiro dia de curso para todos os desafios que têm pela frente e ao longo sua carreira, a MedOne Education oferece aos usuários o acesso a ilustrações e alta definição em livros médicos cobrindo Anatomia, Ciências Básicas, Ciências Clínicas, Odontologia, Osteopática/Fisioterapia, Radiologia e Preparação para teste USMLE®.
O acesso de demonstração ao MedOne Education (https://medone-education.thieme.com/favorites/institution) está ativo até o próximo dia 06 de setembro de 2023.
Consulte a MedOne Education E-Book List – July 2023
Consulte o Guia Informativo MedOneEducation
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Descontos para Autores USP saiba mais!
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP), mantém parcerias com editoras e serviços internacionais que garantem descontos sobre serviços de tradução, publicação e criação de vídeos para autores da USP.
Os descontos não são aplicados automaticamente. O pesquisador deve informar ao editor a possibilidade de desconto. Esta lista é revisada com frequência.
O propósito desta iniciativa é apoiar o pesquisador, seja ele docente, estudante, bibliotecário ou pós-doutorando na publicação e disseminação de conteúdos acadêmicos e científicos.
American Journal Experts (AJE) – Autores USP têm 10% de desconto em todos os serviços de revisão
Autores USP têm direito a 10% de desconto no pagamento pelos serviços oferecidos pela American Journal Experts (AJE). Os serviços incluem: edição ou tradução do texto, formatação de tabelas ou figuras, criação de figuras para um periódico específico e revisão por pares do artigo/documento por especialistas da área. Para obtenção do desconto é necessário utilizar o link a seguir e solicitar o serviço: https://www.aje.com/go/usp/
MDPI – Autores USP têm 10% de desconto no APC
Autores USP têm 10% de desconto nas taxas de publicação de artigos. Os autores são solicitados na última etapa da submissão para determinar se são elegíveis para descontos no programa de acesso aberto. O programa é pré-selecionado se os autores usarem seu endereço de e-mail institucional. A equipe do MDPI verifica todas as submissões recebidas. Mais informações: https://www.mdpi.com/about/ioap . Confira a Lista de Revistas MDPI: https://www.mdpi.com/about/journals
Autores que publicam em revistas de acesso aberto mantêm os direitos autorais sobre seus artigos, que são licenciados pela Creative Commons, e permitem que estes artigos sejam divulgados, acessados e re-distribuídos sem restrição, desde que a obra original seja corretamente citada. Possibilitam ainda o depósito do artigo no Repositório da Produção da USP (www.repositorio.usp.br). As publicações disponíveis em acesso aberto ganham maior visibilidade e acessos pela comunidade científica nacional e internacional.
JoVE | Autores USP têm 50% de desconto na criação de vídeos para a Scientific Video Journal
O contrato da USP com a JoVE inclui um desconto de 50% nos custos de criação de vídeos científicos de pesquisa, educativos e de procedimentos laboratoriais e de segurança por parte de pesquisadores, estudantes e docentes da USP. Também pode ser integrado a plataformas de e-learning. Saiba mais: https://www.jove.com/authors/publication
Consulte a área de apoio ao pesquisador da Agência de Biblioteca e Coleções Digitais: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/escrita-publicacao-cientifica/descontos-autores-usp/ para saber mais.
Em caso de dúvida ou necessidade de mais esclarecimentos, envie mensagem à equipe de atendimento@abcd.usp.br
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Revistas USP se destacam por sua qualidade
As Revistas editadas pela Universidade de São Paulo abrangem diversas áreas de conhecimento e seus conteúdos são diversificados. Grande parte dos periódicos oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da universidade está credenciada no Programa de Publicações Científicas Periódicas da USP, que apoia tanto revistas editadas por docentes quanto revistas estudantis, editadas por alunos de pós-graduação.
O objetivo do Programa consiste em fornecer suporte às Revistas USP nas seguintes frentes: (a) complementar dotações orçamentárias destinadas às referidas publicações; (b) oferecer oportunidades e meios de capacitação; (c) ativar identificadores digitais dos itens publicados (DOIs); (d) cuidar da preservação digital; (e) incentivar a ética em publicação e a prevenção de plágio; (f) fornecer infraestrutura tecnológica, por meio da manutenção do Portal de Revistas da USP e hospedagem das revistas; e (g) oferecer outras linhas de apoio definidas pelo Comitê Científico.
