Entenda o papel do Scopus e do SciVal nos rankings universitários

Rankings universitários são muito importantes para revelar a importância e relevância das Universidades no mundo

Esta é uma tradução livre de Elisabeth Dudziak da matéria publicada pela Elsevier intitulada Understand Scopus and SciVal’s role in university rankings [1]. As metodologias de classificação dependem de entradas de dados de uma variedade de recursos externos. Esses recursos geralmente incluem dados de universidades e pesquisadores, dados relevantes sobre recursos humanos, administração de alunos, finanças e dados de pesquisas de reputação; cada uma variando com base no nicho e no foco de uma tabela classificatória.

As organizações de classificação têm recorrido cada vez mais ao Scopus (Base de Dados assinada pela CAPES) e SciVal (Ferramenta analítica assinada pela USP), ambas da Elsevier, para obter informações de pesquisa e dados de publicação usados ​​para formular e implementar suas metodologias de classificação.

Duas dessas organizações são Times Higher Education (THE) e Quacquarelli Symonds Limited (QS) . Nos itens a seguir, aprofundaremos nossa compreensão sobre o papel da Base Scopus e da Ferramenta SciVal nos rankings de universidades mundiais THE e QS e metodologias aplicadas.

Para uma compreensão mais ampla dos Rankings Universitários, visite o Guide to University Rankings .

==========================================================

Quais dados de informações de pesquisa os rankings de universidades mundiais THE e QS usam?

A produção de pesquisas e as informações de citações desempenham um papel fundamental nas metodologias de classificação.

Os dados de resultados de pesquisa do Scopus e SciVal – que incluem informações sobre publicações que foram publicadas ou são aceitas para publicação – fornecem à THE e QS os dados de que precisam para formular e desenvolver suas metodologias de classificação universitária mundial.

As citações representam uma parte significativa da equação de classificação tanto para o THE World University Ranking (30%) quanto para o QS World University Ranking (20%). Cada organização de classificação tem sua própria abordagem de como as citações são usadas e normalizadas em sua metodologia. A compreensão dessas diferentes abordagens ajuda as universidades a interpretar e aplicar as informações de classificação para fortalecer os planos e decisões com foco nos resultados da classificação.

Embora você não possa usar Scopus e SciVal para replicar as classificações ou prever resultados exatos, você pode obter uma visão do desempenho da universidade por meio de lentes semelhantes, revelando percepções valiosas para apoiar decisões e objetivos de pesquisa estratégica.

==============================================================

THE WORLD UNIVERSITY RANKING

Como Scopus e SciVal informam o THE World University Ranking?

Uma olhada na metodologia THE World University Ranking (WUR) e como Scopus & SciVal ajudam a facilitar o processo de classificação.

OS rankings universitários mundiais

A metodologia da THE consiste em 13 métricas agrupadas em cinco áreas principais:

  • Ensino (30%)
  • Pesquisa (30%)
  • Citações (30%)
  • Perspectiva internacional (7,5%)
  • Renda da indústria (2,5%)

 

Figura 2: A distribuição de peso aplicada nas 13 métricas que a THE usa em sua metodologia WUR.

A distribuição de peso aplicada nas 13 métricas que a THE usa em sua metodologia WUR. Adaptado do siteDos 13 indicadores aplicados à metodologia do World University Ranking, a THE tem parceria com a Elsevier nas seguintes áreas principais:

  • Dados de citação (influência da pesquisa) 30%

Pictograma de dados de citação

THE descreve a influência da pesquisa como um indicador do “papel de uma universidade na difusão de novos conhecimentos e idéias”. Este indicador é calculado usando dados de publicação e citação da Scopus fornecidos pela equipe da Elsevier Data Science. No ranking de 2020, o indicador é calculado analisando as publicações no período de 5 anos 2014-2018, bem como as citações a essas publicações no período de 6 anos 2014-2019. O conjunto de dados baseia-se em mais de 23.400 títulos indexados no Scopus (para uma visão mais detalhada do banco de dados Scopus , consulte o Capítulo 4) e exigiu a análise de mais de 77 milhões de citações para 12,8 milhões de artigos de periódicos, resenhas de artigos, anais de conferências, livros e capítulos de livros.

