Base de Dados Web of Science apresenta nova interface e funcionalidades
Quer resultados de pesquisa de qualidade? Utilize Bases de Dados internacionais de reconhecida relevância científica para sua revisão de literatura: identifique os principais artigos e trabalhos sobre o assunto de seu interesse, os autores mais citados, as revistas mais importantes.
Usuários de instituições brasileiras têm acesso às bases de dados da editora Clarivate por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – http://www.periodicos.capes.gov.br .
Uma das plataformas mais procuradas é a Web of Science – cuja interface e funcionalidades acabam de ser renovadas para proporcionar aos pesquisadores mais facilidade na busca por informações científicas. Na USP, o acesso à Web of Science pode ser realizado por meio dos computadores da universidade (VPN), no link: https://apps.webofknowledge.com
Em breve, uma série de Webinars serão promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a equipe da Clarivate, visando informar e capacitar alunos de pós-graduação, docentes, pós-doutorandos e demais colaboradores a utilizar a Base Web of Science e todo seu potencial.
Durante todo o ano de 2020, a editora Clarivate Analytics investiu em recursos tecnológicos, com o objetivo de otimizar a experiência do pesquisador.
A nova Web of Science segue os mesmos princípios e tende a ser mais rápida, fácil e intuitiva.
Hoje, combinando o legado do Dr. Garfield com os avanços tecnológicos da Clarivate, a nova Web of Science oferece uma experiência de usuário aprimorada com:
- Maior ênfase na rede de citações para artigos de destaque que você precisa ler agora. O exemplo a seguir exibe os conteúdos altamente citados sobre o tópico mudança climática (“climate change“) nos últimos dois anos, cujo texto completo pode ser acessado gratuitamente, porque foram publicados em acesso aberto.
- Fluxos de trabalho mais eficientes que economizam tempo com interações simplificadas e carregamento de página mais rápido
- Uma interface intuitiva que suporta como e onde você deseja trabalhar – um laptop, um tablet ou um telefone – e é acessível a todos com conformidade WCAG 2.1 AA aprimorada. Baixe em seu celular o aplicativo My Research Assistant
- Profile de autores – Um registro de autor é um conjunto de documentos do Web of Science Core Collection, provavelmente de autoria da mesma pessoa. Os perfis podem ser mesclados e o autor pode reivindicar o registro. No exemplo abaixo apresentamos o perfil do pesquisador Paulo Artaxo, suas publicações, citações, posição de autoria e rede de colaboradores.
- Também é possível cruzar informações buscando conteúdos a partir das keywords. No exemplo a seguir, a expressão de busca escolhida foi “fake news“
- A busca por tópicos apresenta informações analíticas mais detalhadas por área de conhecimento, por revistas que mais publicam artigos sobre o tema, financiadores, etc. Segue exemplo de busca pelo termo COVID e as revistas que mais publicaram artigos sobre o assunto. Exportar os registros ou manter sua lista de artigos selecionados também é fácil.
Também é possível realizar busca por Agências de Financiamento. No exemplo a seguir, apresentamos as áreas de conhecimento mais financiadas pela Fapesp ao longo das décadas.
- A pesquisa por instituições permanece, conforme exemplo abaixo, que demonstra as publicações de autores da USP em revistas e outros conteúdos indexados na Base Web of Science, com registros ordenados pelo número de citações.
Ao analisar os resultados, é possível visualizar as áreas de conhecimento das revistas nas quais os autores da Universidade de São Paulo mais tem publicado (total acumulado) ao longo de todos os anos que, no caso da USP, remonta a 1935.