O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
- Março 2025
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
-
Slides e Gravação do Webinar Proquest Dissertations & Thesis Citation Index
A Universidade de São Paulo possui a assinatura e acesso, por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP), à Base de Dados ProQuest Dissertations & Theses Global, que oferece acesso a 5 milhões de citações de dissertações e teses de todo o mundo de 1637 até os dias atuais, juntamente com mais de 2,7 milhões de dissertações em texto completo que estão disponíveis para download em formato PDF.
A base de dados apresenta texto completo para a maioria das dissertações adicionadas desde 1997 e uma forte cobertura de texto completo retrospectivo para trabalhos de pós-graduação mais antigos. Mais de 200.000 novas dissertações e teses são adicionadas a base de dados a cada ano. Milhões de títulos estão disponíveis para compra.
Esta base de dados inclui citações bibliográficas de materiais que vão desde a primeira dissertação nos Estados Unidos, aceita em 1861, bem como dissertações europeias do século 17, até aquelas aceitas no semestre passado.
Webinar Teses e Dissertações: descubra tudo com o Proquest Dissertations & Thesis Citation Index
Data: 25 de abril de 2024
Horário: 10h
Slides: Discover New Insights into Early Career Scholarship Webinar PQDTStreaming recording link:
https://clarivatesupport.webex.com/clarivatesupport/ldr.php?RCID=494ab62ca8a248952ff8139f121df419
Download recording link:
https://clarivatesupport.webex.com/clarivatesupport/lsr.php?RCID=8aad8872459d5267b3b9057eaa7e3d14ProQuest Dissertations & Theses Global é o repositório oficial de dissertações da Biblioteca do Congresso, mais de 4.200 instituições contribuintes e 200.000 trabalhos adicionados anualmente. O texto completo em PDF de mais de 2,7 milhões desses títulos está disponível, incluindo centenas de milhares de títulos publicados antes de 1997.
Com a ProQuest Dissertations & Theses Global:
Alunos de pós-graduação podem consultar a base de dados para certificar-se de que seus tópicos de tese ou dissertação ainda não tenham sido escritos
Alunos, professores e outros pesquisadores devem procurar títulos relacionados a seus interesses acadêmicos
Permite acesso instantâneo a materiais de pesquisa multidisciplinares de alta qualidade e construção de sua coleção particular – com cada dissertação ou tese selecionada em sua busca.
Link para acesso: https://www.proquest.com/pqdtglobal Acesso via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN. Participe deste Webinar para aprofundar seus conhecimentos.
Ministrante: Deborah Dias (Especialista em Treinamentos da Clarivate)
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Clarivate.
-
Slides e Gravação do Webinar InCites: sua plataforma de prospecção de pesquisas e análises (abril 2024)
O InCites (Clarivate Analytics) é uma base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science.
É uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro.
Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.
Tenha uma compreensão mais profunda dos recursos da Plataforma InCites com explicações incorporadas diretamente aos tópicos e tipos de análises possíveis.
Webinar InCites: sua plataforma de prospecção de pesquisas e análises
Data: 15 de abril de 2024
Horário: 14h30
Slides: InCites Overview port ddfinal 2Guia sobre citações: Citation Topics Overview short
Streaming recording link:
https://clarivatesupport.webex.com/clarivatesupport/ldr.php?RCID=28c5d44d8e8b02d3e263c680a7c16deb
Download recording link:
https://clarivatesupport.webex.com/clarivatesupport/lsr.php?RCID=bef2e0cf7eac1f1b9d70752b02bf3993O InCites permite:
- Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista;
- Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento;
- Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto;
- Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente;
- Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais;
- Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país;
- Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais.
O InCites – https://incites.clarivate.com – está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo por meio de IPs de computadores autorizados. O acesso também pode ser feito remotamente por VPN.
No primeiro acesso, é importante registrar-se como usuário e habilitar cookies. Ao salvar informações da visita, eles facilitam sua experiência on-line e permitem visualizações específicas de gráficos, imagens e tabelas, que podem ser exportados.