Por meio do Programa, o Portal de Periódicos USP abriga as revistas credenciadas ativas (correntes) e uma ampla coleção histórica de periódicos não correntes, cujas edições foram digitalizadas a partir de formatos impressos. Apoiado na filosofia do Acesso Aberto, o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. O Portal de Revistas é gerenciado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e tem alcançado níveis expressivos de acessos e downloads de itens e artigos publicados (Consultar Estatísticas).
Editais anuais são publicados por meio do Programa com o propósito de complementar dotações orçamentárias às revistas editadas por docentes. O objetivo é apoiar as revistas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP. Os editais proporcionam o remanejamento de recursos aos setores financeiros das unidades, por meio de grupo orçamentário específico, tendo em vista fornecer suporte às Revistas selecionadas no que tange à execução dos serviços necessários à publicação das edições, entre eles a editoração, tradução, diagramação, contratação de estagiários e monitores, entre outros.
Dessa maneira, as Revistas USP estão inseridas no mercado editorial como revistas de Acesso Aberto “Diamante”, assim denominadas por serem subsidiadas pelas instituições e universidades às quais estão vinculadas.
Ainda que haja esse apoio consolidado há anos, as Revistas USP têm enfrentado diversos desafios para alavancar sua qualidade, visibilidade e impacto, mantendo sua periodicidade e um grupo de leitores fiéis, além da busca constante pelo aumento das citações. Isso porque, embora pareça fácil manter uma revista, de fato, não é, principalmente porque os editores são docentes e alunos de pós-graduação que não se dedicam somente a esta atividade na universidade. Ademais, a gestão de uma revista é bastante complexa, envolvendo diversas atividades e funções.
Atuar como editor/a de uma revista traz bastante responsabilidade na definição de políticas, padrões, procedimentos e relações a estabelecer com editores associados e convidados, avaliadores, prestadores de serviços editoriais, autores e leitores. O estabelecimento e ampliação das redes de colaboradores e leitores é de fundamental importância, tanto em termos de quantidade quanto em termos de reputação e impacto de autores, avaliadores e dos próprios editores. Além das rotinas, persiste a preocupação com a constante atualização e prospecção de temas na área de conhecimento que constitui o escopo da revista e a necessidade de alcançar metas de qualidade, profissionalização e impacto.
Nesse sentido, um dos aspectos mais importantes da atividade editorial de editores e revistas que almejam alcançar reputação e expressivo reconhecimento nacional e internacional, é buscar adequar-se a critérios demandados por indexadores nacionais como o Qualis Capes e bases de dados indexadoras internacionais.
Em tal contexto, ganham destaque fornecedores de bases multidisciplinares de citações e referências como a Clarivate, na qual esta matéria se concentra.
A Clarivate é uma empresa provedora de soluções de informações bibliográficas e analíticas. Congrega as Bases de Dados como a Web of Science Core Collection, Biological Abstracts, Derwent Innovation Index, Preprint Citation Index, Proquest Dissertations and Theses Citation Index, SciELO Citation Index, Zoological Record, além de outras Plataformas e Bases. Reúne dados enriquecidos, insights, análises e soluções de fluxo de trabalho, fundamentados em todo o espectro de conhecimento, pesquisa e inovação, indexando apenas fontes de informação de alta qualidade e impacto.
Neste momento em que se destaca a adoção de critérios de qualidade em revistas, lançamos a Campanha de apoio à indexação das Revistas USP na Web of Science por meio da matéria recentemente publicada e intitulada Critérios de seleção de revistas Web of Science para Revistas USP .
Nesse sentido, apresentamos a seguir a lista de revistas editadas na Universidade de São Paulo e credenciadas no Programa de Apoio às Publicações Científicas da USP que já se encontram indexadas nas bases de dados da Clarivate, conforme a imagem a seguir. (Para melhor visualização, clique sobre a imagem).
