Concessão de isenção ou aplicação de descontos para autores para o pagamento de taxas de publicação de artigos tem sido uma prática cada vez mais frequente e adotada por grandes editoras científicas.
A cobrança de taxa de processamento de artigos (Article Processing Charges – APCs), também conhecida como taxa de publicação, está envolvida na disponibilização de um trabalho científico em acesso aberto (Open Access), seja em um periódico totalmente em acesso aberto ou em um periódico híbrido, ou seja, que é publicado a partir do pagamento de assinatura mas que aceita também publicar artigos em acesso aberto mediante pagamento de APC. Esta taxa pode ser paga pelo autor, pela instituição do autor ou pelo financiador da pesquisa e visa cobrir os custos de publicação e sustentar economicamente um periódico.
A CAPES e os Acordos Transformativos
A CAPES então assumiu a liderança no Brasil, em colaboração com outras entidades vinculadas à ciência e à pesquisa, do movimento para que os pesquisadores brasileiros pudessem publicar seus resultados de pesquisa em publicações de editoras reconhecidas e qualificadas a preços compatíveis com a realidade socioeconômica do País.
Assim, a CAPES passou a adotar ações para promover a publicação científica em acesso aberto por meio da assinatura de Acordos Transformativos.
Os Acordos Transformativos são assim denominados por combinarem a contratação de assinaturas de periódicos com isenções no pagamento de taxas de publicação de artigos (APCs). Esse direcionamento está sendo construído aos poucos.
== Acordos vigentes ==
A CAPES firmou contrato com a editora Wiley, que permitirá a estudantes, professores e pesquisadores de 434 instituições que integram o Portal de Periódicos, da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES, consultar mais de mil revistas científicas.
O acordo também vai garantir à comunidade acadêmica a publicação de artigos em acesso aberto de forma ilimitada nos periódicos híbridos da Wiley.
———————————————————————-
Desde novembro de 2024, a CAPES e o Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated (IEEE) assinaram contrato para o pagamento da Taxa de Processamento de Artigo (APC, sigla em inglês) nas publicações da editora norte-americana. A iniciativa faz parte dos Acordos Transformativos assinados pela Fundação com o objetivo de democratizar o acesso aos periódicos e à produção científica de alto nível.
Entre os títulos da editora disponíveis para submissão, destaca-se o IEEE Access, periódico com 100% de seu conteúdo aberto e de relevante interesse por parte dos pesquisadores brasileiros para publicação dos resultados de suas pesquisas.
————————————————————————-
Pesquisadores brasileiros têm a possibilidade de publicar seus artigos nos periódicos da American Chemical Society (ACS), em acesso aberto e sem qualquer custo, após a devida aprovação do processo de revisão por pares. O acordo entre a CAPES e a ACS amplia ainda mais o número de instituições que terão acesso aos conteúdos da editora no Brasil.
A ação visa acelerar a pesquisa, não apenas por fornecer acesso aos periódicos relevantes na área de Química e áreas correlatas, mas também por possibilitar que os autores brasileiros possam expandir a visibilidade de suas pesquisas por meio da publicação em acesso aberto.
_____________________________________________
O esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos para obtenção de isenção no pagamento de Taxas de Publicação de Artigos pelos Autores e o atendimento a dúvidas sobre os termos e condições dos Acordos Transformativos assinados estão sendo realizado pela equipe do Portal de Periódicos da Capes por meio de dois Canais:
– Perguntas frequentes sobre Taxas de Processamento de Artigo no âmbito do PADICT: https://capes.gov.br/kx5Nz
– Contato para esclarecimentos por e-mail: periodicos@capes.gov.br
Coordenadoria da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD)
Contato: atendimento@abcd.usp.br