Ministrante: Deborah Dias (Especialista em Treinamentos da Clarivate)
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Clarivate.
-
Declaração de Barcelona sobre Informação Aberta de Pesquisa
Durante Webinar que será realizado dia 23 de abril de 2024 será lançada oficialmente a Declaração de Barcelona sobre Informação Aberta de Pesquisa.
O panorama da informação em pesquisa requer mudanças fundamentais. Os signatários da Declaração de Barcelona sobre Informação Aberta para a Pesquisa comprometem-se a assumir a liderança na transformação da forma como a informação de pesquisa é utilizada e produzida. A abertura de informações sobre a condução e a comunicação da pesquisa deve ser a nova norma.
A informação aberta sobre pesquisa permite que as decisões de política científica sejam tomadas com base em evidências transparentes e dados inclusivos. Permite que as informações utilizadas nas avaliações de investigação sejam acessíveis e auditáveis por aqueles que estão a ser avaliados. E permite que o movimento global em direção à ciência aberta seja apoiado por informações totalmente abertas e transparentes.
Saiba mais lendo a matéria completa no website de Acesso Aberto da USP: https://www.acessoaberto.usp.br/declaracao-barcelona-informacao-aberta-pesquisa-2024/
-
Guia para gestão e divulgação de dados de pesquisa 2024
Com direção de publicação do Ministério Francês de Ensino Superior e Pesquisa, coordenação editorial da Universidade de Lille e apoio do Conselho científico: The Skills and Training College of The Committee for Open Science, acaba de ser publicado o e-book Open Science Research Data (Février 2024). Esta é uma tradução livre do texto.
Derivado do Passport for Open Science, um guia concebido para acompanhar os estudantes de doutoramento em todas as etapas da sua carreira de pesquisa, qualquer que seja a sua área disciplinar, o presente guia Open Science Research Data (Février 2024) fornece um conjunto de ferramentas e boas práticas que podem ser implementadas diretamente, bem como aborda os principais conceitos envolvidos na gestão e divulgação de dados de pesquisa.
Como parte da coleção Passaporte Francês para a Ciência Aberta, este guia cobre os principais conceitos envolvidos na gestão e divulgação de dados de pesquisa. Uma contribuição da organização Ouvrir la science.
Destina-se a pesquisadores como você, seja qual for a sua disciplina! À medida que você lê, você encontrará explicações sobre o que são os dados de pesquisa, as questões envolvidas em gerenciá-los com sabedoria e os benefícios de compartilhá-los, bem como a melhor forma de receber suporte para gerenciá-los e compartilhá-los.
Tudo que você precisa saber sobre dados de pesquisa: https://www.acessoaberto.usp.br/guia-para-gestao-e-divulgacao-de-dados-de-pesquisa-2024/
-
Lançado Edital 2024 de Apoio às Revistas USP
Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USPPreâmbulo
O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2024 de publicação dos periódicos da USP, em caráter excepcional, uma vez que ainda se encontra em andamento o Edital 2023, a ser finalizado em 3 de junho de 2024.
O propósito deste Edital de 2024 dá continuidade ao alinhamento entre os objetivos estratégicos da Universidade e o atendimento às demandas dos editores de revistas credenciadas no referido Programa.
Objetivo do Edital
O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.
Período de Submissão de Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8 horas da manhã do dia 8 de abril de 2024 até às 23h59 horas do dia 8 de maio de 2024.
Saiba mais consultando o Portal de Revistas USP: https://www.revistas.usp.br
-
Slides e imagens das atividades do Dia da Pessoa Bibliotecária 2024 USP, Unicamp e Unesp
Neste ano de 2024, o conjunto de bibliotecas das três universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e Unesp, promoveu duas atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária: 4º Seminário de Compartilhamento de Experiências das Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp e a Visita Guiada à Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Unicamp).
No dia 12 de março de 2024, o 4º Seminário de Compartilhamento de Experiências das Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp, realizado na Sala da Congregação da FEA/USP, São Paulo, SP, contou com a participação de mais de 130 colegas que atuam em bibliotecas.