Para calcular a métrica de influência da pesquisa, a Elsevier fornece valores de métrica brutos com base no impacto de citação ponderada em campo (FWCI) que normaliza para área de assunto, ano de publicação e tipo de publicação. Os valores do FWCI são fornecidos para as 11 áreas temáticas do THE por meio de um mapeamento da All Science Journal Classification (ASJC) do Scopus para as áreas temáticas. Publicações com mais de 1.000 autores são contadas fracionariamente para garantir que não afetem desproporcionalmente os valores métricos e a equipe de ciência de dados da THE aplica uma série de normalizações adicionais para chegar ao indicador de citações final (influência da pesquisa).

Mais informações podem ser encontradas na página de metodologia THE WUR .

  • Produtividade em pesquisa (6% do indicador de pesquisa)

Produtividade de pesquisa - pictograma

O indicador de produtividade em pesquisa da THE fornece uma visão sobre a capacidade dos pesquisadores de uma universidade de serem publicados em títulos revisados ​​por pares e indexados no Scopus . É a contagem de artigos de periódicos, resenhas de artigos, anais de conferências, livros e capítulos de livros por acadêmico na mesma janela de publicação de cinco anos, dimensionada para o tamanho institucional e normalizada para a área temática.

  • Colaboração internacional (2,5% do indicador International Outlook)

Colaboração internacional - pictograma

A colaboração internacional mede a proporção do total de publicações de uma universidade com pelo menos um co-autor internacional. Essa métrica é baseada em dados Scopus e analisa artigos de periódicos, resenhas de artigos, anais de conferências, livros e capítulos de livros na mesma janela de publicação de cinco anos que o indicador de Citações e é normalizada para a área de assunto.

  • Resultados e análise da pesquisa de reputação

Pesquisa de reputação - pictograma

A Elsevier facilita a pesquisa de reputação da THE selecionando aleatoriamente os participantes entre o universo de pesquisadores disponíveis nos perfis de autoria e afiliação da Scopus . A Elsevier conduz a pesquisa em nome da THE.

=======================================================

Indo além do World University Ranking

A THE também tem parceria com a Elsevier em classificações adicionais, incluindo as mais recentes classificações de impacto. O THE Impact Ranking captura o impacto das universidades na sociedade com base no sucesso de uma instituição em contribuir ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Uma rápida olhada no escopo e na metodologia do THE Impact Ranking é compartilhada na imagem abaixo. Para obter mais detalhes, visite a página THE Impact Ranking .

Metodologia de classificação de impacto

THE World University Ranking e dados Scopus

O gráfico abaixo ilustra como os dados Scopus são usados ​​pela THE para suas classificações. Neste exemplo, os resultados do Scopus sobre o número de publicações se correlacionam com o conjunto de dados usado pelo THE para seus rankings de reputação mundial de 2019. Mais de 3,2 milhões de pontos de dados foram analisados ​​para essas classificações, o que é indicativo da profundidade e amplitude da cobertura Scopus . Ele também destaca os benefícios que a indexação, a curadoria e a estruturação profundas podem ter quando aplicadas aos metadados capturados.

O documento destacado ilustra o impacto que um artigo altamente citado pode ter para uma universidade, uma vez que o artigo sai da janela de relatório.

Um exemplo da divisão do conjunto de dados que a Elsevier forneceu o THE para o WUR, partindo do número de publicações coletadas de todas as universidades incluídas, até o número resultante de pontos de dados capturados.

============================================================

QS WORLD UNIVERSITY RANKING

Como Scopus e SciVal informam o QS World University Ranking?

Uma olhada na metodologia QS World University Ranking (WUR) e como Scopus e SciVal ajudam a facilitar o processo de classificação

O QS World University Ranking avalia as universidades de acordo com seis métricas, com a maior ponderação aplicada à reputação acadêmica (40%) gerada a partir da Pesquisa Acadêmica QS. As outras cinco métricas são as seguintes:

  • Citações por corpo docente (20%)
  • Ração professor / aluno (20%)
  • Reputação do empregador (10%)
  • Estudo internacional (5%)
  • Alunos internacionais (5%)

Com base nas informações acessadas no site da QS em 26 de maio de 2020

A distribuição das variáveis ​​QS se aplica aos seus rankings universitários mundiais, conforme descrito em seu site .