Esta lista de Revistas USP pressupõe o atendimento aos critérios de seleção adotados pelos editores internos especializados da equipe da Clarivate, principalmente no que se refere às revistas indexadas na Web of Science e em seus indexadores específicos ESCI, SCIE e SSCI.
Observamos certa predominância de revistas dos campos de Biológicas e Ciências da Saúde, áreas que se baseiam em protocolos e técnicas recentes e inovadoras, centradas em critérios de qualidade internacionalmente adotados. Por outro lado, a seleção e indexação de revistas da área de Humanas revela o fato de que os conteúdos dessas revistas são únicos e atendem aos critérios de seleção.
Nesse contexto, as revistas aqui apresentadas são exemplos bem sucedidos de trabalho editorial que congrega a apresentação de informações necessárias, adequadas e claras em seus websites, uma seleção criteriosa de submissões, autores e avaliadores que se encaixam dentro do escopo da revista, além de acompanhamento diligente de cada serviço de editoração demandado e entregue. Além disso, as revistas ativas USP também estão indexadas em outras bases de dados como Latindex, Redalyc, SciELO, Scopus, além do Qualis Capes.
Tal nível de dedicação e empenho não é trivial e depende do editor/a que, tal qual maestro ou maestrina, rege uma orquestra: a cada edição publicada, a cada artigo citado, uma obra prima composta por muitas pessoas é apresentada e cumpre seu papel na construção e disseminação da pesquisa e do conhecimento.
Nesse sentido, editores/as de Revistas USP contam com o apoio inequívoco do Comitê Científico do Programa e da equipe executiva que coordena as atividades do Portal de Revistas USP. Caso haja necessidade de auxílio e/ou esclarecimento de dúvidas, solicitamos efetuar o contato pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br
== MATÉRIAS RELACIONADAS ==
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Revistas da USP são integradas a importante base de periódicos. Jornal da USP, São Paulo, 22 agosto 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=109818 Acesso em: 03 agosto 2023.
CLARIVATE. Critérios de seleção de revistas Web of Science para Revistas USP (tradução livre e adaptação de Elisabeth Dudziak). São Paulo: USP/ABCD, agosto de 2023. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/noticias/criterios-de-selecao-web-of-science-revistas/ Acesso em: 04 ago. 2023.
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Critérios de seleção de revistas Web of Science para Revistas USP
Quando se trata da indexação de revistas científicas e acadêmicas, um dos indexadores que mais se destaca no mundo editorial é a Web of Science, uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas de conhecimento. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados e é mantida pela Clarivate.
Nesta matéria, apresentamos o processo e os critérios de seleção de títulos de revistas para que sejam indexadas pela Web of Science [1], [2].
O propósito é incentivar as Revistas USP a buscarem alcançar todos os 28 critérios apresentados para que possamos submetê-las à análise da equipe editorial interna da Base Web of Science, visando à indexação da revista. Convidamos as Revistas USP a participar desta Campanha.
A curadoria da Web of Science Core Collection™ é única: as decisões editoriais são conduzidas por editores internos especializados que não têm afiliações com editoras ou institutos de pesquisa, removendo assim qualquer possível viés ou conflito de interesses.
Cada editor interno da Web of Science (Clarivate) está focado em categorias específicas de assuntos, permitindo-lhes ter um conhecimento profundo e diferenciado dos periódicos desse campo. Esse nível de curadoria editorial interna contrasta com os métodos usados em outros bancos de dados disponíveis comercialmente, que dependem de abordagens predominantemente algorítmicas e/ou delegam aspectos da tomada de decisões editoriais à comunidade de pesquisa.
Os princípios básicos do processo de seleção permanecem os mesmos. É utilizado um único conjunto de 28 critérios para avaliar os periódicos, divididos em 24 critérios de qualidade projetados para selecionar o rigor editorial e as melhores práticas no nível do periódico, e quatro critérios de impacto projetados para selecionar os periódicos mais impactantes em seus respectivos campos usando a atividade de citação como o principal indicador de impacto.
Os periódicos que atendem aos critérios de qualidade entram no Emerging Sources Citation Index™ (ESCI). Os periódicos que atendem aos critérios adicionais de impacto entram no Science Citation Index Expanded™ (SCIE), no Social Sciences Citation Index™ (SSCI) ou no Arts & Humanities Citation Index (AHCI), dependendo de sua área de conhecimento.
