O ABCD Informa é um veículo de comunicação que busca reunir matérias selecionadas de interesse das Bibliotecas e da comunidade acadêmica da USP. Desejamos que o ABCD Informa faça parte de suas leituras!
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Compendex no Engineering Village
À medida que o panorama da pesquisa muda, os engenheiros são obrigados a repensar suas estratégias de pesquisa e as ferramentas que estão utilizando. Com uma ênfase crescente na pesquisa aplicada e a necessidade de demonstrar um impacto no mundo real, obter uma visão completa do seu tema de pesquisa para avaliar a novidade com confiança e assegurar o impacto da pesquisa pode ser um fator decisivo.
Descoberta aprimorada: Usando vocabulário controlado, termos de indexação de assunto do Compendex foram adicionados aos registros de patentes, facilitando a pesquisa, compreensão e síntese do que foi desenvolvido, além de validar a novidade de sua próxima ideia.
Resultados mais relevantes e confiáveis: Reduza o risco de perder conteúdos importantes, seja da literatura ou dos registros de patentes, e identifique oportunidades de inovação com base em lacunas atuais. Qual é o resultado? Resultados de busca curados e completos para que você tenha uma visão abrangente.
A Base Compendex Engineering Village possui as ferramentas de busca, análise e navegação que os engenheiros precisam. Engineering Village dá aos alunos acesso fácil a conhecimento específico de engenharia, terminologia, padrões técnicos e os últimos desenvolvimentos e tendências. Dê suporte aos objetivos de aprendizagem incorporando o Engineering Village em sua sala de aula.
O acesso à Base de Dados Compendex Engineering Village deve ser realizado por meio do Portal de Periódicos da Capes utilizando IP de computador autorizado USP ou conexão remota VPN, ou ainda pela Rede CAFe.
O Compendex é uma base de referências e resumo de pesquisas em engenharia técnica e científica disponíveis, cobrindo todas as disciplinas da engenharia. Isso inclui mais de 17 milhões de regitros dentre citações bibliográficas e resumos, periódicos de engenharias e anais de congressos e eventos de 73 países em 190 disciplinas da Engenharia. Quando combinada com a base Engineering Index Backfile (1884-1969), Compendex cobre mais de 120 anos da principal literatura da área de engenharia.
Mantenha-se atualizado: identifique as pesquisas mais recentes e relevantes com marcação avançada específica para engenharia
Encontre respostas: explore conteúdo selecionado para engenheiros, desde artigos revisados por pares e anais de conferências até padrões e dados confiáveis para aprender com as descobertas dos principais engenheiros do mundo
Gere impacto: Descubra oportunidades para transferência de tecnologia e expansão de novas tecnologias para pesquisas e práticas futuras
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OASPA publica exemplos de práticas inclusivas de Publicação em Acesso Aberto
Uma transição bem-sucedida para o acesso aberto é aquela em que todos podem ler e reutilizar trabalhos acadêmicos, e todos podem publicar em acesso aberto.
Esta matéria publicada pela Open Access Sholarly Publishing Association (OASPA) apresenta exemplos de práticas de Open Access (OA) inclusivas em uma variedade de disciplinas, regiões e contextos de publicação.
Muitos exemplos neste post demonstram práticas que são recomendadas pela OASPA com os seguintes objetivos:
– Capacitar todos os acadêmicos para o OA
– Evoluir nas práticas de precificação, compras, financiamento e investimento
– Praticar a transparência
– Reduzir as barreiras e encargos nos fluxos de trabalho de OA
Leia a matéria completa traduzida: https://www.acessoaberto.usp.br/oaspa-praticas-inclusivas-de-publicacao-acesso-aberto/
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Acordos transformativos Capes Wiley, ACS e IEEE: facilitando a publicação em acesso aberto
Acordos Transformativos
Os acordos transformativos são uma inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de acesso aberto (Open Access).
Esses acordos são estratégicos para superar barreiras financeiras e estruturais, buscando integrar os custos de assinatura e publicação.
Os Acordos Transformativos visam integrar os custos de assinatura e publicação, promovendo a disseminação de pesquisas científicas de qualidade de maneira mais acessível e sustentável.