O objetivo do evento foi compartilhar experiências apresentadas pelos profissionais das três universidades estaduais paulistas USP, Unicamp e Unesp, com foco nos trabalhos apresentados no SNBU 2023.
O Seminário também contou com a apresentação da Palestra “BiblioGPT: inteligência artificial generativa para organizar e disseminar informação”, ministrada pelo Prof. Dr. Moacir Antonelli Ponti (ICMC/USP). https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/BiblioGPT_-IA-Generativa-USP-2024-Prof-Moacir-ICMC.pdf
Além disso, tivemos a palestra apresentada por Viviane Hirschbruch da Clarivate: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/04/Clarivate-2024-Dia-do-Bibliotecario-Cruesp-2024-_VH2.pdf
== IMAGENS DO SEMINÁRIO ==
O outro evento que marcou as Comemorações do Dia da Pessoa Bibliotecária 2024, foi a Visita Guiada à Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Unicamp), realizada no dia 15 de março de 2024 em Campinas, SP.
== IMAGENS DA VISITA ==
-
30/04 – 14h |Webinar Soluções Clarivate para desenvolver sua estratégia de rankings
Os rankings de Universidades são uma maneira muito comum de se entender onde uma determinada universidade está posicionada dentro do panorama acadêmico de uma forma mais ampla.
A posição em um ranking é decisiva para estudantes, quando vão escolher onde terão sua formação superior, e governos, empresas e agencias de financiamento são mais favoráveis a universidades melhor ranqueadas.
Ampliando a excelência da pesquisa pode ajudar as universidades a avançar em todo o seu potencial, melhorando suas classificações.
Assista essa sessão para conhecer mais sobre as soluções, dados e serviços da Clarivate que podem ser utilizados para suportar a estratégia de ranking da sua universidade, para obter melhores classificações.
Webinar Soluções Clarivate para desenvolver sua estratégia de rankings
Data: 30 de abril de 2024
Horário: 14h
Inscrições: https://clarivatesupport.webex.com/weblink/register/r346dadfef8faba50c85993c2be6107c7Ministrante: Deborah Dias (Especialista em Treinamentos da Clarivate)
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Clarivate.
-
25/04 – 10h | Webinar Teses e Dissertações: descubra tudo com o Proquest Dissertations & Thesis Citation Index
A Universidade de São Paulo possui a assinatura e acesso, por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP), à Base de Dados ProQuest Dissertations & Theses Global, que oferece acesso a 5 milhões de citações de dissertações e teses de todo o mundo de 1637 até os dias atuais, juntamente com mais de 2,7 milhões de dissertações em texto completo que estão disponíveis para download em formato PDF.
A base de dados apresenta texto completo para a maioria das dissertações adicionadas desde 1997 e uma forte cobertura de texto completo retrospectivo para trabalhos de pós-graduação mais antigos. Mais de 200.000 novas dissertações e teses são adicionadas a base de dados a cada ano. Milhões de títulos estão disponíveis para compra.
Esta base de dados inclui citações bibliográficas de materiais que vão desde a primeira dissertação nos Estados Unidos, aceita em 1861, bem como dissertações europeias do século 17, até aquelas aceitas no semestre passado.
Webinar Teses e Dissertações: descubra tudo com o Proquest Dissertations & Thesis Citation Index
Data: 25 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://doity.com.br/conhecendo-base-teses-dissertacoes-wos-25abr2024ProQuest Dissertations & Theses Global é o repositório oficial de dissertações da Biblioteca do Congresso, mais de 4.200 instituições contribuintes e 200.000 trabalhos adicionados anualmente. O texto completo em PDF de mais de 2,7 milhões desses títulos está disponível, incluindo centenas de milhares de títulos publicados antes de 1997.
Com a ProQuest Dissertations & Theses Global:
Alunos de pós-graduação podem consultar a base de dados para certificar-se de que seus tópicos de tese ou dissertação ainda não tenham sido escritos
Alunos, professores e outros pesquisadores devem procurar títulos relacionados a seus interesses acadêmicos
Permite acesso instantâneo a materiais de pesquisa multidisciplinares de alta qualidade e construção de sua coleção particular – com cada dissertação ou tese selecionada em sua busca.
