Projeto PathOS: estabelecendo indicadores de Ciência Aberta

As bibliotecas de pesquisa e os bibliotecários desempenham um papel essencial na oferta de formação em Ciência Aberta (Open Science – OS), na implementação de infraestruturas como publicações, repositórios de dados e recursos educativos, na preservação, curadoria, publicação e divulgação de recursos e na monitorização da Ciência Aberta.

Os bibliotecários de pesquisa têm trabalhado há muito tempo para capacitar e servir como intermediários para publicar em revistas em acesso aberto, descobrir locais de publicação confiáveis, auxiliar na gestão de APCs e desenvolver sistemas de informação de pesquisa, pelo que são intervenientes-chave no processo de desenvolvimento de indicadores para a monitorização da Ciência Aberta.

Nesse contexto se insere o Projeto PathOS.

Projeto PathOS

PathOS é um projeto do EU Horizon que visa recolher evidências dos efeitos da Ciência Aberta, estudando as vias de impacto (contexto, recursos, atividades, produtos, resultados e impactos), fazendo uma extensa revisão da literatura, estudando os efeitos causais e fazendo uma análise de custos. análise de benefícios das práticas de Ciência Aberta em estudos de caso selecionados.

No âmbito do Projeto PathOS, um Manual de Indicadores de Ciência Aberta está sendo desenvolvido a partir do acompanhamento de indicadores significativos para a Ciência Aberta nas categorias acadêmica, social, econômica e de reprodutibilidade.

Um dos principais resultados do PathOS é a criação de um Manual de Indicadores de Ciência Aberta (Open Science OS). Esta é a primeira edição preliminar.

Em vez de criar um livro que ninguém lê ou onde ninguém consegue encontrar nada, foi criado um site amigável e fácil de navegar em https://handbook.pathos-project.eu .

O Manual de Indicadores de Ciência Aberta não cobre apenas vários aspectos da medição da Ciência Aberta em si, mas também investiga a reprodutibilidade e o impacto.

Saiba mais: https://www.acessoaberto.usp.br/projeto-pathos-melhor-compreensao-e-medicao-dos-impactos-da-ciencia-aberta-e-seus-mecanismos-causais/