Por meio deles, ocorre a concessão de isenção ou aplicação de descontos para autores sobre o pagamento de taxas de publicação de artigos, o que tem sido uma prática cada vez mais frequente e adotada por grandes editoras científicas internacionais.
A CAPES publicou em 30 de abril de 2024, a Portaria n° 120/2024, que define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto.
A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro de 2023, por meio da Portaria n° 275/2023.
O desconto ou isenção de pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos de autores brasileiros acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com editoras científicas internacionais.
O objetivo é dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil.
O esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos para obtenção de isenção no pagamento de Taxas de Publicação de Artigos pelos Autores e o atendimento a dúvidas sobre os termos e condições dos Acordos Transformativos assinados estão sendo realizado pela equipe do Portal de Periódicos da Capes por meio de dois Canais:
– Perguntas frequentes sobre Taxas de Processamento de Artigo no âmbito do PADICT: https://capes.gov.br/kx5Nz
– Contato para esclarecimentos por e-mail: periodicos@capes.gov.br
== Acordos vigentes ==
A CAPES firmou contrato com a editora Wiley, que permitirá a estudantes, professores e pesquisadores de 434 instituições que integram o Portal de Periódicos, da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES, consultar mais de mil revistas científicas.
O acordo também vai garantir à comunidade acadêmica a publicação de artigos em acesso aberto de forma ilimitada nos periódicos híbridos da Wiley.
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Desde novembro de 2024, a CAPES e o Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated (IEEE) assinaram contrato para o pagamento da Taxa de Processamento de Artigo (APC, sigla em inglês) nas publicações da editora norte-americana. A iniciativa faz parte dos Acordos Transformativos assinados pela Fundação com o objetivo de democratizar o acesso aos periódicos e à produção científica de alto nível.
Entre os títulos da editora disponíveis para submissão, destaca-se o IEEE Access, periódico com 100% de seu conteúdo aberto e de relevante interesse por parte dos pesquisadores brasileiros para publicação dos resultados de suas pesquisas.
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Pesquisadores brasileiros têm a possibilidade de publicar seus artigos nos periódicos da American Chemical Society (ACS), em acesso aberto e sem qualquer custo, após a devida aprovação do processo de revisão por pares. O acordo entre a CAPES e a ACS amplia ainda mais o número de instituições que terão acesso aos conteúdos da editora no Brasil.
A ação visa acelerar a pesquisa, não apenas por fornecer acesso aos periódicos relevantes na área de Química e áreas correlatas, mas também por possibilitar que os autores brasileiros possam expandir a visibilidade de suas pesquisas por meio da publicação em acesso aberto.
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Fonte: CAPES. Acordos transformativos. 02 dez. 2024. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/index.php/acessoaberto/acordos-transformativos.html Acesso em: 29 jan. 2025.
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AccessEngineering está disponível na USP
AccessEngineering é uma plataforma de ensino e referência em engenharia premiada que oferece conteúdo de engenharia interdisciplinar de renome mundial integrado com ferramentas analíticas de ensino e aprendizagem.
A AccessEngineering prepara os alunos para resolver problemas do mundo real, facilita o planejamento e a entrega do currículo para o corpo docente e ajuda os profissionais a encontrar informações relevantes mais rapidamente, gerando maior ROI (Retorno sobre o Investimento).