== Dinâmica da Coleção ==
As coleções selecionadas e indexadas na Base Web of Science estão sujeitas a reavaliações periódicas para garantir que os periódicos estejam na coleção apropriada.
Os periódicos ESCI que ganham impacto passam para SCIE, SSCI ou AHCI. Da mesma forma, os periódicos SCIE, SSCI e AHCI que diminuem em impacto passam para ESCI. Qualquer periódico que não atender aos 24 critérios de qualidade será removido da Web of Science Core Collection.
Periódicos no ESCI são reavaliados para possível inclusão no SCIE, SSCI ou AHCI quando sua atividade de citação indica que os critérios de impacto podem ser atendidos, independentemente do tempo desde sua última avaliação. Nesse processo, os periódicos são reavaliados quanto à qualidade primeiro e a avaliação do impacto está sujeita ao atendimento da qualidade. Se os critérios de qualidade e impacto forem atendidos, a revista passa a ser uma coleção emblemática. Nos últimos anos, a estratégia da equipe de avaliadores da Web of Science (Clarivate) tem sido reavaliar os periódicos ESCI que possuem um Journal Impact Factor™ (JIF) estimado que os coloca no Q1 ou Q2 no ranking JIF de sua categoria principal relevante.
Essas reavaliações foram suspensas em 2022, pois o foco atual é avaliar os periódicos quanto à qualidade e não ao impacto. A prioridade será dada aos novos periódicos enviados para avaliação, em paralelo com a remoção de qualquer conteúdo do Web of Science que não atenda mais aos critérios de qualidade adotados.
Todos os novos periódicos selecionados para cobertura serão adicionados ao ESCI e não haverá avaliações de impacto para periódicos novos ou existentes em 2023.
Caso preocupações válidas forem levantadas em relação a um periódico indexado, seja por usuários ou por meio do monitoramento de nossos editores internos, o periódico será reavaliado de acordo com os critérios de seleção. Quando forem levantadas preocupações válidas sobre a qualidade do conteúdo publicado pela revista, o novo conteúdo não será indexado durante a reavaliação. Quando a avaliação estiver concluída, o editor será informado do resultado e a revista:
- será removida da cobertura, se não atender mais aos critérios de qualidade
- ou permanecerá coberta, se continuar a atender aos critérios de qualidade
Se a revista atender aos critérios de qualidade, qualquer conteúdo ausente será indexado. Se o periódico for removido da cobertura, o conteúdo não será preenchido. Nos casos mais graves de violação dos padrões editoriais da revista, conforme determinado por nossos critérios de seleção, o conteúdo publicado poderá ser removido da Base Web of Science™. Os prazos para concluir uma reavaliação dependerão das circunstâncias particulares de cada caso.
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA INDEXAÇÃO DE UMA REVISTA NA WEB OF SCIENCE
== Triagem inicial ==
O principal objetivo desta etapa de triagem é garantir a identificação inequívoca do periódico submetido à avaliação e saber quem contatar em caso de dúvidas ou preocupações. Não há período de embargo para reapresentação se um periódico não passar na triagem inicial.
ISSN
A revista deve ter um ISSN registrado que seja verificável no banco de dados ISSN (https://portal.issn.org/) e seja exibido de forma clara e consistente em todas as plataformas da revista (eletrônica e/ou impressa). Se os ISSNs impressos e eletrônicos estiverem presentes, ambos devem ser exibidos no website da revista e fornecidos na avaliação pelos editores internos especializados da Web of Science.
Título da revista
A revista deve ter um título distinto que esteja alinhado com o ISSN registrado, o escopo declarado da revista, o conteúdo publicado e a demografia da comunidade (conselho editorial e autores). O título deve ser exibido consistentemente no nível do artigo, número (se houver), periódico e site.
Editora da revista
O nome do editor deve ser claramente definido e um endereço físico verificável (não caixa postal) dos escritórios do editor deve ser fornecido. Se houver afiliação ou propriedade de uma sociedade, isso deve ser declarado e informações de contato verificáveis devem ser fornecidas.