Link para acesso: https://www.proquest.com/pqdtglobal Acesso via computador autorizado USP ou acesso remoto VPN. Participe deste Webinar para aprofundar seus conhecimentos.
Ministrante: Deborah Dias (Especialista em Treinamentos da Clarivate)
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Clarivate.
-
23/04 – 10h | Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas
Escolher a melhor revista para publicar seu artigo não é tarefa fácil. É necessário primeiramente realizar uma pesquisa de qualidade baseada na originalidade e que tenha potencial de ser reconhecida pelos pares como pesquisa relevante.
É preciso também estruturar seu texto de acordo com os preceitos da comunicação científica.
Além disso, é importante pesquisar bastante e ler muito para conseguir estabelecer quais revistas publicam artigos sobre o tema de sua pesquisa.
Este webinar tem como objetivo auxiliar os/as autores/as a encontrar as melhores revistas para publicar seus artigos.
Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas
Data: 23 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_1wrT_nIrT6CfsoZ-Vh54Wg#/registration== Agenda ==
Conheça as melhores estratégias combinando as ferramentas Elsevier:
- Journal Finder
- Scopus
- SciVal
- Researcher Academy
1. Encontre uma Revista
Descubra os periódicos mais adequados e qualificados para publicar sua pesquisa. Para obter uma lista abrangente de periódicos consulte a Base Scopus https://www.scopus.com/sources.uri (Elsevier).Dicas
- Leia os objetivos e o escopo da revista para ter certeza de que é compatível
- Verifique se você pode enviar — alguns periódicos são apenas para convidados
- Use métricas de diário para entender o impacto de um diário
- Se disponível, verifique o periódico em Journal Insights( abre em nova aba/janela )para obter informações adicionais sobre impacto, velocidade e alcance
2. Prepare seu artigo para submissão
Consulte as orientações e guias para a submissão de seu artigo. Observe a formatação e as etapas essenciais na preparação de um artigo. É muito importante que você siga o “guia para autores” específico da revista para a qual está submetendo. Isso pode ser encontrado na página inicial da revista.3. Prepare seus dados de pesquisa
Se você tiver dados de pesquisa para compartilhar, leia o guia para autores para descobrir quais opções a revista oferece para compartilhar dados de pesquisa com seu artigo.4. Faça a submissão de seu trabalho
Você pode enviar artigos para a maioria dos periódicos usando sistemas online de submissão. O sistema que você usará dependerá do periódico para o qual você envia.Dicas
- Confira as opções de acesso aberto na página inicial da revista
- Considere as opções para compartilhar seus dados de pesquisa
- Seja preciso e claro ao verificar suas provas
- Informe-se sobre direitos autorais e licenciamento
5. Acompanhe seu trabalho
Rastreie seu artigo enviado. Você pode acompanhar o status do seu trabalho enviado online. O sistema que você usa para rastrear seu envio será o mesmo sistema para o qual você enviou. Use o número de referência que você recebeu após o envio para rastrear seu envio. Caso tenha dúvidas, entre em contato com os editores da revista.6. Compartilhe e promova seu trabalho
Quando seu artigo for publicado, você pode promovê-lo para obter um impacto maior em sua pesquisa. Compartilhar pesquisas, realizações e ambições com um público mais amplo torna você mais visível em sua área. Isso ajuda você a ser mais citado, permitindo que você cultive uma reputação mais forte, promova sua pesquisa e avance em sua carreira.Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
22/04 – 10h | Webinar SciVal: prospecção de tendências de pesquisa e análise cientométrica
SciVal oferece acesso rápido e fácil ao desempenho de pesquisa de mais de 20.300 instituições e pesquisadores associados de 230 nações em todo o mundo.
A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvido pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct.
Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus.
Acesso aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado.
O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com/, e registro referencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com/, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP
O SciVal permite:
- Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição, país ou região;
- Analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição;
- Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional;
- Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.