Reúne recursos que incluem Livros, Vídeos instrucionais, Gráficos interativos, Tabelas para download, Calculadoras e Estudos de caso
Pesquise as últimas edições de manuais de engenharia renomados, como o Perry’s Chemical Engineers’ Handbook , o Marks’ Standard Handbook for Mechanical Engineers e o Standard Handbook for Electrical Engineers , bem como centenas de outras referências de especialistas
Acesse os principais livros didáticos de engenharia de nível superior
Entenda melhor as propriedades dos materiais com o DataVis , a ferramenta interativa de visualização de dados
Resolva com precisão equações complexas de engenharia com planilhas Excel para download
Assista a soluções de engenharia em ação com centenas de vídeos criados por professores e organize as informações do projeto com ferramentas de personalização
Analise dados importantes com milhares de gráficos interativos e tabelas para download
Revise explicações abrangentes passo a passo — não apenas respostas — de problemas de engenharia usando soluções passo a passo
Encontre respostas rapidamente com recursos de pesquisa poderosos e facetados
Desenvolva habilidades empresariais empreendedoras para capitalizar inovações e navegue pelo conteúdo por assunto, setor, curso ou códigos e padrões para encontrar as informações de que você precisa
Site: https://www.accessengineeringlibrary.com
Editor/Agregador: McGraw Hill / Dot.Lib
Assinatura: USP (13.01.2025 a 12.01.2027)
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AccessMedicine está disponível na USP
AccessMedicine é um recurso médico on-line abrangente que oferece acesso rápido e direto às informações necessárias para a conclusão de avaliações, diagnósticos e decisões clínicas, além de auxiliar em pesquisas, educação médica, autoavaliações e análises gerais.
O AccessMedicine fornece aos estudantes de medicina uma variedade de recursos necessários para se destacarem em estudos de ciências básicas e estágios; ajuda residentes, enfermeiros e assistentes médicos com acesso instantâneo a vídeos, autoavaliação e principais livros-texto médicos que facilitam a tomada de decisões no ponto de atendimento; e permite que os médicos em atividade atualizem seus conhecimentos médicos para garantir o melhor resultado para o paciente.
Autorizado, confiável e continuamente atualizado, Access Medicine oferece acesso ilimitado a conteúdo especializado dentro e fora do campus, e em qualquer dispositivo, para que você possa aprender do seu jeito.
AccessMedicine é sua coleção de recursos de aprendizagem médica do Access, com centenas de livros , questões de revisão , casos , vídeos , podcasts , infográficos , módulos 3D interativos e muito mais sobre ciências básicas e especialidades clínicas.
Possui os principais livros de medicina – mais de 100 referências, incluindo as últimas edições dos textos médicos mais respeitados do mundo, como Princípios de Medicina Interna de Harrison e Diagnóstico e Tratamento Médico CURRENT. Possui vídeos de exames e procedimentos, ferramentas de diagnóstico diferencial e banco integrado de medicamentos.
O acesso aos recursos da AccessMedicine está condicionado à assinatura e deve ser realizado via IP de endereço de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.
Site: https://accessmedicine.mhmedical.com
Editor/Agregador: McGraw Hill / Dot.Lib
Assinatura: USP (13.01.2025 a 12.01.2027)
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ABCD promove encontro de integração das novas pessoas bibliotecárias da USP
No dia 17 de fevereiro de 2025, a ABCD promoveu um encontro especial de acolhimento e integração para as novas pessoas bibliotecárias do sistema.
O evento teve como objetivo dar boas-vindas aos profissionais, promovendo a conexão com as equipes da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD e proporcionando um contato direto com três bibliotecas da USP.
Nossos novos parceiros são: Gustavo Martins de Paula (Biblioteca da FM), Irene Lucinda (Biblioteca do ICMC), José Luiz Freitas Aleo (Biblioteca da FSP), Luciana Cecília Araujo Nascimento (Biblioteca da FE), Olivia Fonseca Campos (Biblioteca de Engenharia Elétrica da POLI) e Pedro Eduardo Rocha Bertazzi (Biblioteca do IQSC).
A programação foi intensa e diversificada. Pela manhã, os participantes foram recebidos na ABCD onde as chefias técnicas das Divisões da Agência apresentaram suas áreas de atuação e as principais ações em andamento.
Em seguida, uma breve visita orientada foi realizada e os novos colegas puderam conhecer a Oficina de Digitalização da ABCD, a partir da demonstração das práticas de digitalização.
Na parte da tarde, foi realizada uma visita guiada à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/USP) para conhecer sua estrutura interna, seus diversos setores e atividades, além dos procedimentos seguidos para a conservação de seu acervo.
Em seguida, o grupo dirigiu-se à Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) para a apresentação dos equipamentos de tecnologia assistiva voltada às pessoas com deficiência visual.
Para finalizar o dia, todos se dirigiram à Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia (IP/USP) para conhecer o sistema de identificação por radiofrequência (RFID) que otimiza o gerenciamento do acervo e melhora a experiência do usuário na biblioteca.