URL da revista
Onde as edições on-line e impressa estiverem disponíveis, é obrigatório fornecer o URL do periódico e os detalhes de acesso ao texto completo do conteúdo atual.
Acesso ao conteúdo
A equipe editorial da Web of Science deve ter acesso total ao conteúdo publicado com todas as permissões necessárias para visualizar esse conteúdo. Para assinaturas ou revistas híbridas, a Web of Science fornecerá faixas de IP como a rota preferencial de acesso, alternativamente, os editores podem fornecer um nome de usuário e senha que não expiram.
Política de Presença de Revisão por Pares
A revista deve fornecer uma declaração clara e prontamente acessível de seu compromisso com a revisão por pares e/ou supervisão editorial de todo o conteúdo publicado. Artigos de pesquisa primária devem estar sujeitos a revisão externa por pares. Tipos de revisão que são específicos para certas comunidades acadêmicas, onde são amplamente aceitos (por exemplo, artes ou revistas jurídicas), serão levados em consideração.
Detalhes do contato
Detalhes de contato para as principais funções editoriais e de produção do periódico submetido devem ser fornecidos para permitir a comunicação direta entre o Web of Science e a equipe do periódico.
== Triagem Editorial ==
Nesta etapa, os editores internos da Web of Science revisam o periódico para determinar se uma avaliação editorial completa é merecida. Não há período de embargo para reapresentação se um periódico não passar na triagem editorial em sua primeira avaliação. Se um periódico for subsequentemente reenviado e falhar na triagem editorial pela segunda vez consecutiva, o reenvio está sujeito a um período de embargo de um ano.
Conteúdo Acadêmico
A revista deve conter principalmente material acadêmico original. O nível acadêmico da pesquisa relatada deve ser apropriado para uma audiência de pós-graduação, pós-doutorado e/ou pesquisa profissional.
Títulos e resumos de artigos em inglês
Independentemente do idioma do corpo principal do conteúdo publicado, a revista deve fornecer uma tradução precisa e compreensível para o inglês de todos os títulos dos artigos. Artigos acadêmicos devem ter resumos, e esses resumos devem ser traduzidos para o inglês, bem como as palavras-chave.
Informações Bibliográficas em Escrita Romana
Referências, nomes e afiliações citados devem ser publicados em alfabeto romano para permitir uma indexação rápida, precisa e de fácil compreensão pelos usuários globais.
Clareza de Linguagem
Para títulos, resumos e todos os outros textos publicados apresentados em inglês, o idioma deve ser claro e compreensível para um público global.
Pontualidade e/ou Volume de Publicação
A revista deve informar se tem periodicidade de publicação definida ou se opera em regime de publicação irregular ou contínua. A revista deve estar de acordo com o cronograma estabelecido. O volume de artigos acadêmicos publicados anualmente deve demonstrar que a revista está atraindo interesse suficiente da comunidade acadêmica relevante para ser sustentável. A revista também deve ter publicado conteúdo suficiente em toda a amplitude de seu escopo para permitir uma avaliação abrangente.
Funcionalidade do site/formato da revista
As informações do site devem ser precisas, a arquitetura da informação e o sistema de navegação devem garantir fácil acesso ao conteúdo publicado e a todas as outras características que definem a revista (como Conselho Editorial, instruções aos autores, revisão por pares, modelo de acesso e assim por diante). O site da revista deve ter um link claro para o site da editora e vice-versa.
Presença de Declarações de Ética
A revista deve ser transparente sobre seus requisitos éticos para autores e trabalhos publicados. Se a revista apoiar e usar um ou mais princípios de organizações terceirizadas (WAME, COPE, Declaração de Helsinki, etc.), o texto completo das diretrizes deve ser apresentado e devidamente creditado à fonte ou um link funcional para o o texto completo da diretriz deve ser fornecido.
Detalhes da afiliação editorial
Os membros do Conselho Editorial devem ser identificáveis e disponíveis para contato. Nomes e afiliações institucionais – incluindo país/região – de todos os membros da equipe editorial são obrigatórios (como Editor-Chefe, Membros do Conselho Editorial, Editores Associados, Editores Regionais etc.). Esses detalhes também devem ser fornecidos aos Editores Convidados de edições especiais. Identificadores digitais persistentes (como ResearcherID ou ORCID) ou links para perfis institucionais podem ser fornecidos para especificar a identidade e afiliação dos membros do Conselho Editorial.