Participe deste Webinar e saiba mais sobre a Solução SciVal.
Webinar SciVal: prospecção de tendências de pesquisa e análise cientométrica
Data: 22 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_E36uO7CUQ5CQ4N_4g9UwAA#/registration== Agenda ==
- Módulos: Overview, Benchmarking, Collaboration, Trends e Impact
- Métricas SnowBall
- Conheça tudo sobre a sua linha de pesquisa para pensar estrategicamente futuras ações e publicações
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
Abril 2024 – I Curso de Outono de Escrita Científica
Projetado para apoiar pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, o I Curso de Outono em Escrita Científica da USP visa aprimorar as habilidades científico-acadêmicas de alunos de pós-graduação, pós-doutores, docentes e pesquisadores, além de alunos de graduação, em pesquisa básica e/ou aplicada.
Espera-se que os participantes otimizem suas potencialidades no desenvolvimento de pesquisa científica de alto nível, no estado-da-arte, através da adequada redação científica de artigos científicos internacionais.
Nessa nova edição, o curso traz 4 módulos que abordam desde a estrutura de artigos científicos, passando por linguagem e editoração, até temas atuais como a utilização de Inteligência Artificial no apoio à escrita.
O I Curso é promovido pelo Portal da Escrita Científica da USP São Carlos e será ministrado pelo prof. Valtencir Zucolotto.
Link para Inscrição: http://tiny.cc/
dcbjxz Prof. Dr. Valtencir Zucolotto
Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É Professor Associado e coordenador do Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos – IFSC da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina. Desenvolveu e ministra vários cursos e minicursos em Escrita Científica, e já publicou mais de 128 artigos em revistas internacionais e 8 capítulos de livros. Possui fator H 26. É editor associado de revistas científicas internacionais na área de Nanomedicina. Informações: www.nanomedicina.com.br.https://www.zucoescrita.com (Curso completo EAD)
-
15/04 – 14h30 | Webinar InCites: sua plataforma de prospecção de pesquisas e análises
O InCites (Clarivate Analytics) é uma base de dados analítica que permite análises bibliométricas e cientométricas a partir de registros de artigos, trabalhos e outras publicações indexadas na Base Web of Science.
É uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro.
Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.
Tenha uma compreensão mais profunda dos recursos da Plataforma InCites com explicações incorporadas diretamente aos tópicos e tipos de análises possíveis.
Webinar InCites: sua plataforma de prospecção de pesquisas e análises
Data: 15 de abril de 2024
Horário: 14h30
Inscrições: https://doity.com.br/incites-15abr2024O InCites permite:
- Avaliar o desempenho ao longo do tempo de um pesquisador, instituição, área de conhecimento ou revista;
- Comparar o desempenho de sua universidade com outras 5.000 instituições, inclusive em determinadas áreas do conhecimento;
- Identificar áreas de de pesquisa com potencial de crescimento e impacto;
- Identificar áreas de conhecimento fortes e fracas, para alocar recursos de forma precisa e inteligente;
- Monitorar as atividades de colaboração, para identificar parceiros atuais e potenciais;
- Analisar o impacto de um artigo, revista, autor, instituição, país;
- Analisar o impacto das pesquisas financiadas por agências nacionais e internacionais.
O InCites – https://incites.clarivate.com – está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo por meio de IPs de computadores autorizados. O acesso também pode ser feito remotamente por VPN.
No primeiro acesso, é importante registrar-se como usuário e habilitar cookies. Ao salvar informações da visita, eles facilitam sua experiência on-line e permitem visualizações específicas de gráficos, imagens e tabelas, que podem ser exportados.
Ministrante: Deborah Dias (Especialista em Treinamentos da Clarivate)
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Clarivate.
-
Agenda de Treinamentos ABCD-USP para estudantes, docentes e equipes de bibliotecas universitárias
Apresentamos aqui nossa agenda de treinamentos e apresentações online e/ou presenciais do 1º semestre de 2024. Os eventos são organizados e promovidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABDC-USP) em conjunto com os principais fornecedores de informação científica do mundo.