Esperamos que os nossos novos colegas tenham apreciado o encontro e desejamos que tenham muito sucesso ao assumir os novos desafios com entusiasmo e determinação, fazendo a diferença para toda a comunidade USP e, principalmente, para as bibliotecas onde já estão atuando.
== Galeria de Imagens ==
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Web of Science: Curso gratuito e aberto ensina a criar e gerenciar Perfis de Pesquisadores
A Clarivate, empresa especializada em análise e inteligência com foco em inovação, disponibilizou um curso gratuito e aberto para ensinar como criar, atualizar e gerenciar perfis de pesquisadores na plataforma Web of Science. O curso está em português e pode ser acessado pelo link:
Curso para gerenciar Perfis de pesquisadores da Web of Science
Os perfis de pesquisadores na Web of Science podem ser criados gratuitamente, permitindo que os pesquisadores incluam informações sobre suas publicações, revisões e trabalhos como editores, além de acompanhar sua visibilidade ao longo do tempo.
Web of Science
A Web of Science – https://apps.webofknowledge.com – é uma plataforma abrangente que promove a pesquisa com confiança, oferecendo acesso a quase 1,9 bilhão de referências citadas e mais de 171 milhões de registros. Com ela, é possível monitorar resultados para novas descobertas, identificar potenciais parceiros, analisar tópicos em tendência e explorar oportunidades comerciais.
O acesso à base Web of Science está disponível tanto pela USP a partir do uso de endereço de IP de computador USP autorizado nos campi da Universidade ou por acesso remoto VPN (Virtual Private Network). Também está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes, mediante a rede CAFe.
Além disso, a plataforma permite encontrar artigos focados em áreas temáticas específicas e acessar conjuntos de dados para validar resultados de estudos.
CLARIVATE. Curso para criar, atualizar e gerenciar Perfis de Pesquisadores na Web of Science. Disponível em: https://fileshare.clarivate.com/training/wosg/researcher-profiles-2024/pt/#/
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Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES) Link para a notícia original: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/clarivate-divulga-curso-sobre-a-plataforma-web-of-science -
Anais do XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2024
O Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação completou 70 anos em 2024, consolidando-se como o evento mais longevo da Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileira. Para essa edição histórica, o evento foi realizado em Recife, cidade que sediou a primeira edição.
v. 30 (2024): Anais do XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e DocumentaçãoISSN 2318-5546
Publicado: 2024-12-17Para acessar os Trabalhos completos, clique aqui: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/index
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Publicações de referência da Oxford University Press estão disponíveis para acesso na rede USP
Plataformas Oxford Handbooks Online e Oxford Scholarship Online têm milhares de livros e capítulos acadêmicos de referência, ampliando oportunidades de pesquisa e estudo em diversas áreas do conhecimento
Uma das editoras mais antigas e prestigiadas do mundo, com uma variedade de publicações, incluindo livros acadêmicos, dicionários, enciclopédias, materiais educacionais e periódicos científicos, a Oxford University Press tem seu acervo disponível para consulta da comunidade universitária vinculada à USP.
Basta acessar a base de dados de obras acadêmicas clicando aqui ou de manuais neste link, por meio das redes nos campi ou por conexão VPN (Virtual Private Network).
Fundada em 1586, a Oxford University Press é uma editora acadêmica e educacional afiliada à Universidade de Oxford que possui impacto global por oferecer recursos para pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Entre suas publicações mais conhecidas estão dicionários, como o Oxford English Dictionary, que é uma das obras mais respeitadas na área da lexicografia.
Com a assinatura viabilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, é possível acessar duas bases de dados: a Oxford Handbooks Online (OHO) e da Oxford Scholarship Online (OSO).