Detalhes de afiliação do autor
Os autores de todos os trabalhos acadêmicos devem ser identificados com precisão. Nomes e afiliações institucionais – incluindo país/região – de todos os autores contribuintes são obrigatórios. Identificadores digitais persistentes (como ResearcherID ou ORCID) ou links para perfis institucionais podem ser fornecidos para especificar a identidade e afiliação dos autores.
== Avaliação Editorial (qualidade) ==
Nesta etapa, os editores do Web of Science verificam o alinhamento entre o título da revista, o escopo declarado, a composição de seu corpo editorial e autoria, bem como seu conteúdo publicado. Eles também estão procurando evidências de rigor editorial e adesão aos padrões da comunidade. A responsabilidade pela qualidade de todo o conteúdo publicado, incluindo qualquer conteúdo de edição especial, é do editor e do conselho editorial da revista. Caso um periódico não passe nessa etapa, a resubmissão está sujeita a um período de embargo de pelo menos dois anos.
Composição do Conselho Editorial
As afiliações dos editores e membros do conselho editorial, diversidade geográfica e registros de publicação devem ser consistentes com o escopo declarado e o conteúdo publicado da revista. O tamanho e a composição do Conselho Editorial devem ser consistentes com o volume e a amplitude da produção das publicações. A devida consideração será dada aos periódicos que empregam editores profissionais em tempo integral.
Validade das Declarações
O conteúdo publicado deve demonstrar adesão às políticas declaradas pela revista. Todas as informações exibidas no site da revista devem ser precisas e atualizadas. Não é intenção impor padrões éticos e de plágio. No entanto, conforme exigido, será realizada uma investigação de conteúdo questionável ou falsas alegações.
Revisão por pares
O conteúdo publicado deve refletir uma revisão por pares adequada e eficaz e/ou supervisão editorial. Sinais de revisão por pares deficiente incluem, mas não estão limitados a, artigos que demonstram falta de rigor acadêmico ou validade científica, presença de artigos fora do escopo da revista ou citações irrelevantes.
Relevância do conteúdo
A revista deve ter um escopo bem definido e uma declaração de propósito que mostre foco e coerência. O conteúdo publicado deve ser consistente com o título e o escopo declarado da revista e, quando relevante, com qualquer edição especial publicada.
Detalhes do suporte de concessão de financiamento
Em áreas temáticas em que o apoio financeiro é comum ou necessário, recomenda-se o reconhecimento apropriado em relação à fonte de financiamento.
Aderência aos Padrões da Comunidade Editorial
As políticas editoriais devem ser consistentes com as melhores práticas reconhecidas, como COPE Core Practices e/ou organizações nacionais e internacionais, bem como sociedades acadêmicas que promovem princípios de integridade de pesquisa em suas comunidades. Os artigos da revista são consistentes com as melhores práticas aceitas em sua área de conhecimento (por exemplo, padrões aceitos em organismos ou nomenclatura química).
Distribuição do autor
Os autores devem ter afiliações, diversidade geográfica e registros de publicação que validem sua participação na comunidade acadêmica associada ao escopo declarado da revista.
Citações Apropriadas à Literatura
Espera-se que os artigos reconheçam adequadamente a literatura sobre o assunto.
== Avaliação Editorial (impacto) ==
Os critérios nesta etapa são projetados para selecionar os periódicos mais influentes em um determinado campo de pesquisa, usando a atividade de citação como um indicador primário de impacto. Se um periódico não passar nesta etapa, seu desempenho será monitorado. A revista será reavaliada quando a atividade de citação indicar que os critérios de impacto podem ser atendidos.
Análise comparativa de citações
Os índices mais seletivos (SCIE, SSCI e AHCI) contêm os periódicos mais impactantes em sua disciplina. Na análise comparativa de citações são levados em consideração tanto o número quanto as fontes das citações ao periódico. A estabilidade da atividade de citação também é considerada, pois estamos analisando não apenas a influência de um periódico em um determinado ano, mas também a sustentabilidade dessa influência.
