ORCID: Recursos de engajamento e divulgação
A comunicação com seus usuários em todo o projeto de desenvolvimento de integração ORCID é tão importante quanto o desenvolvimento da própria integração. Os pesquisadores precisam ser informados sobre:
- o que é ORCID,
- como isso irá beneficiá-los,
- como configurar seus registros (se ainda não o fizeram),
- por que você solicitará acesso ao registro ORCID e
- o que você fará com seus dados.
Temos uma grande quantidade de documentação técnica para ajudá-lo com sua integração com o ORCID e, nesta página, você encontrará vários recursos para aumentar a conscientização sobre o ORCID em sua organização e comunicar o valor de sua próxima integração – e o valor de ter um registro ORCID – para seus pesquisadores. De ideias de planejamento de comunicações a material de marketing de conteúdo, apoiamos sua integração com um vasto repositório de informações testadas e comprovadas, bem como gráficos reutilizáveis.
Os recursos gráficos e de cópia que fornecemos podem ser usados para suas integrações, páginas da Web ORCID no site da sua organização, campanhas de e-mail, etc. Todos os materiais são licenciados com CC0 e podem ser reutilizados e personalizados conforme necessário.
Uma de nossas principais áreas de foco para 2022 será atualizar e expandir nossa oferta atual de recursos de divulgação, e gostaríamos de saber o que seria útil para você. Se você gostaria de discutir seus planos para uma campanha de comunicação ou um evento que está organizando, entre em contato com o líder da equipe de engajamento ou envie uma solicitação de ajuda .
Como comunicar sua nova integração
É útil pensar e planejar sua campanha de integração em três etapas:
- Etapa 1: crie antecipação
- Passo 2: Envolva-se com a ORCID
- Etapa 3: Reitere as principais mensagens sobre o valor do ORCID
Etapa 1: crie antecipação
Objetivo: Fornecer educação ORCID inicial para pesquisadores e informá-los de que ações serão necessárias em breve.
Comece com um acordo claro dentro de sua organização sobre quais integrações estão disponíveis para seus pesquisadores e como você deseja que os pesquisadores interajam com eles. Por exemplo, se você for uma biblioteca universitária e estiver coletando as afiliações de seus pesquisadores, incentive-os a:
- Crie um ORCID iD se ainda não o fez,
- Conecte seu ORCID iD à sua instituição e conceda permissão para acessar seu registro como uma organização confiável e
- Receba uma declaração validada de sua afiliação atual com sua instituição em seu registro ORCID.
Estamos desenvolvendo uma série de vídeos explicativos que você pode compartilhar com seus usuários. Use uma combinação de métodos para chamar a atenção dos pesquisadores para o ORCID, transmitir informações básicas sobre o ORCID e informar aos pesquisadores que em breve eles deverão criar ou conectar seu ORCID iD à sua instituição.
Comece reunindo algumas informações. Quer saber quem está usando ORCID iDs em sua instituição? Isso fornecerá alguns exemplos de pesquisas de API que você pode usar para descobrir quem afirmou em seu registro que é afiliado à sua instituição. Você também pode acessar um formulário que permitirá saber quantos registros estão associados ao(s) domínio(s) de email da sua instituição.
A Universidade de São Paulo já iniciou o processo de vinculação do nº USP ao nº ORCiD por meio de uma “Sandbox”, cujo link é https://www.usp.br/orcid
Ideias para criar antecipação
- Boletim informativo em boletins informativos de serviços de notícias e pesquisa do pessoal
- postagem no blog
- Conteúdo da página da Web para adicionar a páginas da Web ou LibGuides
- Distribuição de brindes da marca ORCID, especialmente para chefes de departamento e outros líderes
As estatísticas de adesão ao registro ORCiD na Universidade de São Paulo mostram crescimento crescente.
Passo 2: Envolva-se com a ORCID
Objetivo: Incentivar os pesquisadores a criar ou conectar seu ORCID iD à sua instituição e dar permissão para que sua instituição seja uma organização confiável.
Você aumentou a conscientização sobre o ORCID e seus benefícios entre seus pesquisadores, e esta é a fase de ação em que você deseja que eles executem uma determinada tarefa, como registrar-se ou entrar no ORCID e tornar sua instituição uma organização confiável. Nesta fase da campanha, suas mensagens e eventos dão aos pesquisadores uma chamada à ação e os ajudam a agir de acordo com essa chamada.
Ideias para se envolver com o ORCID
- E-mail para pesquisadores
- Eventos de apresentação de professores
- Relacionamento com eventos no campus, como Back to School, OA Week, etc.
- Introduza um elemento de competição mantendo uma tabela de classificação de participação por departamento ou organize um sorteio (com mercadorias da marca ORCID como prêmios!)
Passo 3: Reitere as principais mensagens sobre o valor do ORCID para seus pesquisadores
Objetivo: Educar os pesquisadores para que eles saibam quando esperar usar sua conta ORCID, eles entendam como reconhecer a marca ORCID e sejam capazes de explicar como a reutilização de seu ORCID iD os beneficia.