Dos 6 indicadores aplicados à sua metodologia World University Ranking, a QS tem parceria com a Elsevier na seguinte área:

  • Citações por corpo docente (20%)

O QS mede a qualidade da pesquisa institucional usando a métrica Citações por Corpo Docente. Para esse cálculo, eles consideram o número total de citações recebidas por todos os artigos produzidos por uma universidade ao longo de um período de cinco anos dividido pelo número de membros do corpo docente dessa instituição. Todos os dados de citações são obtidos do banco de dados Scopus e excluem autocitações.

As citações também são normalizadas para levar em consideração o comportamento de citação variável em diferentes campos. A QS introduziu a normalização da área do corpo docente em 2015 para garantir que as instituições especializadas em Ciências da Vida e Ciências Naturais não fossem indevidamente favorecidas. Por exemplo, uma citação recebida por um artigo em Filosofia é medida de forma diferente de uma citação recebida por um artigo em um periódico de Ciências da Vida, a fim de dar a ambos um peso igual. A QS evitou mudanças fundamentais em sua metodologia, com o objetivo de fornecer uma comparação anual consistente.

Mais informações podem ser encontradas no site da QS .

A QS também tem parceria com a Elsevier em classificações adicionais, incluindo as classificações da World University por assunto. Esta classificação tem como objetivo ajudar os futuros alunos a identificar as escolas líderes do mundo em seu campo escolhido em resposta à alta demanda por comparações de disciplinas. Como as culturas de pesquisa e as taxas de publicação variam significativamente entre as disciplinas acadêmicas, o QS World University Rankings por assunto aplica uma ponderação diferente dos quatro indicadores em cada assunto.

Mais informações podem ser encontradas no site do QS World University Ranking por assunto.

==========================================================

Por que as organizações de classificação escolhem o Scopus?

Capturando mais de 4,5 terabytes de dados, o Scopus indexa, estrutura e fornece dados detalhados sobre a produção de pesquisa das universidades em que as organizações de classificação global confiam.

Os dados Scopus fornecem às organizações de classificação dados confiáveis ​​e transparentes. A amplitude das informações de pesquisa no Scopus , 2 que inclui mais de 24.500 títulos de série revisados ​​por pares, mais de 234.000 livros e mais de 10 milhões de artigos em conferências, permite que praticamente qualquer instituição de pesquisa seja comparada a qualquer outra globalmente. O banco de dados pode ser consultado em busca de informações de 81,5 milhões de registros, abrangendo mais de 70.000 instituições. Também inclui 16 milhões de perfis de autor.

O Scopus cobre quase o dobro de periódicos cobertos do que seu concorrente mais próximo, espalhados por várias áreas temáticas.

Para a THE, o acesso aos dados selecionados da  Scopus ajudou a expandir sua lista de classificação anual. Desde 2015, o número de universidades quase dobrou, passando de 801 para agora cobrindo mais de 1.500 universidades.

============================================================

Os Rankings ao longo do tempo

A metodologia de classificação do THE e o conteúdo coberto mudaram ao longo dos anos, permitindo que incluíssem mais instituições e medindo seu sucesso por meio de uma variedade de métricas, não apenas de citações.

Evoluiu para incluir mais áreas temáticas (de 6 em 2015 para 11 e 32 subdisciplinas em 2019) e considerar mais tipos de documentos (incluindo artigos, resenhas, anais de conferências, livros e capítulos de livros).

Desde 2015, o número de universidades atendidas quase dobrou , passando de 801 para mais de 1.500 universidades.

Diários:

  • 24.610 revistas revisadas por pares
  • 292 Revistas comerciais
  • 6.324 periódicos Active Gold de acesso aberto
  • 8.000 artigos na imprensa
    Resumos completos de metadados e referências citadas

Conferências:

  • 101.000 eventos
  • 10 + M Papers
    Principalmente engenharia e ciências da computação ‘
Número de periódicos por área temática:

  • 13.684 Ciências Físicas
  • 14.685 Ciências da Saúde
  • 13.037 Ciências Sociais
  • 7.448  Ciências da Vida

Livros:

  • 852 Book series
  • Mais de 63.000 volumes
  • 1,9 milhões de itens
  • 234.000 livros autônomos
    Focus on Social Sci e A&H

Uma análise do conteúdo indexado no Scopus com base em uma variedade de categorias.

