“Rumo a uma publicação responsável”: conclusões de uma consulta global com partes interessadas
A cOAlition S, um consórcio internacional de organizações de financiamento e execução de pesquisas comprometidas em tornar o Acesso Aberto completo e imediato uma realidade, está buscando contribuições da comunidade global de pesquisa sobre a proposta de estabelecer um sistema de comunicação acadêmica baseado na comunidade, adequado para a ciência aberta no século XXI.
Nos cinco anos que se passaram desde a publicação dos princípios do Plano S, a mudança em direção ao Acesso Aberto (OA) completo e imediato tornou-se global e irreversível.
No entanto, as práticas de publicação acadêmica não estão acompanhando os rápidos avanços na forma como a ciência é realizada, disseminada abertamente e usada. Essa desconexão ameaça cada vez mais a meta do OA universal para resultados de pesquisa.
A pandemia da COVID ilustrou a necessidade de modelos de publicação mais rápidos e eficientes. O sistema de publicação tradicional era simplesmente muito lento para disseminar informações científicas críticas e urgentemente necessárias sobre o SARS-CoV2.
Em resposta, acadêmicos em todo o mundo estão adotando novas práticas de publicação para melhorar a disseminação e a revisão por pares de novas descobertas de pesquisa. Os pesquisadores estão cada vez mais compartilhando artigos antes da revisão por pares e estão começando a participar da revisão por pares aberta de tais artigos compartilhados por autores.
Além disso, instituições de pesquisa e pesquisadores, por exemplo na América Latina, têm defendido modelos inovadores, chamados de publicação “diamante”, que oferecem serviços de publicação liderados por acadêmicos que são gratuitos para autores e leitores.
Esses desenvolvimentos estão forçando financiadores e outras partes interessadas – especialmente bibliotecas universitárias que adquirem serviços de publicação em nome de seus pesquisadores – a repensar a melhor forma de fornecer bolsas de estudo de forma responsável, equitativa e sustentável.
Nesse sentido, em outubro de 2023, um grupo de pesquisadores ligados ao cAOAlition S publicou a proposta do TRP – Towards Responsible Publishing baseado em dois conceitos básicos:
a) Os autores devem decidir quando e o que publicar
Ao compartilhar abertamente os preprints e os relatórios de revisão por pares associados, a pesquisa pode ser capturada em tempo real. Isso oferece oportunidades para revisar e filtrar resultados para fins de curadoria e
avaliação da pesquisa.
b) Os autores são responsáveis pela divulgação de seus resultados
Fornecedores terceirizados podem ajudar cobrando e oferecendo serviços que facilitam a revisão, publicação e preservação por pares. No entanto, eles não devem impedir que os acadêmicos compartilhem seu trabalho como quiserem. O histórico acadêmico deve incluir toda a gama de resultados de pesquisa.
Após a publicação da TRP, a pedido da cOAlition S, pesquisadores Research Consulting e pelo Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, buscaram avaliar, por meio de uma abordagem consultiva, se há interesse pelo tipo de mudança proposto pela cOAlition S na proposta do TRP – Towards Responsible Publishing.
Desta forma, está disponível, desde o início do mês de julho, o relatório “Towards Responsible Publishing: Findings from a Global Stakeholder Consultation”
Este documento apresenta os resultados de uma consulta à comunidade de P&D, realizada entre novembro de 2023 e maio de 2024.
A Research Consulting e o Centre for Science and Technology Studies (CWTS) foram contratados para determinar até que ponto a visão, a missão e os objetivos definidos na proposta do TRP atendem às necessidades da comunidade global de pesquisa e estão gratos à participação de 11.600 pesquisadores que compartilharam suas vozes durante a consulta.
Saiba mais: https://www.revistas.usp.br/wp/noticias/rumo-a-uma-publicacao-responsavel-2024/