Repositórios da USP se destacam no The Ranking Web of World Repositories 2024

 

A 17ª Edição do Ranking Web of Repositories – Webometrics 2024 foi publicada agora em agosto de 2024.

O “The Ranking Web of World Repositories” é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha.

O Cybermetrics Lab utiliza métodos quantitativos, projeta e aplica indicadores que nos permitem medir a atividade científica na Web. Os indicadores Cybermétricos são úteis para avaliar a ciência e a tecnologia e são o complemento perfeito para os resultados obtidos com métodos bibliométricos em estudos cientométricos.

O objetivo do Ranking é apoiar iniciativas de Acesso Aberto e, portanto, o livre acesso a publicações científicas em formato eletrônico e a outros materiais acadêmicos. Baseado em dados do Google, os indicadores da web são usados ​​aqui para medir a visibilidade global e o impacto dos repositórios científicos.

A publicação na web é encorajada como uma forma de comunicar material acadêmico formal e informal, mantendo os altos padrões de qualidade dos processos de revisão por pares.

Os sites alcançam públicos potenciais muito maiores, oferecendo acesso ao conhecimento científico a pesquisadores e instituições localizados em países em desenvolvimento e também a terceiros (stakeholders econômicos, industriais, políticos ou culturais) em sua própria comunidade.

É importante motivar tanto instituições quanto acadêmicos a terem uma presença na web que reflita com precisão suas atividades.

Ainda assim, a indexação de registros de vários repositórios de acesso aberto pelo Google Scholar não está tão completa. É necessário aprimorar os metadados e outras configurações.

Os editores do Ranking afirmam que:

” Durante os últimos meses, percebemos que a indexação de registros de vários repositórios de acesso aberto pelo Google Scholar não está tão completa quanto antes, sem um motivo claro. Pela experiência de alguns casos, parece que o GS penaliza erros nas descrições de metadados, então é importante que os repositórios afetados verifiquem seu nível de indexação e tentem identificar problemas potenciais.

          Considere as seguintes diretrizes de indexação do GS
          https://scholar.google.com/intl/en/scholar/inclusion.html
          https://www.or2015.net/wp-content/uploads/2015/06/or-2015-anurag-google-scholar.pdf

          e o seguinte material: Expondo o conteúdo do repositório ao Google Acadêmico

          Algumas sugestões para melhorar a visibilidade na web do conteúdo do seu repositório institucional de
         acesso aberto “Altmetrics of the Open Access Institutional Repositories: A Webometrics Approach”

== Repositórios mantidos pela Universidade de São Paulo se destacam em Ranking Mundial baseado em dados do Google (Clique na imagem para melhor visualização) ==

ALL REPOSITORIES
24º. – Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP 107000

25º. – Universidade de São Paulo Repositório da Produção USP 105000

—————————————————-
14º- Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP 107000
15º – Universidade de São Paulo. Repositório da Produção USP 105000
—————————————————-
45º. – Universidade de São Paulo. Portal de Revistas USP 75500
—————————————————-

Branding, URLs, HANDLEs e DOIs em repositórios

O indicador utilizado para estimar a visibilidade (impacto) dos itens depositados nos repositórios é o número de inlinks externos que eles receberam, considerando como URLs alvo aquelas que estão usando o domínio ou subdomínio do repositório.

Por exemplo: http://www.teses.usp.br/ onde o asterisco se refere a todas as páginas da web e documentos, independentemente do seu formato.