A base Oxford Handbooks Online é uma coleção abrangente de livros de referência acadêmica, que oferece acesso a capítulos de publicações em diversas obras de referência das áreas de Humanidades, Ciências Sociais, Direito, Negócios e Economia, e Ciência. Cada capítulo é escrito por especialistas e revisado por pares. Os tópicos incluem disciplinas como História, Filosofia, Literatura, Psicologia, Ciência Política, Sociologia, Economia, Direito Internacional, Gestão, Finanças, Ciências Ambientais, entre outros. A plataforma é organizada em séries temáticas, como a Oxford Handbooks in Philosophy, Oxford Handbooks in Business and Management, e Oxford Handbooks in Politics, entre outras.
Além de capítulos detalhados, a OHO oferece funcionalidades como busca avançada, links para referências cruzadas, e acesso a bibliografias atualizadas. A base é constantemente atualizada com novos volumes e edições revisadas.
Já o acervo da Oxford Scholarship Online oferece uma coleção digital de livros acadêmicos que inclui obras nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais, Direito, Negócios e Economia, Ciência, Matemática e Religião. São milhares de títulos, organizados em categorias temáticas, como Filosofia, História, Literatura, Ciência Política, Sociologia, Psicologia, Economia, Direito Internacional, Gestão, Finanças, Ciências Ambientais, Biologia, Física, entre outras.
Os livros passam por um rigoroso processo de revisão por pares.
Além do acesso integral aos textos, a plataforma oferece ferramentas úteis para pesquisa, como busca avançada, funcionalidades de citação, e links para referências cruzadas. A base é atualizada regularmente com novos títulos.
Como acessar a plataforma
O acesso às publicações da Oxford University Press é possível a partir do uso de endereço de IP de computador USP autorizado nos campi da Universidade ou por acesso remoto VPN (Virtual Private Network). Não é necessário fazer login, nem criar uma conta, basta acessar as páginas da Oxford Handbooks Online e da Oxford Scholarship Online que a consulta já fica disponível. Basta escolher a publicação ou fazer uma pesquisa no campo de busca até chegar à obra ou texto, daí é possível verificar que ao lado do título aparece um ícone de cadeado aberto: significa que é possível acessar e baixar o livro em PDF.
Para acessar fora do campus, o serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.
Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links: VPN USPnet no Windows, VPN USPnet no Mac, VPN USPnet no Linux, VPN USPnet no iPhone / iPad, VPN USPnet no Android. Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio clicando aqui.
Para saber mais sobre os recursos da Oxford University Press acesse o acervo on-line de obras acadêmicas clicando aqui e de manuais neste link.
.Fonte: Jornal da USP, 05 fevereiro de 2025. https://jornal.usp.br/?p=851034
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Pós-Graduação tem fichas de avaliação atualizadas – Quadriênio 2021-2024
Atualização das fichas de avaliação não muda indicadores
Processo avaliativo abrange mais de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu, de cursos de mestrado e doutoradoA CAPES publicou esta semana, em seu site, a atualização das 50 fichas utilizadas como instrumentos para a Avaliação Quadrienal 2021-2024.
O processo avaliativo abrange cerca de quatro mil e seiscentos programas de pós-graduação stricto sensu, de cursos de mestrado e doutorado de todo o País.
O número de fichas corresponde ao total de áreas de avaliação da CAPES. O documento é utilizado pelas comissões no processo avaliativo,
que já tem definido o seu calendário de atividades para 2025 e 2026.
Os indicadores de 2025 não foram alterados em relação às fichas utilizadas na Avaliação Quadrienal 2021, mas passaram por adequações para eliminar duplicidades e redundâncias, após análises das coordenações de áreas e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES. A medida teve como objetivo otimizar o uso das informações prestadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu.
As adequações, que também foram discutidas durante o Seminário de Meio Termo da Avaliação Quadrienal em 2023, pretendem facilitar a compreensão do processo de avaliação de permanência. Dessa forma, fortalecem a transparência e contribuem para o avanço e consolidação da pós-graduação stricto sensu no País.
Além das fichas, os documentos das áreas, que orientam as atividades avaliativas, podem ser acessados no site da CAPES. Ambos foram aprovados pelo Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), após revisão pelas coordenações das áreas e pela Diretoria de Avaliação da Fundação.
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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES) https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/atualizacao-das-fichas-de-avaliacao-nao-muda-indicadoresPublicado em 31/01/2025 10h47 Atualizado em 31/01/2025 15h35