Análise de Citação de Autor
A maioria dos autores deve ter um histórico de publicação discernível na Web of Science. As redes de citações dos autores devem ser adequadas à categoria e a periódicos de escopo comparável.
Análise de Citação do Conselho Editorial
A maioria dos membros do Conselho Editorial deve ter um histórico de publicação discernível na Web of Science. As redes de citações dos membros do Conselho Editorial devem ser adequadas à categoria e aos periódicos de escopo comparável.
Significado do Conteúdo
O conteúdo da revista deve ser de interesse, importância e valor para os leitores pretendidos e para os assinantes da Web of Science. A importância do conteúdo pode ser evidenciada como uma especialização única, nova perspectiva, foco regional, conteúdo incomum ou conteúdo que enriquece a abrangência da cobertura do Web of Science. Esses atributos não são refletidos exclusivamente na atividade de citação no nível do periódico.
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Bem, os 28 critérios foram apresentados acima. Diante dessas informações, incentivamos as Revistas USP a buscarem contemplar e aderir a todos os 28 critérios apresentados para que possamos submetê-las à análise da equipe editorial interna da Base Web of Science, visando à indexação da revista.
== Como enviar uma Revista para que seja analisada pela Web of Science ==
Para enviar periódicos para avaliação, entre em contato com a Editora que abriga seu periódico e o publica. Na Universidade de São Paulo, a Editora (Publisher) responsável pela publicação das revistas hospedadas no Portal de Revistas USP é a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP) . Para contato conosco, utilize o e-mail: atendimento@abcd.usp.br A/C Elisabeth Dudziak, da Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP.
Observação: somente as Editoras de periódicos têm acesso ao Portal da Editora (Publisher) e somente as Editoras de periódicos podem enviar solicitações de avaliação por meio do Web of Science Publisher Portal .O Portal da Editora só deve ser usado para enviar solicitações de avaliação para periódicos não indexados atualmente na Web of Science Core Collection e não deve ser usado para enviar solicitações de reavaliação para periódicos indexados no ESCI. As reavaliações de impacto para os periódicos atualmente indexados na ESCI serão realizadas com base no monitoramento interno e não em resposta a solicitações enviadas pelos editores.
== Relação entre a coleção principal do Web of Science e os relatórios de citações de periódicos ==
O Journal Citation Reports™ (JCR) é atualizado anualmente.
Periódicos que são aceitos no SCIE, SSCI, AHCI ou ESCI antes de 1º de janeiro e que permanecem cobertos em uma dessas coleções quando a produção do JCR é iniciada em março, são elegíveis para aparecer no lançamento de junho dos dados do JCR e receber um Web of Indicador de Citação de Periódicos Científicos (JCI).
Anteriormente, apenas os periódicos SCIE e SSCI que atendiam a esses requisitos também eram elegíveis para receber um Journal Impact Factor™ (JIF). A partir do lançamento do JCR de junho de 2023, todos os periódicos que atendem a esses requisitos também são elegíveis para receber um Journal Impact Factor™ (JIF). Mais informações estão disponíveis aqui.
== REFERÊNCIAS ==
[1] CLARIVATE. Web of Science Journal Evaluation Process and Selection Criteria. Disponível em: https://clarivate.com/products/scientific-and-academic-research/research-discovery-and-workflow-solutions/webofscience-platform/web-of-science-core-collection/editorial-selection-process/editorial-selection-process/ Acesso em: 03 agosto 2023.
[2] CLARIVATE. Slides do Webinar “Conheça os critérios de indexação dos periódicos na Web of Science” já disponíveis. https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-criterios-wos-17maio2023/ Acesso em: 03 agosto 2023.
Sobre a Clarivate
Clarivate™ é um provedor líder global de serviços de informação. Conecta pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar sua perspectiva, seu trabalho e nosso mundo. As soluções de assinatura e baseadas em tecnologia são combinadas com profundo conhecimento de domínio e abrangem as áreas de Academia e Governo, Propriedade Intelectual e Ciências da Vida e Saúde.
