Os documentos disponíveis em acesso aberto no Repositório da Produção da USP atendem às políticas de arquivamento dos editores científicos.
Utiliza também as licenças do Creative Commons para esclarecer o modelo de uso que poderá ser feito por aqueles que se utilizarem de seus conteúdos. A definição de qual modelo será aplicado para cada documento depositado é opção do autor no momento da submissão, podendo escolher as seguintes licenças:
- CC BY – Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que os créditos sejam dados ao autor ou licenciador, na maneira especificada por esses.
- CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
- CC BY-SA – Share Alike (SA): Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original.
- CC BY-NC-AS – Share Alike (SA): Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original, desde que sejam para fins não comerciais.
Para descobrir qual o modelo de negócio e respectivas possibilidades de acesso da revista em que o trabalho foi/será publicado, sugere-se pesquisar:
- Diretório Sherpa Romeo – diretorio internacional http://www.sherpa.ac.uk/romeo/
- Blimunda – diretório português https://sites.google.com/site/projectoblimunda/
- Dulcinéia – diretório espanhol http://www.accesoabierto.net/dulcinea/
Para maiores informações sobre distintos temas de direitos autorais e acesso aberto, consulte o Escritório de Comunicação Acadêmica da USP – http://www.acessoaberto.usp.br