26 e 27/06 – Icict/Fiocruz realiza encontro sobre ciência aberta, sustentabilidade e OJS

O Icict/Fiocruz realiza um ciclo de encontros sobre as tecnologias da informação e da comunicação para a ciência aberta. A primeira edição será nos dias 26 e 27 de junho, com o tema “Desafios da comunicação científica: ciência aberta, sustentabilidade e OJS”. Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict, abordará algumas das infraestruturas brasileiras para ciência aberta.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) realiza um ciclo de encontros sobre as tecnologias da informação e da comunicação para a ciência aberta. A primeira edição será nos dias 26 e 27 de junho, com o tema “Desafios da comunicação científica: ciência aberta, sustentabilidade e OJS”.

O OJS, sigla para Open Journal Systems, é um software de código aberto que abrange todas as fases do processo editorial de publicação científica, desde a submissão dos trabalhos até sua publicação e disseminação.

Com o objetivo de envolver profissionais de diversas áreas na adoção, utilização e desenvolvimento do OJS, além de oferecer uma visão ampla sobre o movimento pela ciência aberta e a importância de infraestruturas abertas para sua implementação, serão apresentadas palestras que vão desde o movimento global pela ciência aberta, passando por temas emergentes e infraestruturas brasileiras.

Contando com uma parte prática, será oferecida oficina para o desenvolvimento e troca de experiências, apoiando e fortalecendo a gestão eletrônica dos periódicos científicos junto às unidades da Fiocruz.

Saiba mais: https://www.acessoaberto.usp.br/icict-fiocruz-realiza-encontro

O público-alvo é formado por pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação, alunos, membros de equipes editoriais de periódicos científicos, editores, bibliotecários, arquivistas, profissionais da área de TI, designers, jornalistas e demais interessados, tanto da Fiocruz como de outras instituições de pesquisa ou universidades. Atividade presencial

Fonte:

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. IBICT. Inscrições abertas: Icict realiza encontro sobre ciência aberta, sustentabilidade e OJS. Brasília, jun. 2024.