Números relatados para Scopus e SciVal em 31 de janeiro de 2021. Scopus é atualizado diariamente, portanto, os números estão mudando continuamente.

=====================================================================

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDO SCOPUS

Os títulos incluídos na base de dados Scopus passam por um rigoroso processo de seleção, no qual cada título é avaliado por um conselho consultivo independente de seleção de conteúdo . O conselho é composto por especialistas externos no assunto, não por funcionários da Elsevier.

Os títulos são revistos continuamente para garantir que ainda atendam aos parâmetros de qualidade definidos pelo conselho consultivo. As publicações são suspensas caso não atendam aos padrões mínimos de inclusão.

Uma olhada nas etapas de qualidade sugeridas pelos títulos de série para serem indexados no Scopus .

Saiba mais sobre os critérios de seleção de conteúdo.

=================================================

COMO OS PERFIS DE AUTOR E DA INSTITUIÇÃO NO SCOPUS AGREGAM VALOR

Perfis de autor e institucionais gerados por meio de uma combinação de automação e curadoria humana produzem um reflexo mais preciso da produção de pesquisa de uma instituição

Um dos recursos mais valiosos do Scopus é uma solução algorítmica de processamento de dados que permite que autores e instituições sejam eliminados da ambiguidade.

Isso significa que é possível distinguir John Smith de J. Smith e associar o “Smith” certo à universidade certa. Nesse algoritmo de correspondência complexo, a precisão do perfil do autor também se beneficia de links de citação precisos e perfis de instituições. Esta funcionalidade melhora a veracidade dos dados de avaliação do ranking. As organizações de classificação podem contar com dados agregados do Scopus que representam com precisão o resultado da pesquisa de cada instituição.

Uma representação de como a solução de processamento de dados algorítmicos da Scopus funciona na correspondência de autores com seus perfis.

PERFIS DE AUTOR SCOPUS

O Scopus usa uma combinação de dados automatizados e com curadoria para construir automaticamente Perfis de Autor, que alimentam o portfólio de Research Intelligence da Elsevier .

A Scopus também desenvolveu um assistente de feedback do autor que ajuda a manter o banco de dados atualizado. Um número ID de ORCID exclusivo de 16 dígitos pode ser vinculado ao perfil de um autor e facilita o processo de atualização. Cerca de 1 milhão de perfis de autores foram selecionados no banco de dados Scopus e aproximadamente 34.000 perfis são atualizados a cada mês.

Uma olhada nas várias maneiras pelas quais os perfis de autor do Scopus são selecionados e validados.

ASSISTENTE DE PERFIL DE INSTITUIÇÃO

O Assistente de Perfil da Instituição funciona quase da mesma maneira que o Assistente de Feedback do Autor. As universidades podem usar o assistente para modificar perfis de afiliação, atualizar hierarquias organizacionais e modificar informações de contato, como nomes e endereços.

O Scopus combina de maneira única um banco de dados abrangente de resumos e citações com dados enriquecidos e conteúdo acadêmico vinculado.

==============================================================

DADOS DETALHADOS DE SUPORTE

O Scopus também fornece dados detalhados sobre hierarquias organizacionais para permitir a correspondência de um determinado instituto. Esse nível de granularidade pode, por exemplo, combinar um determinado instituto de pesquisa com a universidade à qual está afiliado. A natureza detalhada e estruturada do banco de dados Scopus facilita a avaliação do desempenho da pesquisa e a agregação de dados para dar suporte a metodologias de classificação personalizadas.

O processo de criação dos perfis institucionais Scopus e a função do Assistente de Perfil de Instituição.