Os webinars têm como objetivo apresentar e aprofundar os conhecimentos sobre plataformas, soluções, produtos e serviços de informação científica e acadêmica.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Todos os webinars são gratuitos e abertos.
== FEVEREIRO ==
Webinar Overview of Dimensions and the SDGs
Data: 29/02/2024
Horário: 11h
Slides e Gravação: https://www.abcd.usp.br/noticias/gravacao-e-slides-dimensions-and-sdg-29fev2024/== MARÇO ==
Webinar Webinar new Grants Index na Web of Science
Data: 15 de março de 2024
Horário: 12h
Os materiais serão disponibilizados em breveWebinar Cortellis Drug Discovery Intelligence- Novidades em 2024
Data: 22 de março de 2024
Horário: 10h
Os materiais serão disponibilizados em breveWebinar Turnitin: orientações de uso e novidades
Data: 22 de março de 2024
Horário: 11h
Slides do webinar: https://www.abcd.usp.br/informa/slides-do-webinar-sobre-turnitin2024/Webinar Web of Science: garanta aqui a qualidade da sua pesquisa
Data: 26/03/2024
Horário: 14h30
Inscrições: https://doity.com.br/web-of-science-26marco2024Webinar ScienceDirect: plataforma de textos científicos completos
Data: 28 de março de 2024
Horário: 14h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-sciencedirect-mendeley== ABRIL ==
Webinar Compendex: principal base de dados da Elsevier voltada para engenharia (Webinar em inglês)
Data: 02 de abril de 2024
Horário: 10h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-compendex-para-engenharia/Webinar Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Data: 09 de abril de 2024
Horário: 10h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/informa/webinar-scopus-09abril2024/Aula Aberta – Explorando a Sage Research Methods e seus recursos
Data: 09 de abril de 2024
Horário: 14h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/informa/aula-aberta-sage-research-methodsWebinar Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde
Data: 11 de abril de 2024
Horário: 10h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/informa/webinar-embase11abril2024/Webinar InCites: sua plataforma de prospecção de pesquisas e análises
Data: 15 de abril de 2024
Horário: 14h30
Inscrições: https://doity.com.br/incites-15abr2024I Curso de Outono em Escrita Científica (Online)
Promoção: Portal da Escrita Científica da USP São Carlos
Período: 17/04/2024 – 25/04/2024
Horário: 15:30 – 17:00
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/informa/curso-de-escrita-cientifica-abril-2024/Webinar SciVal: prospecção de tendências de pesquisa e análise cientométrica
Data: 22 de abril de 2024
Horário: 10h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/informa/webinar-scival-22abril2024/Webinar Onde publicar seu artigo? Dicas sobre seleção de revistas
Data: 23 de abril de 2024
Horário: 10h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-onde-publicar-seu-artigo/Webinar Teses e Dissertações: descubra tudo com o Proquest Dissertations & Thesis Citation Index
Data: 25 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://doity.com.br/conhecendo-base-teses-dissertacoes-wos-25abr2024Webinar Soluções Clarivate para desenvolver sua estratégia de rankings
Data: 30 de abril de 2024
Horário: 14h
Saiba mais: https://www.abcd.usp.br/informa/webinar-clarivate-para-rankings-30abril2024/== MAIO ==
Webinar Apresentando Scopus AI para USP
Data: 07 de maio de 2024
Horário: 14:30h
Inscrições: https://www.abcd.usp.br/noticias/webinar-scopus-ai-2024/Webinar sobre o Uso da Plataforma Dimensions (Digital Science)
Data: 21 de maio de 2024
Horário: 10h – 12h
Inscrições: https://bit.ly/usp-dimensionsPúblico-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com os fornecedores de informação.
-
11/04 – 10h | Webinar “Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde”
Embase é considerada referência na área de respostas biomédicas e farmacológicas. Está disponível no Portal de Revistas da Capes.
