Acesso: http://cruesp.abcd.usp.br/
O Repositório da Produção Científica do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.
A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, dessa forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando compartilhada e cooperativamente, sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos e incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.
O Repositório da Produção Científica do Cruesp foi gerado a partir dos repositórios institucionais das três universidades estaduais paulistas, os quais utilizam o software livre DSpace (desenvolvido pelo MIT e HP) e adotam padrões e normas internacionais de interoperabilidade e normalização. A integração por meio do metabuscador Primo (Web Scale Discover System da ExLibris) propicia, aos seus usuários, a busca e a descoberta da produção Cruesp a partir de uma única interface. É possível identificar as agências de fomento que mais subsidiam a pesquisa paulista, as revistas mais requisitadas para publicação, coautoria entre as referidas unidades, temas mais pesquisados, idiomas utilizados e, ainda, os textos em acesso aberto, restrito ou embargado.
Muito embora a implantação de um repositório institucional, em qualquer uma dessas universidades, seja um projeto de longo prazo, dada sua complexidade é necessário envolvimento com os demais sistemas corporativos e dos sistemas de bibliotecas Cruesp se comprometeram a comprovar a viabilidade da proposta e a exequibilidade de um trabalho coordenado dessa natureza em curto espaço de tempo. Esse repositório embrião que ora é lançado, mais precisamente no dia 6 de outubro de 2013 durante a sessão de abertura da Confoa 2013, é fruto desse esforço.
Em vista disso, definiu-se que o povoamento dos repositórios seria, inicialmente, com artigos publicados em revistas indexadas pela Web of Science (WoS) e SciElo, cobrindo o período de 2008 a 2012. Na sequência, buscar-se-á ampliar o período temporal, bem como a inserção de outras tipologias documentais (livros, capítulos, trabalhos em eventos, objetos educacionais de aprendizagem e também produção artística e técnica).