COMO O SCIVEL AJUDA VOCÊ A ANALISAR E COMPREENDER O USO DE INFORMAÇÕES EM CLASSIFICAÇÕES

SciVal fornece uma visão do desempenho da universidade e do pesquisador por meio da publicação e dos dados de citação usados ​​pelos rankings THE e QS. Permite uma análise mais aprofundada das atividades e tendências de pesquisa globais

Uma solução analítica flexível baseada na web, SciVal fornece acesso ao desempenho de pesquisa de milhares de instituições de pesquisa e seus pesquisadores associados de 230 nações em todo o mundo.

Por meio de tecnologia de análise de dados avançada, o SciVal analisa os dados de publicação, citação e uso compatível com COUNTER em combinação com citações de artigos de patentes, dados de concessões concedidas e menções na mídia de massa para gerar uma ampla gama de métricas simples e mais sofisticadas. Isso inclui o impacto de citação ponderada em campo (FWCI), que informa as classificações do THE.

Visualize o desempenho da pesquisa

Instantâneos prontos de qualquer entidade selecionada

Compare seu progresso

Flexibilidade para criar e comparar quaisquer grupos de pesquisa

Desenvolva parcerias colaborativas

Identifique e analise oportunidades de colaboração existentes e potenciais

Analise as tendências de pesquisa

Analise as tendências de pesquisa para descobrir os melhores desempenhos e estrelas em ascensão

O SciVal permite que você visualize o desempenho de sua pesquisa, faça benchmarks em relação aos pares, desenvolva parcerias estratégicas, identifique e analise novas tendências de pesquisa emergentes e crie relatórios personalizados de maneira exclusiva.

Impacto de citação ponderada por campo (FWCI)

O Field-Weighted Citation Impact (FWCI) e a proporção do total de publicações de uma universidade que têm pelo menos um co-autor internacional são duas métricas usadas na implementação do THE World University Rankings. Essas métricas estão disponíveis no SciVal e também é possível alterar as áreas de assunto usadas do ASJC padrão para as 11 áreas de assunto usadas no THE World University Rankings. Isso permite monitorar e comparar o progresso das entidades de pesquisa disponíveis no SciVal usando essas duas métricas, bem como as áreas temáticas empregadas pela THE.

O gráfico de dispersão abaixo também demonstra uma correlação positiva entre a porcentagem de publicações de uma instituição que envolvem um co-autor internacional e o impacto de citação medido pelo FWCI.

Com base nos dados coletados para os rankings do THE 2019, o gráfico de dispersão mostra uma correlação entre a participação das publicações internacionais comparadas e o cálculo do FWCI.

=========================================================

CONCLUSÃO: A vantagem dos dados Scopus e SciVal além das classificações

Construa suas opiniões sobre a pesquisa global para fornecer percepções acionáveis ​​de informações quantitativas para apoiar a tomada de decisões estratégicas.

Os dados são mais poderosos quando são analisados ​​e explorados para insights acionáveis. As principais organizações de classificação usam dados Scopus como parte do processo contínuo de avaliação e comparação de universidades. As universidades que são pró-ativas na compreensão e classificação, aproveitam o Scopus e as análises de ferramentas como o SciVal para identificar melhor seus próprios pontos fortes e fracos.

Mas o valor dos dados Scopus vai muito além do universo das classificações. As agências de avaliação e avaliação em nível nacional integram e usam os dados da Scopus como informações confiáveis ​​ao conduzir avaliações de desempenho de pesquisa, desenvolver estratégias nacionais e informar políticas. Por exemplo, a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos usa dados Scopus para seu relatório semestral de Indicadores de Ciência e Engenharia (SEI).

Baixe o e-book para entender melhor o papel que o Scopus (assinado pela CAPES) e o SciVal (assinado pela USP) desempenham em informar as classificações, além de aprender algumas das tendências interessantes encontradas nas informações e análises que eles fornecem.

Baixe o e-book (PDF, 2,7 MB)

Inscreva-se e seja notificado quando um novo artigo para líderes de pesquisa estiver disponível.

 

== REFERÊNCIA ==

[1] ELSEVIER. Understand Scopus and SciVal’s role in university rankings. Dec. 2021. Disponível em: https://www.elsevier.com/research-intelligence/university-rankings-data Acesso: 17 março 2022. Tradução livre de Elisabeth Dudziak. E-book disponível em: https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0011/881588/ACAD_RL_Elsevier_RankingsReport_ebook.pdf