Ferramenta de pesquisa biomédica, a Embase apresenta informações sobre drogas e tratamento de doenças, por meio de conteúdo confiável e autorizado que permite às áreas biomédica e farmacêutica, o desenvolvimento de novos medicamentos e a descoberta de novas aplicações para drogas existentes.
Participe deste Webinar e saiba mais sobre a Base de Dados Embase.
Webinar “Embase: pesquisa nas áreas Biomédica e de Saúde”
Data: 11 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_2YU6HPrnRWyO1FpY31XLZQEmbase permite aos usuários recuperar artigos relevantes que muitas vezes não podem ser encontrados em outras ferramentas de busca. Esse conteúdo pode ser encontrado porque o Embase combina um trabalho de indexação com uma poderosa ferramenta de busca.
Em seu website são apresentados os benefícios que a utilização da ferramenta traz nas áreas de:
- medicina baseada em evidências, onde contribui para a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências, melhorando os resultados dos pacientes, aumentando a descoberta de evidências biomédicas e fornecendo informações biomédicas abrangentes e atualizadas;
- na área de farmacovigilância, onde contribui no monitoramento da literatura da área;
- na área de desenvolvimento de dispositivos médicos e vigilância pós-comercialização, onde contribui nas etapas de desenvolvimento de dispositivos médicos com informações biomédicas de alta qualidade, que vai do conceito e design até a vigilância pós comercialização;
- no desenvolvimento de medicamentos, onde contribui na descoberta de relações entre drogas, doenças e interações medicamentosas, fornecendo informações biomédicas críticas para o desenvolvimento, reposicionamento e segurança de medicamentos.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
09/04 – 14h | Aula Aberta – Explorando a Sage Research Methods e seus recursos
Vamos realizar uma atividade de difusão de recursos acadêmicos à pesquisa em geral, indicada principalmente para alunos de graduação e de mestrado. Contamos com sua colaboração para a plena difusão das informações a seguir e com sua presença no Auditório Milton Santos (Prédio da Geografia e História/FFLCH/USP).
Título: Aula Aberta – Explorando a Sage Research Methods e seus recursos
Quando: 09 de abril de 2024, das 14h às 16h
Onde: Auditório Milton Santos, FFLCH – Presencial para a comunidade FFLCH e transmissão ao vivo pelo YouTube para toda a comunidade USP e externa (em que pese não ser restringido o acesso ao auditório)
Descrição: A Comissão de Pesquisa e Inovação da FFLCH, em parceria com a Biblioteca Florestan Fernandes e com o apoio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, convida a comunidade da Universidade de São Paulo (USP) para uma aula aberta na disciplina de Iniciação à Pesquisa em Geografia 2 do Prof. Júlio César Suzuki. Este evento se concentra na Sage Research Methods, uma plataforma em recursos para métodos de pesquisa. Rodrigo Melos dos Santos estará à frente da apresentação das funcionalidades e no valor que a Sage Research Methods pode trazer para sua pesquisa.
Objetivo da Aula: Esta sessão tem como objetivo não apenas familiarizar os participantes com a Sage Research Methods – https://methods.sagepub.com/ , disponível para um trial gratuito de 90 dias, mas também coletar feedback da comunidade USP. A sua opinião é crucial para avaliarmos a possibilidade de aquisição permanente desta ferramenta essencial.
Link da aula aberta: https://www.youtube.com/watch?v=SIvxZfhDw2c
Júlio César Suzuki (CPqI/FFLCH)
Adriana Cybele Ferrari (Biblioteca Florestan Fernandes e ABCD-USP)
Maria Imaculada da Conceição (Biblioteca Florestan Fernandes) -
09/04 – 10h | Webinar Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável
Encontre pesquisas relevantes e respeitadas, identifique especialistas e tenha acesso a dados, métricas e ferramentas analíticas confiáveis.
Tenha confiança em metas educacionais, andamento, direção e prioridade das pesquisas – em um só banco de dados.
Scopus– base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações.
Apresenta uma visão abrangente de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São 70 milhões de registros e 23 mil títulos.