Agora que seus pesquisadores se registraram no ORCID e se conectaram com sua instituição, os pesquisadores podem reutilizar sua conta ORCID com outros sistemas de pesquisa, dando permissão para que seus dados sejam acessados e atualizados para obter os benefícios de economia de tempo e construção de confiança da ORCID.
Os melhores momentos para executar campanhas de mensagens importantes sobre o valor do ORCID são os prazos para publicações e solicitações de subsídios e durante os períodos em que os pesquisadores têm maior probabilidade de se envolver em outras campanhas e eventos de comunicação acadêmica, como a Semana de Acesso Aberto , Semana de Revisão por Pares e atividades de desenvolvimento profissional em sua instituição.
Use materiais promocionais e mensagens para:
- Aumente a conscientização e o reconhecimento dos pesquisadores sobre o ícone verde ORCID iD,
- Lembre-os de entrar em sua conta ORCID quando virem o ícone iD e
- Lembre-os dos benefícios de usar e desenvolver sua conta ORCID, incluindo conceder permissão a organizações confiáveis para acessar e atualizar seus registros (ou seja, os benefícios da atribuição correta e maior reconhecimento por todas as suas atividades de pesquisa e atualização automática de informações quando eles fornecem permissão para que isso aconteça).
Ideias para reiterar mensagens-chave
- E-poster implantado como plano de fundo da área de trabalho ou protetor de tela
- Encorajamento em toda a instituição de IDs ORCID em assinaturas de e-mail
- Apresentação/oficina
- Mencione o ORCID em postagens de blog sobre como solicitar financiamento
- Mencione o ORCID durante eventos e apresentações de comunicações acadêmicas
- Distribuição de brindes da marca ORCID e materiais gratuitos para download em eventos e apresentações de comunicações acadêmicas
Ativos para apoiar a adoção do ORCID em sua organização
Todos os materiais que oferecemos para ajudá-lo com suas campanhas ORCID são licenciados com CC0 e podem ser reutilizados e personalizados conforme necessário. No entanto, a fim de garantir que suas integrações sejam devidamente marcadas e reconhecíveis, é necessária consistência no uso do logotipo, ícone e mensagens principais da ORCID, por isso pedimos que você siga as Diretrizes de marca da ORCID .
Se você tiver alguma dúvida ou quiser discutir seus planos para uma campanha de comunicação ou um evento que está organizando, entre em contato conosco .
Estamos planejando atualizar muitos deles em 2022, mas aqui estão alguns recursos para ajudar a apoiar as campanhas de adoção do ORCID em sua organização:
- As histórias de valor da ORCID podem ajudar a melhorar a compreensão e o engajamento conforme você embarca em sua campanha de adoção e pode até mesmo ajudar a facilitar uma melhor comunicação entre seus colegas. Eles se destinam a formar a base de mensagens que você pode usar em seu site, seus próprios recursos de divulgação e suas campanhas de mídia social. (Observe que, neste momento, você precisará solicitar acesso de visualização às histórias de valor. Este é um processo simples e respondemos rapidamente.)
- Nossa nova página ORCID + Pesquisadores com informações fáceis de entender sobre o valor que um ORCID traz para os pesquisadores, como se registrar para um ORCID, como otimizá-lo e como obter ajuda.
- A Quick Tour of the ORCID Record é um vídeo de três minutos que apresenta Sofia Maria Hernandez Garcia e seu co-autor, Li Wei, enquanto eles enviam um artigo de jornal e atualizam seus registros ORCID.
- Vídeos históricos do ORCID , incluindo O que é ORCID? e Por que ORCID? ( será atualizado ).
- Como parte do nosso novo programa ORCID Events, em 2022 lançaremos uma série de webinars apenas para pesquisadores chamada “ iD & Me ”. Estes são eventos projetados para ensinar o básico de como se registrar, usar e manter um registro ORCID. Esses webinars serão gravados e disponibilizados sob demanda em nossa videoteca pública (Vimeo e/ou YouTube), para que o conteúdo possa ser facilmente consultado. Por enquanto, temos esta apresentação interativa que inclui informações sobre ORCID, questionários curtos e atividades de workshop ( será atualizado ).
- Nosso infográfico sobre o valor dos identificadores persistentes para pesquisadores é uma maneira prática de transmitir a mensagem ORCID aos tomadores de decisão em sua organização ( será atualizado ).
- Durante sua fase de ação, pense em adicionar um gráfico ORCID ao conteúdo , incluindo e-mail, página da Web, boletim informativo ou postagem de blog ( será atualizado ).
- Use estes e-posters — Tudo sobre o ORCID (duas versões) e Construindo comunidades ORCID engajadas — como um pôster, plano de fundo da área de trabalho ou protetor de tela ( será atualizado ).
- Artigos de suporte ao usuário da Base de Conhecimento para ajudar com problemas técnicos.
Baixe infográficos e outras imagens