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08/08 – 13h30 | Webinar Web of Science: Perfis de Pesquisadores e o Preprint Citation Index
O objetivo da sessão é esclarecer sobre a nova base de dados do Preprint Citation Index, que traz informações vindas dos mais importantes repositórios de preprint, é uma base multidisciplinar que nos permite conhecer, com dados de confiança, o que está sendo produzido, com mais rapidez. É uma base independente da Coleção Principal da Web of Science, mas que pode ser inclusive, pesquisada em conjunto com ela, para que possa ter uma visão mais ampla do panorama da publicação cientifica.
Vamos abordar também os Perfis de pesquisador da Web of Science, onde os pesquisadores poderão registrar suas atividades como autores, revisores, editores ou membros de corpos editoriais de revistas. Essa plataforma de cadastramento de autores que começou como uma plataforma independente (ResearcherID, Publons), agora é parte integrante da plataforma da Web of Science, o que facilita a manutenção e análise desses dados, pela integração com a própria base.
Webinar Web of Science: Perfis de Pesquisadores e o Preprint Citation Index
Data: 08 de agosto de 2023
Horário: 13h30 – 15h30
Inscrições: https://doity.com.br/wos-profiles-preprint-citation-index-08ago2023== Sobre o Preprint Citation Index da Web of Science ==
Conecte preprints ao ecossistema Web of Science. Atualmente, o Preprint Citation Index da Web of Science congrega em torno de 2 milhões de documentos de 5 repositórios: arXiv, bioRxiv, medRxiv, chemRxiv e Preprints.org.
- Monitore automaticamente os novos desenvolvimentos encontrados em preprints juntamente com artigos de periódicos e documentos de conferências.
- Avalie melhor a qualidade da pré-impressão e entenda rapidamente a relação de uma pré-impressão com outros itens de pesquisa acadêmica e incorpore pré-impressões em seu processo de pesquisa com um nível mais alto de confiança.
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- Obtenha Insights mais profundos sobre pré-impressões com informações expandidas do autor, ampliando sua visão da experiência de um pesquisador com preprints conectados aos Perfis de Pesquisador do Web of Science. Coloque os preprints no contexto da carreira de um pesquisador para obter informações úteis sobre a pesquisa apresentada, bem como as redes de citações.
- Descubra as conexões entre pesquisas de ponta e artigos publicados em periódicos acadêmicos revisados por pares.
Links para versões de registro. - Encontre e faça referência a artigos de periódicos revisados por pares com links de pré-impressões para registros da Coleção Principal do Web of Science.
Metadados padronizados. - Identifique tendências no cenário de pré-impressão com metadados de pré-impressão completos e padronizados a partir de 2021, incluindo afiliações, regiões e financiadores de apoio.
== Sobre os Perfis de Pesquisadores na Web of Science ==
Você está procurando uma maneira eficaz de mostrar suas contribuições acadêmicas e impacto de citações, tudo em um só lugar? Seu tempo é precioso. Simplifique seus processos com um perfil de pesquisador do Web of Science – reunindo publicações e citações junto com revisões e editorias verificadas por editores.
Os perfis de pesquisadores do Web of Science ajudam você a aumentar sua visibilidade na comunidade mundial de pesquisa. Em algumas etapas fáceis, você pode compartilhar uma visão completa de suas realizações para atrair colaboradores e financiadores.
Garanta que colegas e avaliadores possam visualizar facilmente o impacto do seu trabalho por meio de visualizações exclusivas baseadas em dados provenientes do banco de dados de citações mais confiável do mundo. Reivindique seu lugar na rede de citações mais confiável do mundo
- Seja notado por financiadores e potenciais colaboradores
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- Suas contribuições acadêmicas em um só lugar:
Colete suas publicações e monitore suas métricas de citação.
Exiba seu trabalho de revisão por pares e edição de periódicos.
Destaque-se da multidão com crachás exclusivos. - Controle de identidade:
Colete suas publicações e monitore suas métricas de citação. Exiba seu trabalho de revisão por pares e edição de periódicos. Oculte nomes falecidos ou solteiros. Torne o nome escolhido detectável. Atualize seus dados com facilidade.
Instrutora: Deborah Dias – Especialista de Treinamento a clientes – Clarivate
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Clarivate