Saiba mais sobre a base de dados Scopus participando deste treinamento que é uma Introdução à Base de Dados Scopus, a maior plataforma de resumos e citações de conteúdo acadêmico revisada por pares. Está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes e pela USP, por meio de computador autorizado ou conexão remota VPN.
Webinar “Scopus: banco de dados de resumos e citações multidisciplinar, abrangente e confiável”
Data: 09 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_qZhIG3pYR7CXjq6-84VKyA#/registrationScopus é o maior banco de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares – periódicos científicos, livros e anais de conferências. Oferecendo uma visão geral abrangente da produção mundial de pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades, o Scopus apresenta ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar pesquisas.
De pesquisadores em busca de descobertas científicas a instituições acadêmicas e agências governamentais que avaliam pesquisas, o Scopus é o banco de dados de resumos e indexação de escolha. Em todo o mundo, o Scopus é usado por mais de 3.000 instituições acadêmicas, governamentais e corporativas. Disponível pelo Portal de Periódicos da Capes.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier
-
Slides do Webinar sobre Turnitin já disponíveis
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibiliza os serviços Turnitin de identificação de similaridade de textos. Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP.
No dia 22 de março de 2024 foi realizado mais um Webinar com orientações de uso da Plataforma Turnitin.
Confira os slides: https://www.abcd.usp.br/wp-content/uploads/2024/03/Ppt-22MARCO2024-Originality.pdf
Professores, alunos e outros colaboradores podem ter acesso à plataforma Turnitin. Para os docentes, é necessário estar vinculado a um Programa de Pós-Graduação. Já o acesso pelos alunos de graduação e pós-graduação pode ser realizado através de uma disciplina ou por meio das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas, mediante cadastro e login realizados previamente.
Nesta sessão online foi apresentado o significado do conceito de originalidade nos trabalhos acadêmicos, como os professores podem apoiar seus alunos com os dados disponíveis no relatório de similaridade, e como os alunos podem utilizar a plataforma Turnitin para melhorar a qualidade das citações e fontes em seus textos, ampliando o impacto de seus trabalhos, bem como a qualidade.
A Plataforma Turnitin permite realizar o carregamento de documentos para depois gerar relatórios que apresentam similaridade com outros textos já publicados. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de plágio.
Mantenha-se bem informado sobre este e outros recursos que apoiam a ética, integridade e originalidade das produções acadêmicas e científicas.
Mesmo que não possa participar, inscreva-se para receber os slides. Assim, você poderá conferir com calma as informações apresentadas durante o Webinar.
Público-alvo: estudantes, docentes, equipes de bibliotecas e demais interessados.
Organização: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) em parceria com a Turnitin.
-
02/04 – 10h | Webinar Compendex: principal base de dados da Elsevier voltada para engenharia
Compendex (Engineering Village) – é uma base de referências e resumos de resultados de pesquisas mantida pela Elsevier que cobre todas as disciplinas da Engenharia.
Oferece mais de 27 milhões de registros referenciais publicados por mais de 2 mil editores científicos internacionais, de mais de 80 países, cobrindo mais de 190 disciplinas de engenharia.
Particularidades diferenciais: utilização de Tesauro de Engenharia (vocabulário controlado de engenharia), e Filtro Numérico (filtragem de resultados por propriedades, unidades e valores verdadeiramente numéricos).
Áreas relacionadas: Física Aplicada, incluindo Óptica; Bioengenharia e Biotecnologia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciência de materiais; Instrumentação, incluindo Dispositivos Médicos; Nanotecnologia.
Cada registro é selecionado e indexado usando o Engineering Index Thesaurus que, fundado em 1884, possui registros de praticamente todas as principais principais técnicas, tecnologias, inovações e tendências em Engenharia ao redor do mundo.
O acesso está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes e há um Guia rápido disponível.
Webinar “Compendex: principal base de dados da Elsevier voltada para engenharia” (Webinar em inglês)
Data: 02 de abril de 2024
Horário: 10h
Inscrições: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_bKdZMnTiR_2nNH84gXMagQPúblico-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias.
Organização e promoção: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais em parceria com a Elsevier